Muitas confusões eu percebo quando falam sobre programa, hardware, memória e sobre o computador. È uma confusão só!!!!

Primeiro o que é um computador?

De uma forma bem simples quase grosseira: É um monte de peças que são controladas por programas e executam uma determinada função.

Legal!!! Não entenderam nada??? Então vejam bem: "É um monte peças": é aquilo que chamamos de Hardware, são os equipamentos físicos: CPU (processador), memória e HD (podemos dizer que este trio mais a placa-mãe formam o corpo de um computador), monitor, impressora, drive de dvd, de cd, disquete, caixa de som, teclado, mouse, pen-drive, leitora ótica estabilizador, no-break etc. Alguns componentes estão ligados diretamente ao computador, outros estão à distância e ligados através de outros componentes, que por sua vez, estão também ligados ao computador. Podemos dividir os equipamentos (hardware) em componentes básicos (processador, memória, placa-mãe) e os acessórios ou periféricos.

E esses equipamentos (hardware) têm vida própria??!!! Bem, para responder eu pergunto, o que acontece com um ser humano que nunca foi a escola ou tenha aprendido a fazer alguma coisa em comum com outras pessoas???!!!! Diríamos que ele só teria o instinto para realizar algo e trabalhar!!!???!!!? Não acredito que rapidamente essa pessoa construiria um projeto para uma termoelétrica ou uma plataforma de petróleo!!!!!

Pois é!!! O computador é muito parecido!!!! Ele só consegue produzir alguma coisa, de forma fácil, se já tiver programas gravados em seu HD e sendo executado em sua memória!!!! Se não, ele será instinto puro!! Eu só conseguirei conversar com ele na sua linguagem nativa: os BITS . Terei que escrever tudo em 1 e 0. Parece loucura!!!! Mas lembram do Eniac . Os técnicos daquela época conversavam com ENIAC emitidos sinais de 1´s e 0´s. Faziam os programas conforme combinações binárias. Não existia mouse, teclado, monitor e as maravilhas de hoje , que nos permitem interagir com o computador moderno.

Os programas, a partir da década de 50 foram evoluindo até hoje, criaram o que chamamos de Sistema Operacional , que permitem que possamos conversar numa linguagem mais fácil que a linguagem binária e que possam controlar todas as funções básicas do computador bem como as interações com os diversos componentes que a ele sejam acopla Imagem:Tux.svgdos. O mais famoso hoje é o W indows do Bill Gates. Mas existe o MAC/OS da Apple, o OS/VS1 do IBM, o antigo e base do Windows, o famoso DOS, o Linux, que é um sistema operacional livre, entre tantos outros tantos voltados para microinformática quanto para computadores de grande porte (os mainframes). Periodicamente, estes programas ganham novas versões com novos recursos e vão facilitando, cada vez mais, o convívio com esse equipamento maravilhoso.

Mas há também os programas aplicativos!! Os programas que executam uma função específica: Excel, Word, o jogo da Paciência, o Paintbrush, Corel Draw, Microstation, MS-Project, Internet Explorer, Mozzila, Calculadora entre outros. Uns facilitam nosso trabalho e outros nos divertem!!! Ainda há aqueles programas que fazem controles administrativos, folha de pagamento, outros que controlam equipamentos médicos, equipamentos de aviação, Astronáutica, meteorologia etc.Os programas estão em todas as áreas do conhecimento humano.

Eu já ia me esquecendo.Mas e o Software?! O que é? Programa e Software são a mesma coisa. Um em português outro em inglês. Tradução literal.

PODEMOS DIZER QUE O CORPO DO COMPUTADOR É O HARDWARE (AS PEÇAS), MAS A ALMA É O PROGRAMA (SOFTWARE).

Em nossa próxima edição: A FAMOSA DUPLA CAIPIRA DIGITAL: OS FAMOSOS BIT E BYTE.....TEM DIFERENÇA??

Paulo Renato - Analista de sistemas, Professor e Consultor em Informática e Planejamento usando MS-Project na Infoplan

Outros artigos
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS