Simples

Sócrates é um formidável remédio contra a presunção. Quando você está se achando o rei do universo, quando você olha para o espelho e admira apaixonadamente o que vê, quando você começa a acreditar que é a prova viva da existência de Deus, bem, é tempo de pensar em Sócrates. O maior de todos os filósofos pronunciou a maior frase contra a arrogância da história da humanidade."Tudo que sei é que nada sei". Sócrates tinha um número extraordinário de virtudes. Tinha uma vida simples porque pensava que, quanto menos desejos você tem, mais perto está dos deuses.

Outro pensador, Martin Lutther King, tinha um sonho. Que homens e mulheres fossem considerados iguais, sem levar em conta a cor da pele. Ele mobilizou milhares de pessoas para mudar o mundo de forma pacífica, mas acabou se calando em 4 de abril de 1968 por um tiro de fuzil. Aí, o seu sonho de igualdade começou a se tornar realidade.

Quarenta anos após a morte de Lutther King, o maior país racista do mundo, os Estados Unidos, se curvou e elegeu o primeiro Presidente negro de sua história. Espero que, ao citar estes dois grandes homens, o presidente Obama, não se deixe, pela força do cargo, se contaminar pela arrogância e transforme a mentalidade do mundo pela simplicidade e, contagie todos, governantes e comuns.

Sem querer ser presunçoso, ou melhor, que ninguém, para ilustrar o texto, vou relatar um caso que aconteceu comigo recentemente. Um dia, um senhor, com aparência bem humilde, a minha assistente não estava, foi entrando pela minha sala de trabalho chamando pelo Sardinha. Ao vê-lo, levantei, puxei a cadeira para assentar-se, ofereci uma água, um café e perguntei-lhe em que poderia ajudá-lo. O Sr Ronaldo me pediu para ajudá-lo na ligação de uma energia em uma obra que estava fazendo. Prontamente solicitei ao setor de ligação e consegui, de imediato, a ligação. Ele, muito grato, perguntou se eu o conhecia, disse-lhe que não. Perguntou-me também se conhecia uma construtora de nome tal. Também disse que não. Mandou-me entrar no site da empresa e, assim, o fiz. Apareceu na tela do computador, uma empresa construtora com atuação no Brasil e no exterior. Na maior simplicidade o senhor Ronaldo falou: Esta empresa é minha! Surpreso, vendo aquela humilde pessoa dona de um império, perguntei-lhe: Qual a sua formação? Arquiteto! Respondeu-me. Falei-lhe que tinha uma filha que estava se formando em arquitetura. Imediatamente, me deu o seu telefone para Lívia entrar em contato com ele. Assim eu fiz, hoje ela é funcionária dessa empresa e está indo muito bem. Agradeci! Ronaldo me respondeu que não tinha que agradecer, pois sem conhecê-lo, havia-lhe dado um atendimento de rei mesmo estando simplesmente vestido e, que muitas das vezes, era mal atendido aonde ia. Respondi-lhe que não fiz mais que minha obrigação, pois sou remunerado para atender bem as pessoas. Hoje, Ronaldo é um grande amigo que tenho.

Espero que, com essa mensagem, Macaé, a Princesa rica, mas de pés no chão, calce, as sandálias da humildade com essa nova administração e encontre o seu príncipe encantado.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS