PSICOGRAFANDO V

Semana passada, escrevi um artigo de nome PTB, onde cito a carta testamento de Getúlio Vargas. Os meus leitores me pararam na rua para me dizer que fiz muito bem em voltar ao passado e falar de Getúlio, pois, o presente, nas manchetes dos jornais, tem sido publicado que, os legisladores estão querendo alterar a CLT e tirar os direitos trabalhistas que foram dados pelo pai dos pobres. O décimo terceiro pode estar com os dias contados.

Não parei de pensar no que meus leitores me falaram e, ao dormir, tive um sonho tendo como protagonista o Presidente Getúlio, que me dirigiu a palavra dizendo que, apesar de ter se suicidado, conseguiu um lugar no Céu por tudo que fez pelos mais humildes.

Disse que, o Céu é o limite. É, realmente, o paraíso. E que, devo continuar ajudando o próximo para ter o meu lugar reservado. Como não precisamos trabalhar aqui, preenchemos o nosso tempo, conversando. E, semana passada, numa roda de amigos, com a presença do Brizola, Tancredo Neves e Darci Ribeiro lembrávamos do tempo em que era Presidente do Brasil. Não teve ainda, ninguém que tenha governado o Brasil mais que eu. Assumi em 1930, após comandar uma revolução que derrubou o governo de Washington Luiz. Instalei o estado novo e passei a governar com poderes ditatoriais. Nos quinze anos do primeiro governo, só tive um arrependimento, ter enviado Olga Benário para o governo nazista. Mas as minhas realizações suplantaram o meu maior erro. Criei a justiça do trabalho, o salário mínimo, a CLT, semana de trabalho de 48 horas e férias remuneradas. Gerei trabalho criando a Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce, a Hidrelétrica do vale do São Francisco e a Petrobras.

Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, o meu governo foi marcado pelo investimento no Brasil, desenvolvendo o parque industrial brasileiro.

O Brizola foi o último a aqui chegar e, disse que chegou a ver o início do governo Lula. Não agüentou o que viu e desencarnou. Temos conhecimento que, se uniu as forças do mal. Manteve a política neoliberal herdada do Fernando Henrique. Não fez nenhuma grande obra, mas, mantém a popularidade com a distribuição da bolsa família e um grande projeto de comunicação que ilude o povo que é sem instrução. O seu projeto de marketing é tão fabuloso que, até os mais esclarecidos estão se curvando, achando-o fenomenal. Apesar, se formos numerar as suas realizações, só me lembro de uma. É o governo mais corrupto de toda a história republicana.

Ficamos sabendo que você assumiu o PTB em Macaé. Eu como fundador do partido, estou muito satisfeito com a sua designação, pois, sabemos que o povo trabalhador desta bela cidade, estará bem representado. O Brizola está mandando um abraço, mas, tenho que terminar, pois, o Carlos Lacerda está se aproximando e, aqui, eu quero é paz!


Guto Glória Sardinha    

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS