Royalties Rosa

Muitos devem estar lembrados da frase “O Petróleo é Nosso”, quando da campanha de Getúlio Vargas para diminuir a importação e dependência do petróleo pelo Brasil. Getúlio, como sempre, acertou em dizer que o Brasil poderia, no futuro, ser um grande explorador dessa matéria prima. Se fosse vivo, estaria bastante orgulhoso nesse momento. Pela primeira vez na história de nosso país, estamos sendo auto-suficiente na produção de petróleo. Getulio sofreu uma grande pressão política em decorrência desse movimento que afetou aos interesses dos Estados Unidos. Pressão que o levou à morte.

Se atingimos este marco histórico, mais de dois milhões de barris diário dessa matéria-prima tão importante para o desenvolvimento de nosso país, temos que agradecer, em muito, ao petróleo descoberto na Bacia de Campos. Cidades como Macaé, Campos, Quissamã, Rio das Ostras, Cabo Frio, Búzios e outras que limitam a plataforma continental, são compensadas pelos impactos causados com a exploração graças à Lei dos Royalties no seu artigo 49 parágrafo 2 alínea IV que dá 10% de participação para os municípios onde ocorrer à produção em terra ou confrontante com a Plataforma Continental.

Em memória a Getúlio o PTB de Macaé também está junto com todos que estão lutando contra a emenda Ibson Pinheiro, ou seja, o Deputado quer dividir os Royalties em igualdade com todos os municípios do Brasil. Este Deputado sempre arruma um jeito de estar na mídia. Mesmo de forma negativa ele quer aparecer. Antes envolvido no escândalo dos anões e agora, dessa forma oportunista.

Prezado Deputado, nada mais justo de querer lutar pelo seu estado, o Rio Grande do Sul e municípios, mas, sem prejudicar os outros, pois, com esta emenda de lei irá causar um problema social e estrutural a todos os municípios que sofrem com o impacto da exploração do Petróleo. Se quer arrecadar mais recursos para o seu estado, dou-lhe uma sugestão. O Estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de vinho do Brasil, bebida tão boa que até padre bebe. Porque não criar o Royalties Rosa de modo que, todo produtor de vinho, distribua um percentual dos lucros para as cidades produtoras.

Deputado! Acho a idéia excelente! Retire a emenda dos Royalties do Petróleo e comece a colher a assinatura para os Royalties Rosa. Como sugestão, poderia começar o movimento pela cidade de Pelotas, eles iam adorar.

Guto Sardinha

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS