Projetando usabilidade na web

Imprimir

O mundo volta-se para o campo publicitário digital que visa um bem comum: usabilidade com simplicidade ao navegar na rede. O objetivo é obter uma navegação sólida e simplória permitindo a integração de todos ao mercado virtual. Seguem-se algumas pré-liminares aos desenvolvedores em sua utilização, como em um sistema de uma loja do mundo real.

Percebem-se sinais de uma hierarquia organizada e personificada, criando habilidade para examinar produtos nas prateleiras até encontrar o que procura, embora de praxe complexo, pois gasta tempo nas decisões cruciais diante das diversidades de variáveis, como familiaridade com o estabelecimento comercial, confiança na habilidade organizacional de forma sensata, além de tempo curto e fatores correspondentes quanto sua sociabilidade. O método comparativo entre dois mundos virtual e real promove a procura de algo, ou ainda, a pergunta sobre sua busca ao informante. São situações semelhantes que visam o mesmo objetivo, e conseqüentemente estão destinados a tomar decisões para se chegar à alguma conclusão. Se o resultado desta fatoração for negativo, acabará solicitando informação a alguém, ou desistência da navegação. Distingue-se 3 tipos de usuários: Usuários dominados pelas pesquisas, onde a preferência pelos botão de busca é mais importante que a navegação; Usuários dominados pelos links de Nielsen, onde a busca se dá após ter obtido fracasso em todas as “linkagens” do site, e aos demais usuários onde a decisão de iniciar navegando ou pesquisando depende do modo de pensar, do tempo individual de cada um e/ou se o site tem boa navegação quanto aos elementos distribuídos no layout. Quando sua escolha é iniciar pela navegação, utilize de forma hierárquica seus sinais para lhe guiar, como seções e itens de subseções, ou ainda, procurar por um produto nas prateleiras de um supermercado. Intuitivamente clicará no que parecerá certo possibilitando examinar de forma individual as características do objeto de busca. Dependendo da navegação nos casos de dificuldades no acesso, e conseqüente falha na busca de um objeto, o usuário vai embora e a confiança de seu site também, reduzindo a reserva de energia do operante estressando-o.
Na web não usamos um sentido físico, onde determinado objeto está. Mas proporcionamos lembranças na hierarquia conceitual e voltamos pelos nossos passos. E as páginas iniciais são locais fixos como a estrela do norte permitindo lhe dá um novo começo quando perdido na web, embora traga benefícios em função de sua leveza na navegação sendo o principal motivo de descontrole do tempo enquanto navega. Também há evidências de fatores negativos provenientes do significado do próprio termo “navegação”, onde temos a instabilidade de ir de um lugar para outro, e ter a noção de descobri onde você está. A navegação não é apenas uma característica de um web site, ela é o web. Temos a conclusão de que é melhor que a navegação seja boa, e dois dos objetivos óbvios desta navegação é encontrar o que estamos procurando, e nos informar onde estamos, pois o menos visível é nos dizer algo do qual procuramos, o que existe aqui, como usar o site e adquirir confiança nas pessoas que o criaram revelando seu conteúdo. A navegação clara e bem planejada é uma das melhores oportunidades que um site possui de criar uma boa impressão, pois o uso de convenções na criação de um layout para web site, facilita a distinção entre os elementos de navegação e todo o resto tornando possível o aprendizado do usuário apenas uma vez, é por isso que devemos destacar 5 elementos para uma navegação estável, como a ID do site, seções, botão de início, busca e utilitários que auxiliarão como ferramentas para facilitar o uso do site.
Quando se trata de navegação estável na página inicial não há utilidade, por que possui diferentes obrigações e promessas, e em sites que apresentam formulários, esse tipo de navegação pode ser uma distração desnecessária, atrasando o preenchimento do mesmo, logo, recomenda-se a utilização de apenas a ID de identificação do site, o botão Home e os utilitários para ajudar no preenchimento do formulário, e para reforçar a idéia procurar destacar a identificação no site em todas as páginas do site englobando todo o conteúdo, ou seja, no topo representando o site, tornando-se o fator de mais alto nível da hieraquia lógica do site. As seções são os links da navegação primária voltados para as seções principais, e considerado o nível mais elevado da cadeia hierárquica, e as subseções pertencentes a navegação secundária também auxiliarão na navegação estável. Enquanto os utilitários, não fazem parte da hierarquia de conteúdo, por ser menos proeminente que as seções e na navegação estável é aconselhável acomodá-lo com apenas 4-5 utilitários. Outra importante observação a ser feita é a respeito da navegação em nível baixo, deve-se trabalhar com a mesma atenção da página desenvolvida para o topo, ou seja, a página de nível superior. É de grande valia no período de desenvolvimento de um site apresentar páginas de exemplos de navegação em todos os níveis antes de iniciar a discussão da harmonia de cores para a primeira página. A convenção das páginas exige nomeá-las equivalente ao link anterior com proeminência para auxílio e orientação do usuário no site, enquanto a indicação sobre sua localização na navegação pode ser feita através de barras, listas ou menus navegacionais que apareçam na página destacando-se com distinção visual de cor e texto.
Érika Lopes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.ecls.com.br

 

 


Érika Lopes
Amigos (as) me apresento Érika C. Lopes de sousa, brasileira, habitante da cidade de Belém do Pará região norte do País, 26 anos e trabalho com desenvolvimento de websites, sou webdesigner e formanda do curso Design Web com Bruno Ávila do qual conclui em março deste ano de 2007 com 3 novos projetos, também sou auto-didata em diversos assuntos a respeito de programação, multimídia e comunicação, já decidida em atribuir este último como uma das minhas especializações futuras.
Tenho experiência em diferentes ramos, principalmente da comunicação trabalhando com nossas diversidades biológicas e sua publicidade na internet, com estabelecimentos privados e orgãos públicos, além de atribuir pesquisas para editores de jornais on-line.
Em vista de promover um conteúdo de qualidade e focar a usabilidade na internet, aqui estou para começar a divulgar temas comumente divulgados por ser assunto de extrema importância para o público que busca informações expressivas e de qualidade, seja para aperfeiçoar seus conhecimentos ou adquiri-los.
Sobre meus respectivos gostos culturais confesso que a leitura abrange grande parte do meu dia-a-dia, mas minha principal atração é descobri o quê esta sendo produzido e pensado, para ter o poder de divulgar de forma simples uma informação de dificil entendimento no mundo digital propenso de forma intensa no futuro.
Agradeço a todos que acreditam no meu trabalho, e a Deus que oferece as ferramentas necessárias para meu aprendizado.
Érika Lopes
www.ecls.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.