O mundo volta-se para o campo publicitário digital que visa um bem comum: usabilidade com simplicidade ao navegar na rede. O objetivo é obter uma navegação sólida e simplória permitindo a integração de todos ao mercado virtual. Seguem-se algumas pré-liminares aos desenvolvedores em sua utilização, como em um sistema de uma loja do mundo real.
Percebem-se sinais de uma hierarquia organizada e personificada,
criando habilidade para examinar produtos nas prateleiras até encontrar
o que procura, embora de praxe complexo, pois gasta tempo nas decisões
cruciais diante das diversidades de variáveis, como familiaridade com o
estabelecimento comercial, confiança na habilidade organizacional de
forma sensata, além de tempo curto e fatores correspondentes quanto sua
sociabilidade. O método comparativo entre dois mundos virtual e real
promove a procura de algo, ou ainda, a pergunta sobre sua busca ao
informante. São situações semelhantes que visam o mesmo objetivo, e
conseqüentemente estão destinados a tomar decisões para se chegar à
alguma conclusão. Se o resultado desta fatoração for negativo, acabará
solicitando informação a alguém, ou desistência da navegação.
Distingue-se 3 tipos de usuários: Usuários dominados pelas pesquisas,
onde a preferência pelos botão de busca é mais importante que a
navegação; Usuários dominados pelos links de Nielsen, onde a busca se
dá após ter obtido fracasso em todas as “linkagens” do site, e aos
demais usuários onde a decisão de iniciar navegando ou pesquisando
depende do modo de pensar, do tempo individual de cada um e/ou se o
site tem boa navegação quanto aos elementos distribuídos no layout.
Quando sua escolha é iniciar pela navegação, utilize de forma
hierárquica seus sinais para lhe guiar, como seções e itens de
subseções, ou ainda, procurar por um produto nas prateleiras de um
supermercado. Intuitivamente clicará no que parecerá certo
possibilitando examinar de forma individual as características do
objeto de busca. Dependendo da navegação nos casos de dificuldades no
acesso, e conseqüente falha na busca de um objeto, o usuário vai embora
e a confiança de seu site também, reduzindo a reserva de energia do
operante estressando-o.
Na web não usamos um sentido físico, onde determinado objeto está. Mas
proporcionamos lembranças na hierarquia conceitual e voltamos pelos
nossos passos. E as páginas iniciais são locais fixos como a estrela do
norte permitindo lhe dá um novo começo quando perdido na web, embora
traga benefícios em função de sua leveza na navegação sendo o principal
motivo de descontrole do tempo enquanto navega. Também há evidências de
fatores negativos provenientes do significado do próprio termo
“navegação”, onde temos a instabilidade de ir de um lugar para outro, e
ter a noção de descobri onde você está. A navegação não é apenas uma
característica de um web site, ela é o web. Temos a conclusão de que é
melhor que a navegação seja boa, e dois dos objetivos óbvios desta
navegação é encontrar o que estamos procurando, e nos informar onde
estamos, pois o menos visível é nos dizer algo do qual procuramos, o
que existe aqui, como usar o site e adquirir confiança nas pessoas que
o criaram revelando seu conteúdo. A navegação clara e bem planejada é
uma das melhores oportunidades que um site possui de criar uma boa
impressão, pois o uso de convenções na criação de um layout para web
site, facilita a distinção entre os elementos de navegação e todo o
resto tornando possível o aprendizado do usuário apenas uma vez, é por
isso que devemos destacar 5 elementos para uma navegação estável, como
a ID do site, seções, botão de início, busca e utilitários que
auxiliarão como ferramentas para facilitar o uso do site.
Quando se trata de navegação estável na página inicial não há
utilidade, por que possui diferentes obrigações e promessas, e em sites
que apresentam formulários, esse tipo de navegação pode ser uma
distração desnecessária, atrasando o preenchimento do mesmo, logo,
recomenda-se a utilização de apenas a ID de identificação do site, o
botão Home e os utilitários para ajudar no preenchimento do formulário,
e para reforçar a idéia procurar destacar a identificação no site em
todas as páginas do site englobando todo o conteúdo, ou seja, no topo
representando o site, tornando-se o fator de mais alto nível da
hieraquia lógica do site. As seções são os links da navegação primária
voltados para as seções principais, e considerado o nível mais elevado
da cadeia hierárquica, e as subseções pertencentes a navegação
secundária também auxiliarão na navegação estável. Enquanto os
utilitários, não fazem parte da hierarquia de conteúdo, por ser menos
proeminente que as seções e na navegação estável é aconselhável
acomodá-lo com apenas 4-5 utilitários. Outra importante observação a
ser feita é a respeito da navegação em nível baixo, deve-se trabalhar
com a mesma atenção da página desenvolvida para o topo, ou seja, a
página de nível superior. É de grande valia no período de
desenvolvimento de um site apresentar páginas de exemplos de navegação
em todos os níveis antes de iniciar a discussão da harmonia de cores
para a primeira página. A convenção das páginas exige nomeá-las
equivalente ao link anterior com proeminência para auxílio e orientação
do usuário no site, enquanto a indicação sobre sua localização na
navegação pode ser feita através de barras, listas ou menus
navegacionais que apareçam na página destacando-se com distinção visual
de cor e texto.
Érika Lopes
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Érika Lopes
Amigos (as) me apresento Érika C. Lopes de sousa, brasileira, habitante da cidade de Belém do Pará região norte do País, 26 anos e trabalho com desenvolvimento de websites, sou webdesigner e formanda do curso Design Web com Bruno Ávila do qual conclui em março deste ano de 2007 com 3 novos projetos, também sou auto-didata em diversos assuntos a respeito de programação, multimídia e comunicação, já decidida em atribuir este último como uma das minhas especializações futuras.
Tenho experiência em diferentes ramos, principalmente da comunicação trabalhando com nossas diversidades biológicas e sua publicidade na internet, com estabelecimentos privados e orgãos públicos, além de atribuir pesquisas para editores de jornais on-line.
Em vista de promover um conteúdo de qualidade e focar a usabilidade na internet, aqui estou para começar a divulgar temas comumente divulgados por ser assunto de extrema importância para o público que busca informações expressivas e de qualidade, seja para aperfeiçoar seus conhecimentos ou adquiri-los.
Sobre meus respectivos gostos culturais confesso que a leitura abrange grande parte do meu dia-a-dia, mas minha principal atração é descobri o quê esta sendo produzido e pensado, para ter o poder de divulgar de forma simples uma informação de dificil entendimento no mundo digital propenso de forma intensa no futuro.
Agradeço a todos que acreditam no meu trabalho, e a Deus que oferece as ferramentas necessárias para meu aprendizado.
Érika Lopes
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