A LEI DA ANISTIA

O ministro Marco Aurélio Mello disse a jornalistas que a nova constituição do STF – Supremo Tribunal Federal – pode mudar a Lei da Anistia, o que permitiria processar e julgar por crimes contra a humanidade os torturadores de 1964.
A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – já deu sinais que vai entrar com nova ação junto à Corte Suprema para a revisão da lei e a exclusão dos benefícios a quem tenha participado de atos de tortura, estupros e assassinatos de presos políticos.
Promulgada em 1979 estendeu o “perdão” a militares e civis envolvidos em atividades criminosas, caso do coronel Brilhante Ulstra, o nome mais badalado dentre os torturadores. O próprio STF já julgou a lei constitucional, mas três dos sete ministros que votaram a favor da lei já deixaram o STF e os novos ministros podem ter opinião diferente.
É o caso do ministro Luís Alberto Barroso que declarou ser passível de mudança o entendimento sobre ser constitucional ou não e que a lei poderia ser julgada novamente.
O Brasil embora possa parecer o contrário vive um momento delicado. Perspectivas econômicas difíceis com a crise norte-americana e as dificuldades internas decorrentes até da perspectiva do processo eleitoral em 2014,
Há um despertar de estudantes, de trabalhadores, da população de um modo geral no sentido que devemos buscar caminhos diversos em vários dos problemas que nos afigem, principalmente saúde e educação.
O governo aposta no Mais Médico e é pouco provável que dê errado. Médicos cubanos têm feito milagres em outros países.
A grande incógnita são nossas forças armadas. Resistem ao conhecimento da realidade das câmaras de tortura do regime militar, resistem ao pleno conhecimento da Operação Condor, envolvendo ditaduras da América do Sul e continuam submissas ao modo de pensar norte-americano,
Comportam-se como estamento, ou seja, reservaram na constituição o direito de intervir no processo político para manter a ordem e a ordem é definida por eles.
Estão sucateadas e há necessidade de um pacto no Pais que envolva os militares no processo de construção democrática e preservação da soberania nacional, que passa por algo que arrepia alguns dos grandes das três forças: a integração latino-americana incluindo os governos bolivarianos.
A rejeição às políticas que permitiram a Israel o controle de boa parte da indústria bélica brasileira e maior participação no processo popular, inclusive, na discussão sobre o fim das PMs.
Torturadores não honram forças armadas. E tampouco estupradores e assassinos. Usam as forças armadas como escudo para a defesa do indefensável, a barbárie.
A revisão da Lei da Anistia vai trazer tensões, se voltar à discussão, vai trazer tensões, mas é uma necessidade para que possamos nos reencontrar brasileiros no curso de um processo de transformações indispensável e que passa também por uma Constituinte.
Qual seria o nível de tolerância dos militares a essa revisão é outra incógnita.
Mas é indispensável que a verdade histórica seja plena e total.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS