O MUNDO DE SALVADOR DALI – O MUNDO DE PABLO PICASSO - NÃO ACREDITE EM HAROLDO LIMA

Dali e Picasso eram divergentes na forma de pensar, convergentes na genialidade da arte. No fundo eram como duas paralelas que só se encontram no infinito, logo o infinito pode estar a dois centímetros, como pode estar a bilhões de anos luz. Ou não estar. Afinal é infinito.

O mundo da Comunicação está na ordem lógica do espetáculo da vida (versão capitalismo). Cada pincelada é medida, pesada, estudada, definidas as cores, e tornada compreensível sem espantos ou incômodos causados no aparente caos de Dali e de Picasso.

São imagens e palavras prontas, colocadas num jogo perverso de dominação que difere também das imagens dos dois pintores. As imagens e palavras da Comunicação saem dos estúdios de Hollywood, ou da FOX, ou da CNN e são transformadas em magia linear de alienação absoluta. Se atiram vorazes sobre seres humanos cada vez mais adoradores de... Pesquisas por exemplo.

Os efeitos especiais.

O impacto que uma obra de Dali ou de Picasso causa é o brotar do âmago do ser. Não importa que não seja compreendido. Ou, azar se não for compreendido.

Entre nós essa singular compreensão do Universo, a partir das pesquisas, chega através do IBOPE, do DATA FOLHA, do VOX POPULI, do SENSUS e outros menos votados.

No meu tempo de estudante do antigo ginásio se dizia que estatística, falo de estatística (tem parentesco com pesquisas) era "como mulher de biquíni. Mostra quase tudo, só não mostra o essencial". Um tanto machista. Tudo bem. Mas era assim que os professores costumavam apresentar a matéria, pelo menos em escolas menos conservadoras para a época.

Hoje vivemos a era do infográfico e de personagens indispensáveis no mundo da Comunicação. Desde a garota de corpo escultural que mostra se vai chover ou não. Se vamos poder ir à praia ou não, até as preferências de povos que imaginamos existir apenas na ficção, ou nas viagens de Guliver.

Do navio desce Barak Hussein Obama e um extenso mapa do tesouro. 

É o modo que descobriram para fazer com que as pessoas possamos nos imaginar inteligentes e capazes, portanto, de compreender toda aquela parafernália colorida que nos induz a comprar uma determinada marca de sabão em pó, ou a acreditar que tucanos têm algum escrúpulo.

A General Motors/Mortos está quebrando? Pois bem, eles emprestam uma grana sem tamanho para a GM e afirmam que assim garantem o progresso e os "empregos". O Ermírio de Moraes está desmatando, avançando sobre florestas, reservas, terras de índios? E daí? É o tal do desenvolvimento e evidente, um monte de empregos.

De quebra patrocinam eventos em que o meio-ambiente é discutido e mostram como fazer para "preservá-lo" em imensas plantações de desertos presentes e futuros.

Quando o IBOPE, ou qualquer outro desses grandes institutos de pesquisa mostra que o "consumidor/gado" que comprar ou votar isso ou naquele, está apenas construindo isso e aquele. Já decifraram, esses fantásticos comunicadores de verdades majoritárias, toda a assimetria simétrica do inconsciente de cada um, de todos, o coletivo, nas pinceladas de Dali e Picasso. Como os "consumidores/gado" não fazem a menor idéia do que aquilo quer dizer preferem viver num "mundo de Truman" acreditando que o paraíso é aqui.

É só não esquecer de pagar o dízimo do Edir, falo do Macedo. Esse é sagrado, garante tanto o CPF livre para comprar na casa preferida segundo as pesquisas, a marca sonhada, como pagar as prestações de casas no céu, ou vidas futuras.

Em caso de dúvida tem sempre um autor ensinando como proceder diante de dificuldades, como criar filhos, como amar, como pensar em si próprio, como montar o seu currículo, como caminhar, que sapato calçar, que rumo tomar (esse é o mais importante) e vem através do voto, a suposta democracia, que transforma José Serra e seu desprezo pelos mortais comuns, em capacidade de ser um trator que muda a vida de cada um em progresso igual a nada. E todos em rebanho frenético, mas adormecido, sonâmbulo no ir e vir dos esgotos que escorrem e correm pelos caminhos traçados e definidos nos números. Os indecisos têm a média, via de regra andam pelos doze por cento. Não mudam nada, não alteram nada. Ou então são apresentados como não sabem.

São um segmento.

E aí, setenta milhões de telefonemas no mata mata final do Big Brother versão brasileira para definir quem vai para a câmara de gás e quem vai ficar com um milhão e direito a posar nu/nua para o País e o mundo.

Mais que óbvio que Dali e Picasso são malucos e que a imensa e esmagadora maioria não entende e nem deve – não é não pode ao contrário do que se possa supor, é nem deve –, pois deixaria de ser rebanho do "omo lava mais branco e tira todas as manchas". Jogaria fora as cartelinhas de caixas de tarjas pretas e identidades guardadas e anotadas para os olhos do grande irmão, tanto quanto arrebentaria as algemas.

O muro. É dos desafios de Sartre.

Eles entendem.

Haroldo Lima entende mandar baixar a borduna. Não acredite no que ele diz. Vem com um monte de números, dados e tem formato bíblico de revelação oriunda dos céus do pré-sal. O petróleo é nosso mas são os caras que ficam com ele. Oitenta por cento do petróleo brasileiro hoje está em mãos de companhias estrangeiras. A PETROBRAS é adereço e dizem que Haroldo Lima é comunista do PC do B. Deve ser uma grande empresa.

O que você vai vestir no final do ano? Carlota Joaquina quando chegou ao Brasil estava atolada de piolhos e usava um pano branco na cabeça para tentar sufocá-los e matá-los. A corte entendeu que era a moda vinda da Europa e os piolhos proliferam até hoje.

Em 2 009 todos devemos estar atentos para o que vão dizer os institutos de pesquisa. Irão nos impingir gilmar mendes como defensor da ordem, da lei e da justiça. Cinqüenta e dois por cento terão esse entendimento. Doze por cento não saberão dizer e pálidos trinta e seis por cento dirão que gilmar não é nada disso. 

Já a crise econômica vai tornar vinte e sete por cento dos milionários menos milionários e permitir a ascensão social de trinta e um por cento que sairão de um salário para dois. Se um ou dois permitem comer, morar, ter escola, saúde pública de boa qualidade, lazer, transporte, etc, isso é outro detalhe. Nossas tropas no Haiti estão cuidando para que os haitianos saibam como é possível crescer e chegar ao progresso com as obras da Norberto Odebretcht.

Se a bola da vez é o Equador que cismou de contestar esse trem todo que chamam de dívida externa (saque é o nome real), a grande e imensa maioria dos banguelas que assinam os abaixo assinados do esquema FIESP/DASLU vai sorrir colgate e gritar alto e bom som, CALOTE.

O Equador está no SPC, no SERASA e ainda pode sofrer sanções inenarráveis das grandes, pequenas e médias nações do mundo por atrever-se a tanto. Olhe o berro, o urro dos cidadãos comuns, exemplares pagadores de dívidas. 

E guarde o carnê por cinco anos depois de quitado. Se por um acaso o credor não tiver anotado, sifu como gosta de dizer nosso presidente. Tem que pagar duas vezes. Caso o aparelho não funcione, ou a hidrelétrica pife,  reclame no PROCON. Segundo as pesquisas os mais reclamados são bancos, companhias telefônicas e lojas de eletro domésticos.   

Tantos por cento dos homens casados traem, tantos por cento das mulheres casadas traem e tantos por cento não sabem dizer se trairiam ou não diante de uma oportunidade. Um desses psicólogos que escreveu um best seller sobre o fato explica direitinho o por que de cada traição.

A novela das oito vai abordar o tema e dar-lhe um tratamento didático dentro da pedagogia "eu e você na GLOBO".

E não se esqueça. Toda a sutileza do mundo no final do ano. O Faustão vai estar lá. Pelo menos enquanto as pesquisas disserem que o antigo apresentador, hoje um dos robôs mais chatos do mundo da Comunicação, tem público e faz as pessoas se sentirem mais felizes. 

Dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, um, dois, zero!

Abra a porteira, solte os fogos, mas cuidado para evitar um estouro da boiada. 

E antes de chegar ao curral dê uma olhada nas pesquisas para saber qual a cor do dia, a que mais combina com você. Vai ser a cor da estrela/objeto de plantão na novela qualquer que seja.

E Dali e Picasso são incompreensíveis. 

Não tem problema. O camelô da esquina tem um daqueles quadros que brilha mesmo no escuro. É uma paisagem do "progresso e dos empregos" que o doutor Ermírio oferece.

Costumam chamar isso de sustentável. Sustenta a eles.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS