O MINISTRO CARLOS MINC - A MÁGICA DO ILEGAL VIRAR LEGAL – TEM PASTINHA NO MEIO – E RECHEADA

O que impressiona, se é que impressiona, na verdade enoja, no chamado mundo institucional é a capacidade do sujeito ser verde pela manhã, azul à tarde e vermelho à noite, sem no duro mesmo ser coisa alguma. Ou tão somente um sobrevivente disposto a qualquer negócio para manter a bandeira que afirma carregar.

Pode ser carlos minc, ministro do Meio-ambiente com suas retumbantes declarações feitas para um lado e prática para outro. Pode ser jarbas vasconcelos posando de defensor da moral e dos bons costumes depois de anos de convivência com as prostitutas do seu partido, o pmdb. Farejou que pode ter ouro em quantidade maior do lado tucano/democrata. Ou pode ser um desses pastores deputados anunciando a ira de Deus sobre os ímpios, os pecadores, mas vendendo a sua indulgência a dízimos que tanto podem garantir um barraco numa favela no paraíso, como um palacete, castelo tipo o de edmar moreira, dependendo do número de zeros do cheque doado ao Criador.

Hoje reli uma conferência de fernando henrique cardoso elogiando o ex-secretário de estado norte-americano henry kissinger, a quem chamou de “velho amigo”. fhc, patrono da cara de pau no Brasil responsabilizou kissinger por mudanças nas estruturas de todo o mundo em benefício da democracia.

Não se lembrou do golpe no Chile contra Allende – onde aliás morava à época e era conhecido como cabo anselmo-, obra dirigida por kissinger e tampouco dos vários mandados de prisão existentes em alguns países da Europa contra o ex-secretário, todos por crimes de tortura, violação sistemática de direitos humanos, etc, etc.

O ministro carlos minc é uma figura menor nesse contexto e por isso virou ministro de uma área sensível, o meio-ambiente. O presidente Lula havia reclamado da demora do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio-ambiente – em conceder licenças ambientais para construção de hidrelétricas “imprescindíveis ao progresso.” Para agilizar os processos de concessão dessas licenças precisava de um ministro disposto a morrer de público pelo meio-ambiente e ceder a tudo e a todos no privado, no cantinho, para os grandes grupos econômicos que pouco a pouco vão comprando o Brasil.

E compram desde o governo fhc.

O ministro anunciou agora, num rompante que Getúlio Vargas costumava chamar de “guampada de boi manso”, que vai realizar concurso público para a contratação de mais mil fiscais para evitar o desmatamento ilegal na Amazônia e solicitar o concurso da Polícia Federal para reprimir esse tipo de prática.

Até aí tudo bem, palmas para sua excelência, outrora militante da causa ambiental, hoje preposto de grupos econômicos predadores. 

Mas, depois do até aí, fica faltando explicar o que é “desmatamento legal”. Se há o “ilegal,” existe o legal. O dos arrozeiros de Reserva Raposa do Sol, protegidos do presidente da stf dantas incorporation ltd, gilmar mendes,  em terras indígenas é legal, ou é ilegal?

O que o ministro dos grupos que controlam a região que desmatam a Amazônia – vale – quer na verdade dizer é que o desmatamento vai continuar desde que praticado segundo os critérios definidos na suíça, sede da vale, antiga VALE DO RIO DOCE, doada por fch a bandidos internacionais.

O dos latifundiários que chegam, desmatam, ocupam terras públicas, contratam pistoleiros e enchem de boi, é legal, ou é ilegal? Geram trabalho escravo por exemplo. Isso é progresso?

Quanto se desmatou de forma ilegal e quanto se desmatou de forma legal? Qual o prejuízo causado pelos desmatamentos na região? Tanto os legais como os ilegais? As terras griladas estão sendo retomadas pelo governo?

minc não é um brincalhão, lógico, é um espertalhão, é bem diferente. Aprendeu que a mídia vende a idéia dos donos, a verdade dos donos e coloca-se ao lado dos donos. Mas faz discurso de defensor da Amazônia. Qual delas? Aquela que o general augusto heleno, comandante das tropas da vale, com experiência no Haiti quer transformar em “soberania nacional”? Sem explicar que soberania?

Na santa inocência de quem não tem inocência alguma o ministro disse que vai conversar com a febraban – federação brasileira dos bancos – para que os bancos só financiem projetos sustentáveis. Dá para acreditar? Banqueiros com algum escrúpulo? Ou algum princípio de dignidade? O noticiário internacional hoje mostra que a suíça, que uns pensam que é país mas é um amontoado de bancos está em pânico com as decisões de obama que quer a relação dos norte-americanos que têm por lá depósitos ilegais.

Se obama insistir a suíça acaba. Se minc continuar combatendo o desmatamento ilegal o desmatamento legal vai acabar com a Amazônia.    

Bonzinho, desejoso e ávido do progresso e do bem estar dos donos o ministro minc cometeu um dos maiores crimes ecológicos e políticos nos últimos tempos. Autorizou a um consórcio de empresas (máfias) a inundar a região onde ocorreu a guerrilha do Araguaia e onde estão corpos de vários guerrilheiros torturados e assassinados pela ditadura militar. Onde se localizam importantes sítios arqueológicos. Fato que implicará no deslocamento de milhares de pessoas e danos ambientais irreparáveis à região e que, certamente, é o tal desmatamento legal. 

O que Lula reclamava era da reação da ex-ministra Marina Silva que não tinha bolsos fundos em sua roupa, nem bolsas fundas, por onde os fundos dessas máfias entram e abrem portas e o que for preciso abrir em nome do progresso. gilmar mendes abre a dos fundos.

Com minc, escolhido a dedo para o cargo, não tem o que reclamar. Bateu, mostrou a mala, levou a licença.  

A revista CARTA CAPITAL afirma que cinqüenta e oito brasileiros mortos a sangue frio e sob tortura estão “sepultados” na região. Que mais de duas mil pessoas serão removidas e que....

Tchan tchan tchan! Um consórcio de máfias que adotou o nome de gesai, formado por cinco das maiores quadrilhas que atuam no País, vai cuidar dos “negócios”. A vale, como não poderia deixar de ser, comprou parte do Brasil. A camargo correa, especialista em buracos de metrô. A billiton metais, a alcoa alumínios e evidente, acham que ficaria de fora, a votorantin do mafioso antônio ermírio de moraes.

A revista informa que 113 sítios arqueológicos, com quase seis mil pinturas rupestres de até oito mil anos de idade ficarão inundados e desaparecerão. A barragem vai inundar 24 mil hectares de terras às margens do rio Araguaia.  

A máfia líder do consórcio é a vale e não emite opinião sobre o assunto. Já comprou quem tinha que comprar, já conseguiu os carimbos necessários para o crime ser legalizado. Isso é mais que lógico, onde já se viu bandido avisar que vai cometer crime, ou admitir que cometeu crime, ainda mais uma empresa em que o presidente é amigo de berlusconi e a família foi íntima de mussolini, os agnelli? 

Que dia desses defendia a redução dos direitos trabalhistas para que o mundo possa sair da crise.

O governo Lula comete um crime sem tamanho e sem medidas contra o Brasil, contra a história, joga fora sua própria história e a presença de carlos minc no ministério do Meio-ambiente é um escárnio. Fica difícil saber quem é paladino da moral e dos bons costumes. Se carlos minc e suas autorizações ou se jarbas vasconcelos e suas tucanices, ou se josé serra que autorizou, sem licitação, milhares de assinaturas de revistas da abril para órgãos do governo de São Paulo, em troca de “me apóia em 2010”.

Não há sentido e nem valia no mundo dito legal. É inteiramente ilegal e imoral. E em caso de crise, o banco de ermírio corre lá e vende 49% das ações para o governo. Só falta agora a general motors, a chrysler, a ford, a fiat, os bancos, todas as máfias.

Esse grande feito deve entrar no livro de memórias de william bonner, mas é bom não se esquecer de ranhuras no aeroporto ou onde couber, do contrário, o progresso não é completo. 

E gilmar mendes deve estar louco para rolar um habeas corpus. Pelos fundos de preferência.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS