A REVOLUÇÃO DAS COMUNICAÇÕES - O ENCONTRO DO ESPÍRITO SANTO

A idéia, a simples suposição, que num determinado dia assentado à frente de uma máquina chamada computador pessoal, um cidadão num canto qualquer de qualquer país do mundo, cidade, pudesse emitir uma opinião simples e complicar a vida de um governo, ou revelar um fato que esse governo mantinha escondido a sete chaves, há anos atrás pareceria louca.

Mais um livro de Júlio Verne (chapa branca, por exemplo, não tem a menor idéia do que seja esse, deve pensar o que é isso, marca de chope?).

Mas foi o pai de um mercenário que se alistou nas forças terroristas de George Walker Bush - terrorista e pirata - que descobriu em seu escritório, diante dessa máquina, a foto secreta dos caixões que traziam os mortos na invasão do Iraque. Seu filho era um deles.

Decisão terrorista/pirata de Bush para saquear o petróleo iraquiano, submeter o povo do Iraque a um governo fantoche e de quebra levar para New York peças do Museu Babilônico (Hitler tinha essa mania também, levava para Berlim obras de artistas consagrados para enriquecer seu acervo pessoal).

Foi o diabo para Bush explicar o porquê do procedimento, justificar a decisão do governo de omitir os vôos que traziam os corpos e no fim tudo terminou com uma concessão em massa de medalhas e honrarias, ficou por isso mesmo.

Imagine então à época das Cruzadas. Ricardo Coração de Leão, rei de uma nação que nem existe mais hoje, a extinta Grã Bretanha (virou "Micro Bretanha", definição precisa de Milton Temer). O tempo que se levou, se é que houve o fato, para destronar João Sem Terra, encarcerar ou reabilitar Robin Hood, toda aquela confusão objeto de várias versões literárias e cinematográficas, que dizer então do rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda, mesmo em cinemascope, tecnologia de ponta num determinado momento?

Em "Viagem a Lua" de Júlio Verne (não é marca de chope não) os caras vão de canhão, literalmente de canhão.

A comunicação instantânea, expressão que usam hoje para definir o poder da INTERNET, está produzindo uma revolução nos meios de comunicações que equivale a um marco histórico do tamanho da descoberta da imprensa por Guttemberg.

Com uma semelhança. À época de Guttemberg a sua descoberta permitiu o aparecimento de panfletos combatendo tiranos. Quando a iniciativa privada descobriu o poder da comunicação virou o que conhecemos (REDE GLOBO, FOLHA DE SÃO PAULO, VEJA, ETC, para citar os nossos).

A INTERNET bagunça todo esse coreto e abre perspectivas de uma nova revolução no setor.

Não é tão somente um instrumento de lutas, mas um agente transformador de uma realidade que vem sendo imposta ao ser humano, o "ser ou não rês", mais ou menos o gado moído e tangido.

Rompe com essas amarras e abre perspectivas de liberdade. De um outro mundo possível.

Traz de volta o poder cidadão.

Escancara as portas de um direito fundamental - o da informação.

E curiosamente faz renascer o teatro e o cinema (documentários principalmente), como partes vivas da luta pela liberdade).

Nos dias 3, 4 e 5 de junho próximo, em Vitória, Espírito Santo, estará acontecendo o ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO. Foge de temas técnicos sobre a INTERNET, escapa de preocupações empresariais para o setor e assume o debate político como decisivo para que se materialize o caráter revolucionário desse instrumento/agente de transformações.

Questões imediatas que dizem respeito às cidades - realidade primeira de cada um - a temas de um mundo globalizado como A INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA, AS REVOLTAS ÁRABES, ou nacionais, A REFORMA POLÍTICA, serão discutidos por convidados especiais, além de outros assuntos, evidente, tudo cercado de um clima que envolve artes de um modo geral, resgate do papel da mídia alternativa no período da ditadura militar, apresentações culturais e o filme UTOPIA E BARBÁRIE, do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, com a presença do próprio e um debate em torno da obra.

Carlos Cobacho (advogado), Ivan Pinheiro (secretário geral do PCB), Hilda Setineri (militante do movimento popular, José Milbs (editor do jornal O REBATE), Laerte Braga (jornalista), Marcelo Saldanha (consultor de tecnologia da informação), Mário Augusto Jakobskind (jornalista) Milton Temer (jornalista) e Ronan Witte serão os formadores das mesas de debate e o encontro foi viabilizado através de uma Comissão Organizadora com os mandatos do deputado estadual Givaldo Lievorie (PT/Colatina) e do vereador Paulinho - da cidade de Viana, PSB.

A principal característica do ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO é a diversidade de opiniões. Vale ressaltar, preocupação dos organizadores, o caráter libertário e revolucionário da INTERNET, sem amarras partidárias, ou de grupos.

O da informação como direito fundamental do cidadão.

A possibilidade de transformação da mídia, num momento em que, num país como o nosso e em países como o nosso, ou mesmo em grandes potências, rádios, tevês, jornais e revistas têm servido como mero instrumento de desinformação de alienação, alterando o curso da História, moldando-a segundo a perspectiva de elites políticas e econômicas que não deixam nada a desejar à Idade Média.

A definição perfeita para isso veio pela pena do jornalista Paulo Henrique Amorim, o PIG - Partido da Imprensa Golpista -. O encontro de junho no Espírito Santo foge de outro PIG - Partido da Imprensa Governista - e marcha para a mídia cidadã, transformadora, construtora de uma realidade democrática plena sem amarras e sem verdades fabricadas nos corredores de mundos de ficção como as grandes redes de tevê.

E talvez seja esse um dos detalhes mais importantes desse processo. A retomada da cidade como ponto de partida para os temas imediatos, os grandes temas e a conseqüência natural em todo o seu curso - um mundo alternativo onde o ser humano recupere sua humanidade, sua essência primordial.

O encontro será realizado na Assembléia Legislativa do Estado e terá ainda a presença de blogueiros de outros estados, além daqueles do Espírito Santo.

Um dos pontos de maior relevância dos debates propostas está, justamente, no controle cidadão da INTERNET, evitando qualquer forma de censura, através da tecnologia da banda larga, tema que será tratado por Marcelo Saldanha. A comunidade senhora da informação, logo senhora de si e do seu destino.

Nem Platão, nem Thomas Morus, nem Júlio Verne, tampouco Orwell ou Huxley (nada disso - nenhum desses - é marca de chope ou uísque), mas a cortina que se abre na soma de diversos e diferentes numa proposta de igualdade e prevalência de direitos básicos e fundamentais, que some todos.

Mais ou menos como fugir da espécie de réptil que permeia as comunicações nos dias de hoje, os meios chamados tradicionais.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS