MUNDO DO CÃO, OU MUNDO DOS HOMENS?

O governo grego vai permitir a venda de alimentos com data de validade vencida como forma de combater os altos preços e os elevados índices de inflação. No Brasil, uma piedosa senhora costuma doar medicamentos vencidos a uma obra social de sua paróquia. Veste-se de pia e caridosa.

É o capitalismo.

A concessão do prêmio Nobel da Paz à Comunidade Européia é uma falta de sensibilidade sem tamanho dos senhores que deliberam sobre o assunto. Nem cumprem o pretendido efeito moral e tampouco o valor do prêmio em dinheiro resolve alguma coisa. Deve ir parar num fundo qualquer em que Ângela Merkel, fuhrer da Comunidade, vai anunciar agasalhos para desabrigados. Tudo com direito a cobertura mundial da mídia amestrada, domesticada na venalidade do que chamam liberdade de expressão e no duro mesmo é monopólio.

A “fábrica” de alienação via espetáculos.

O Organismo Nacional de Alimentos questiona a validade da medida. “É duvidoso que estes alimentos vão ser vendidos com descontos, pois mecanismos de controle de preços fracassaram. Foi a advertência de Yannis Miyas, presidente da organização que é vinculada ao governo.

O desconto no preço desses alimentos ficará a critério do comerciante. Significa dizer que o assaltante continua negociando com a arma contra o consumidor desarmado.

Perto de 55% dos jovens gregos em idade de trabalho estão desempregados e os índices gerais de desemprego beiram os 40% de toda a população ativa economicamente. Na prática fica acentuada a divisão entre consumidores. Os que podem pagar por alimentos saudáveis e os que vão pagar por alimentos com data de vencimento vencida.

É a mais pura divisão da sociedade em classes. Ou a velha luta de classes batendo ás portas da Grécia e outros países da Comunidade agraciada com o Nobel da Paz.

Quem vai receber o prêmio? Um banqueiro salvo da falência pelo dinheiro publico, logo do trabalhador, ou um grande empresário cuja quebra foi evitada pela ajuda do Banco Central Europeu?

Com certeza os milhões de trabalhadores gregos e espanhóis que acorrem às ruas para protestar contra as políticas de seus governo não vão sugerir o rei da Espanha, aquele que paga cinco mil dólares por búfalo abatido em caçadas nos campos privados da Suíça.

Sua majestade, provavelmente, vai doar a carne dos búfalos abatidos aos pobres. Faz parte do “caráter piedoso” da nobreza. “Não tem pão, come brioche”.

No Brasil o imperador do Maranhão, com posses no Amapá, José Sarney, presidente do Senado Federal decidiu que vai pagar o imposto de renda dos senadores nos períodos entre 2007 e 2011, referente aos décimo quarto e quinto salários, agora extintos. Sem entrar no mérito da maracutaia, do privilégio, o que não se entende é que a Receita Federal só agora tenha atentado para o fato.

É a figura do engenheiro de obras prontas, aquele que aparece na inauguração e posa de dono. A Receita é implacável com contribuintes menores e silente com sonegadores de alto coturno. No momento da “moralização” aparece como que a mostrar um zelo com a coisa pública que, neste caso, não mostrou e não tem.

O Senado Federal, como câmaras de vereadores são “instituições” dispensáveis, ambas por absoluta imprestabilidade. O Senado poderia ser simplesmente extinto e as câmaras substituídas por conselhos populares.

Não é um mundo do cão, é o mundo dos homens.

E nem pode. Um atendente de uma das telequadrilhas que opera os serviços de telefonia móvel no Brasil, a VIVO, recomendou a uma cliente que reclamava do mau funcionamento do aparelho que o jogasse contra a parede. “Assim resolve”, disse o atendente no tal serviço de atendimento on line.

A empresa, como sempre faz, afirmou que tomou as providências devidas, puniu o funcionário e não é essa a sua prática.

É pior, se deixar por conta dos executivos milhões de telefones serão vendidos para não funcionar o cliente orientado a bater com a própria cabeça na parede. O máximo que vai acontecer é uma pequena multa da ANATEL – braço das telequadrilhas –, seguida de perdão depois de um ofício esclarecendo tudo. E farta distribuição de telefones que funcionam.

As telequadrilhas conseguiram legalizar o assalto aos brasileiros possuidores de celular, a maioria ou a quase totalidade da população, com aval do governo e desde as maravilhas da privataria tucana de FHC.

Nesse mundo dos homens Jorge Donati, acusado de mandante de três assassinatos e que estava preso até um ou dois meses atrás, foi reeleito prefeito de Conceição da Barra, no Espírito Santo. Responde também a processo por gestão fraudulenta. O fato aconteceu no estado do Espírito Santo, principal exportador de impunidade para o resto do País (condição que vem perdendo para outros estados e para algumas cortes federais). As provas dos crimes de Donati são fartas, mas o dito foi reeleito.

Gildevan Fernandes, estuprador, deputado estadual e pastor, perdeu as eleições em Pinheiros, também no Espírito Santo. Mas continua solto, com apoio de sua Igreja, a Presbiteriana, enquanto a vítima, Débora Cardoso é mantida distante de tudo e de todos no tal programa PROVIDA, de proteção a vítimas e testemunhas.

Gildevan perdeu, mas volta a Assembléia onde seus pares querem saber de tudo menos do que acontece de fato. Seja no estado, ou seja com o estuprador presbiteriano. Deve ter recebido um aviso divino, já que são várias as queixas contra ele de crimes semelhantes. Vai ver é uma nova modalidade de cura. Nessa praga neopentecostal que se espalha pelo Brasil na base do dízimo e casas de alto luxo em Miami.

A Idade das Trevas com design de Edir Macedo, Malafaia e Valdemiro, a tríade que salva.

E que faz parte do governo de Dona Dilma, como fez parte do governo do senhor Lula, aliado de Paulo Maluf.

A OTAN – Organização do Tratado Atlântico Norte – em seu empenho de “libertar” o Afeganistão, tornou a pedir desculpas por um erro num ataque aéreo contra uma região daquele país. Matou três crianças.

Na contabilidade de Mitt Romney “esse tipo de gente” não faz diferença alguma. Obama é mais talentoso na sociedade do politicamente correto. Faz o cínico, lamenta e pede a proteção divina.

Já a briga em São Paulo entre Haddad e Serra é sobre qual “kit gay” é melhor e oferece maiores garantias à família.

É o mundo dos homens, certamente não é o do cão.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS