Precisamos falar sobre Cláudio

Aécio Neves já considera o aeroporto de Claudio encerrado? O problema é que não é o acusado que determina quando uma investigação está terminada. Isso só se decide quando não pairam quaisquer 'dúvidas razoáveis' sobre o negócio escuso. E quem decide é, em primeira análise, o órgão investigativo e em segunda instância, a opinião pública.

Os pontos mais relevantes que precisam ser esclarecidos são:

1. Usar o aeroporto de Cláudio seis ou sete vezes ao ano pode ser considerado como 'uso ocasional'? Nesse caso, onde estão as normas da ANAC sobre funcionamento de aeroportos de forma irregular? O que a ANAC entende por uso 'ocasional' de aeroporto?

2. Quantas vezes - e em que datas - Aécio Neves usou o aeroporto de Cláudio em suas viagens tendo Cláudio como ponto de origem ou de destino? Equívocos repetidos diversas vezes continuam sendo equívocos? E o quê dizer de cidadãos 'comuns' que não usaram o aeroporto por observância do marco legal da aeronáutica?

3. Que outras aeronaves fizeram uso do aeroporto de Cláudio, quem eram os donos e a que frequência se deu o uso?

4. O helicóptero ou alguma outra aeronave do ilustre político mineiro Zezé Perrela fez uso do aeroporto de Cláudio? Em que datas e quem constava da lista de tripulantes e passageiros?

5. Quais as razões que levaram familiares do presidenciável tucano a terem em seu poder as chaves do aeroporto de Cláudio?

6. Como tem sido feito o controle de voos do aeroporto de Cláudio e quem mantém os necessários registros de sua movimentação aérea?

7. Se Cláudio é importante polo industrial de metalurgia, razão econômica aventada por Aécio Neves para que o estado de Minas Gerais investisse cerca de R$ 14 milhões no aeroporto, quais as empresas que fizeram uso do aeroporto de Cláudio desde sua construção em 2007 até 2014?

8. Corretores de terras de Cláudio precisam ser ouvidos para certificarem que o terreno de Múcio Tolentino, tio-avô de Aécio Neves, representava a única e/ou a melhor relação custo x benefício para desapropriação pelo estado de Minas Gerais para sediar o aeroporto de Cláudio.

9. Documentos oficiais tratando do estudo técnico de viabilidade do aeroporto de Cláudio precisam vir à luz e ser do conhecimento público de todos os interessados no assunto.

10. Investigação detalhada em empresas de táxis aéreos da região e que aluguem aeronaves para percursos aéreos interligando Cláudio a Belo Horizonte, Cláudio a Brasília e Cláudio ao Rio de Janeiro precisam ser feitos.

11. Investigação acerca de planos de voos de aeronaves (aviões e helicópteros) de propriedade empresários e políticos mineiros precisa ser iniciada, concluída e divulgada publicamente. O objetivo è saber se o aeroporto de Claudio foi ponto de chegada ou de partida de tais itinerários.

12. Investigação acerca de planos de voos de aeronaves (aviões e helicópteros) de propriedade do governo do Estado de Minas Gerais precisa ser iniciada, concluída e divulgada publicamente. O objetivo è saber se o aeroporto de Claudio foi ponto de chegada ou de partida de tais itinerários. Datas dos voos e nomes dos tripulantes e dos passageiros precisam ser identificados.

13. No caso de o aeroporto de Cláudio ser usado por Aécio Neves, há que se investigar de quem era a propriedade das aeronaves por ele utilizadas.

14. Investigação precisa ser feita para saber como e em que foram gastos cerca de R$ 14 milhões dos cofres públicos mineiros para construção e/ou reforma do aeroporto de Cláudio. Estudos comparativos com os gastos para construção e/ou reforma de aeroportos similares ao que existe em Cláudio também precisam ser identificados.

Daniel Quoist
Carta Maior - 31/07/2014

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