- Foto: Gonzalo Arselli
Foto: Gonzalo Arselli

A Global Ocean Sailing Ventures (GOSV) anunciou que a sede da sua Regata de Volta ao Mundo será a Cidade de Portimão e o nome do evento será Portimão Global Ocean Race.

Esta grande Regata irá partir de Portimão com paragens em Cape Town (África do Sul), Wellington (Nova Zelândia) Ilhabela (Brasil) e Charleston (EUA), antes de regressar novamente a Portimão. Manuel da Luz, Presidente da Câmara Municipal de Portimão comentou: “Portimão é uma cidade do mundo e é com enorme satisfação que seremos palco de um evento desportivo internacional deste tipo. A Portimão Global Ocean Race irá dar-nos a oportunidade de apresentar e promover a nossa grande cidade e convidar velejadores e não velejadores a visitarem-nos e a desfrutarem da nossa inigualável hospitalidade.”

Este acordo com a Cidade de Portimão surge principalmente pelos esforços do velejador Português Ricardo Diniz e sua equipa, no âmbito do seu Projecto 'made in Portugal' e na sua firme convicção de que Portugal está prestes a ser o próximo grande destino mundial para eventos náuticos.

Ricardo Diniz, Velejador comentou: "Estou muito orgulhoso e satisfeito pelo facto que a organização deste evento tenha percebido o espírito do povo Português e o grande potencial de Portugal e todo este Oceano que nos envolve. Estou certo que a nossa grande tradição marítima irá confirmar-se e que Portugal irá dar todo o seu apoio e carinho a este magnífico evento. A Portimão Global Ocean Race é uma grande oportunidade para Portugal a todos os níveis."

Josh Hall, Director da Regata comentou: “Não conseguimos imaginar melhor porto de partida e de chegada para esta regata do que Portimão. É uma cidade dinâmica que representa verdadeiramente o espírito deste evento: inovação, perfeição e espírito de aventura. Sei que os nossos concorrentes apreciarão a hospitalidade desta cidade e o facto de se encontrarem nos ventos alísios em direcção a sul, poucas horas após a partida, será uma grande vantagem.”

Portimão tem condições formidáveis, ao mais alto nível. A equipa Holandesa ABN AMRO, vencedora da Volvo Ocean Race, selecionou Portimão como a sua sede de treinos e diversas outras classes como os TP52, ORMA 60 e F1 da motonáutica fazem parte do calendário de provas desta cidade. A sua dimensão e localização tornam Portimão a cidade perfeita para receber esta grande Regata de Volta ao Mundo.

A Portimão Global Ocean Race terá início em Setembro 2008, rondando posterioremente os cinco grandes Cabos durante a volta ao mundo. Prevê-se que uma frota de 25 a 30 barcos irá partir da Marina de Portimão, regressando nove meses depois, após terem navegado cerca de 30.000 milhas e uma volta ao mundo completa. Cada barco será velejado em solitário ou por duas pessoas, em veleiros de 40 ou 50 pés. É também este conceito inovador que já garantiu um grande interesse internacional.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS