Contato Zé do Pedal em Portugal 917-032-699

http://www.jornalorebate.com.br/128/ze1.jpghttp://www.jornalorebate.com.br/128/ze2.JPG

Desde Novembro de 1981, quando fez sua primeira viagem em bicicleta rumo a Espanha, para assistir naquele país a copa do mundo de futebol, o brasileiro José Geraldo de Souza Castro, 51, conhecido como Zé do Pedal, já percorreu mais de 130.000 quilômetros, em bicicleta, carrinhos de criança e barco a pedal. Conheceu 56 paises, assistiu a 2 copas do mundo de futebol, passou por 2 guerras civis, enfrentou chuvas monzonicas, terremotos e sobreviveu a 5 furacões.

Na tarde de ontem, terça-feira, 22, chegou a Lisboa, onde foi recebido pelo Governador da Região Centro Sul do Lions Clube  de Portugal, Cipriano Pinto, A Vice-Governadora Graciete de Silva Miguel Santos Costa E a Presidente de Divisão, Maria Filomena Costa, em mais uma etapa de sua nova odisseia que começou no dia 10 de Maio em Paris, França: uma viagem de 17.000 quilômetros, passando por 20 países da Europa e África (em um kart a pedal, doado e preparado especialmente para a grande odisseia pela empresa holandesa BERG Toys -www.bergtoys.com), com chegada prevista para Junho de 2010 em Johanesburgo, África do Sul. (França, Espanha, Portugal, Marrocos, Western Sahara, Mauritânia, Senegal, Mali, Burkina Faso, Cote D'Ivore, Ghana, Togo, Benin, Nigéria, Cameroon, Congo, Angola, Namíbia, Botswana e África do Sul).

http://www.jornalorebate.com.br/128/ze3.jpghttp://www.jornalorebate.com.br/128/ze6.jpg

Desde sua partida da Torre Eiffel, Zé do Pedal, fotógrafo, ex-assessor para o meio ambiente do Distrito LC12 do Lions Clube do Brasil, idealizador e fundador da Fundação SOS Planeta Terra, em Quito, Equador e Embaixador para o Meio Ambiente da Fundação APUA Várzea das Flores, já percorreu 2300 quilômetros (13% da viagem), visitou o Palácio de Versailles e as ruinas da cidade medieval de Chauvigny, levou dois dias para cruzar os Pirineus (16kms), percorreu o Caminho Francês e Português da Rota de Peregrinação de Santiago de Compostela, passando por cidades medievais como Pamplona, Hontanas, Hospital de Órbigos (onde cruzou a mais importante ponte do caminho (Honroroso) e vivenciou antigos ritos medievais) e Astorga. Conheceu a igreja românica de Eunate (antiga possessão dos Cavaleiros Templários e um dos bonitos monumentos do Caminho, isolado em meio aos campos verdes de Navarra), o Monastério de Irache, as  Catedrais góticas de Burgos e León, as igrejas de influência mourisca recobertas de ladrilhos, em Sahagún - o Castelo dos Cavaleiros Templários de Ponferrada, o castelo medieval, as igrejas e os maravilhosos jardins de Villafranca del Bierzo, e tantos outros lugares que guardam através dos séculos uma fantástica história preservada em caminhos de fé e empedrados que cruzam bosques e montanhas atravessando rios e vales.

Em Portugal, onde está tendo contatos com diversos membros do Lionismo Luso, através do seu amigo Brito Rocha, Zé do Pedal foi homenageado pelo prefeito da cidade de Belmonte (terra do navegante Pedro Alvares Cabral), Amândio Melo, pelo trabalho que o mesmo vem realizando em prol das crianças com catarata e glaucoma.

http://www.jornalorebate.com.br/128/ze4.jpghttp://www.jornalorebate.com.br/128/ze5.jpg

Na última semana visitou o Santuário de Fátima, expressão maior da religiosidade portuguesa e hoje, quarta-feira, visitará alguns locais Históricos e Turisticos de Lisboa e à noite participa de um jantar com membros do Lions Clubes de Lisboa e a Presidente do Conselho Nacional de Governadores do Distrito Múltiplo 115 Maria Avelina Angeiras

O objetivo do projeto é chamar a atenção das pessoas para dois dos mais graves problemas que afetam a visão, principalmente das crianças, nos países menos desenvolvidos: Catarata e Glaucoma e divulgar junto à comunidade internacional o Programa SightFirst foi lançado pelo Lions em 1989 para combater a cegueira evitável e melhorar a visão. Um número crescente de Lions Clubes aproveita a ocasião para coletar óculos, realizar exames oftalmológicos e de diabetes e planejar programas educacionais para orientar a comunidade sobre a importância da visão e o impacto que doenças como a diabetes têm sobre ela. 

O SightFirst tornou-se não somente surpreendentemente eficaz, mas também impressionantemente eficiente.

Em média, cada US$ 6 em doações resulta em uma pessoa com a visão restaurada ou salva da cegueira. "Acho fantastico que com o mesmo valor de um maço de cigarros e duas latas de cerveja, o Lions Clube realiza uma operaçao de cataratas. Se as pessoas soubessem disso, tenho certeza que cada dia mais haveria mais doaçoes. É por isso que faço esta jornada, porque acredito no coraçao das pessoas e cada dia mais, mais pessoas, em todo o mundo, apoiaram o trabalho que é feito a favor dos mais necessitados. Meu graozinho de areia está sendo colocado para a construçao de um mundo mais justo e mais humano. Espero que cada um faça a sua parte, pois no momento que estao vendo esta noticia, em alguns lugares do planeta, várias crianças estão ficando cegas...e elas não podem esperar". Frisou Zé

O programa SightFirst está ajudando especialmente às crianças. Em parceria com a Organização Mundial da Saúde, o SightFirst lançou a primeira iniciativa global de combate à cegueira infantil do mundo. O projeto está criando 30 centros de atendimento oftalmológico pediátrico em todo o mundo.

Lamentavelmente, 80% das pessoas cegas, em nível mundial, eram desnecessariamente privadas da visão. Por meio do SightFirst, o Lions tem atuado na prevenção da cegueira oferecendo suporte para cirurgias de catarata, ajudando a construir ou expandir clínicas e hospitais oftalmológicos, distribuindo medicamentos protetores da visão e treinando profissionais da área oftalmológica.

O ambicioso Programa SightFirst do Lions restaurou a visão por meio de cirurgias de catarata, evitou a perda severa da visão e aprimorou os serviços de atendimento oftalmológico para centenas de milhões de adultos e crianças. Para continuar e expandir essa iniciativa, o Lions lançou a Campanha SightFirst II.

A cada ano, centenas de Lions Clubes no mundo realizam exames de visão, programas de educação comunitária, coletas de óculos e outros projetos especiais para marcar o Dia Mundial da Visão do Lions, que ocorre em 11 de outubro.

A Campanha SightFirst II permitirá ao Lions ampliar o extraordinário trabalho do SightFirst para continuar a prevenir a cegueira e restaurar a visão. Assim, atuando local e pensando Global, um dos grandes objetivos do clube de serviço é erradicar a Oncorcescose (doença dos rios) da América do Sul até o ano de 2010 e da África até 2020. Outra meta é erradicar o Tracoma até 2020.

Zé do Pedal agradece o apoio de BERG Toys, Foto Universitario, Buynet, Rosfrios Alimentos. Saiba mais: SightFirstII: www.lionsclubs.org, BERG Toys: www.bergtoys.com,

Um agradecimento especial ao CL Brito Rocha, de Portugal e membro do APLIONS, que sempre esta me ligando para saber da viagem e apoiando moralmente.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS