Sociedade Brasileira de Infectologia alerta sobre um dos mais sérios problemas de saúde pública

Todas as pessoas que receberam sangue antes de 1992 têm grandes riscos de estarem infectadas com o vírus HCV, da hepatite C. No Brasil, antes dessa data, o material destinado às transfusões não era analisado para a detecção da doença. Silencioso, o vírus pode não se manifestar por até 20 anos.

Os portadores podem descobrir sua condição em um estágio já muito avançado. De acordo com o dr. João Mendonça, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), aproximadamente 90% das pessoas com o HCV não sabem que estão infectadas. “Isso faz da doença um dos mais sérios problemas de saúde pública, sendo a principal causa de transplante de fígado no país”. No Brasil a enfermidade já atinge 5 vezes mais que a Aids. Segundo o Ministério da Saúde já são três milhões de infectados, 1,5% da população do país.

O vírus é transmitido pelo contato com sangue contaminado. Atualmente as formas mais comuns de contágio são o uso de drogas com agulhas e seringas compartilhadas e manipulação com material contaminado que corte ou fure a pele, como lâminas, bisturis, alicates e agulhas. Segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 170 milhões de pessoas no mundo estão infectados com a Hepatite C.

HEPATITE C

TRANSMISSÃO

transfusão de sangue e derivados antes de 1993 (a partir de 1993 o sangue passou a ser testado e o risco é desprezível, garantindo a segurança em receber sangue e derivados nos dias de hoje);

hemodiálise (pelo compartilhamento de materiais contaminados);

uso de drogas intravenosas (compartilhamento de seringas e agulhas);

manipulação por profissionais de saúde de material contaminado;

gestação ou parto (rara) e relação sexual (rara).

SINTOMAS

Como age silenciosamente a doença raramente provoca sintomas. Sem dar sinais, evolui para quadros graves, como cirrose ou câncer.

PREVENÇÃO

Não existe vacina.

FONTE: Sociedade Brasileira de Infectologia

Sobre a SBI

Fundada em 1980, a Sociedade Brasileira de Infectologia é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter científico. O objetivo principal da entidade é promover o desenvolvimento da especialidade de Infectologia e os intercâmbios científicos, técnicos, culturais e social entre os médicos especialistas. A SBI também é parceira, em diferentes instâncias, da gestão pública na área de Saúde. A organização participa do Programa Nacional de Imunizações (PNI), no Comitê de Terapia Anti-retroviral, na Comissão Nacional de DST/Aids, no Programa Nacional de Hepatites Virais, no Programa de Nacional de Controle da Tuberculos, no Comitê de Preparação do Brasil para a Pandemia de Influenza e na recém-criada Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde, da Anvisa.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS