O tratamento clínico, aliado a medidas preventivas, proporciona mais qualidade de vida e segurança na realização de atividades diárias

São Paulo, 18 de agosto de 2014 – A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia considera as quedas como primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos de idade. Dentre as causas mais comuns estão: a dificuldade de locomoção, osteoporose, fraqueza muscular, sedentarismo e alterações da visão ou audição. Segundo o Dr. Omar Jaluul, Coordenador do Instituto de Geriatria e Gerontologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a queda é um sinal de alerta e tem que ser tratada. Inicialmente, é preciso avaliar a condição visual, neuro-psicológica, cardio-vascular, metabólica, endócrina, ortopédica para mapear a origem do problema.

Embora seja comum durante o processo de envelhecimento, a queda pode sinalizar o início da fragilidade ou indicar outros problemas de saúde, como labirintite e Parkinson. “Uma vez estabelecido um diagnóstico, inicia-se a retomada das condições orgânicas e psíquicas da pessoa idosa, como revisão de medicamentos e realização de atividades físicas de baixo impacto”, afirma Dr. Jaluul.

O médico reforça ainda que a queda pode ocasionar fraturas não aparentes e a movimentação inadequada pode levar a consequências irreversíveis. A melhor opção é chamar ajuda especializada imediatamente. “Além dos problemas médicos, as quedas apresentam custo social, econômico e psicológico enormes, aumentando a dependência e a institucionalização”, alerta o especialista.

Vale a pena ressaltar que a queda pode ser evitada, desde que o idoso e sua família estejam atentos aos fatores que a predispõe, e estabeleçam estratégias de prevenção. Algumas medidas preventivas são:

·  Não utilizar medicações sem orientação médica
·  Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
·  Evitar o excesso de peso corporal (obesidade)
·  Procurar consumir alimentos ricos em cálcio e com pouca gordura, como leite desnatado, queijos brancos e iogurtes, pelo menos três vezes ao dia
·  Ficar exposto ao sol antes das 10 horas ou após as 16h para auxiliar na absorção de cálcio no organismo
·  Usar calçado com solado de borracha ou antiderrapante
·  Instalar corrimão e faixa antiderrapantes em escadas ou rampas
·  Evitar roupas longas que facilitam tropeçar
·  Não andar em pisos úmidos ou molhados
·  Colocar piso antiderrapante no espaço do chuveiro
·  Utilizar suportes de apoio no espaço do chuveiro e vaso sanitário
·  Evitar o uso de tapetes soltos pela casa
·  Não subir em bancos e escada
·  Evitar transportar objetos pesados
·  Manter iluminação adequada em escadas e corredores
·  Evitar deixar objetos pelo chão (brinquedos, jornais, fios elétricos e outros)

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Doenças Circulatórias, Digestivas, Osteomusculares e Oncológicas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital que possui uma das maiores casuísticas do país concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 22 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Comission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS