Durante essa semana estive em contato com várias pessoas  e parentes de pessoas que lutaram pela Democracia na época da Ditadura, sabendo que em alguns relatos a própria Ditadura justificava seus atos  em prol da Democracia. Mas afinal, que tipo de Democracia temos hoje?
Diante de todos os relatos que ouvi, sobre o sofrimento e resistência desses heróis que aqui permaneceram e que aqui lutaram para mudar a Lei do Silêncio, envergonho me em dizer para eles que apesar de termos o Direito de expor todas nossas opiniões sem represálias constituídas  pelo Estado, ainda não vivemos a tão sonhada plena Democracia.
Tenho lido tantos artigos sobre ideiais processos Democráticos em vários países,  sobre o Desejo da Restauração da Ordem do nosso país através da efusiva ação do Estado semelhante a Ditadura, artigos dotados de Ideologias servindo aos objetivos insanos de um grupo sedento pelo viciante cálice do Poder. Diante a esse panorama, me questiono: Será que minha cartela de Rivotri  dará conta de absorver todas essas coisas com passividade sem que eu enlouqueça ao menos por um instante?
E de repente na minha TV, começam a aparecer vários rostinhos bonitos, pedindo a  minha atenção. È claro que nenhum deles me levará para sair, mas pedirão com a insistência de um apaixonado o meu mais sincero voto de confiança.
A Democracia no nosso país, começou a dar seus primeiro passos quando o povo foi às ruas mostrar sua indignação contra a corrupção. Mas assim como uma criança que está começando a andar, ela sentou e não mais se levantou. E como ela ainda não  mais se levantou, ainda estamos esperando por outros que se estabeleça e que se direcione um Direito e Dever  inerentes à nós desde o berço.
A partir do momento que tenho sobre mim a imposição da escolha, isso não é um Poder que me pertence, mas sim que me incube, que me prende e ainda leva meu Domingo, isso torna nosso processo Democrático tenso, stressante, maçante e pouco atrativo, definitivamente isso não é a Democracia em sua plenitude.
Na ultima vez que pesquisei havia 16 partidos políticos  registrados no TSE. Nesse momento, eu já nem sei quantos, pois já é tarde e meu senso de pesquisa a essa hora já não sabe nem distinguir o que é senso. Pois bem, independente de partidos, pude classificar a maioria que eu conheço nas seguintes categorias:

1) Partido Marjoritário: É o partido mais forte, geralmente é o partido que possui maior gama de Poderes ou produtos sociais aglutinados: Poder Econômico, Poder Ideológico e Poder Estratégico.  Geralmente esses partidos possuem grande quantidade de filiados, possuem boa estrutura, liderança e organização para coordenar todos os demais diretórios do partido.

2) Partido de Base: È o partido que integra um dos poderes ou mais do Partido Marjoritário, geralmente esse partido, em casos de eleições a cargos do Executivo. costuma lançar o vice chefe do Executivo com a finaliade de “selar” a aliança com o Partido Marjoritário, claro que o objetivo do Partido de Base é se tornar um partido Marjoritário.

3) Partido Comercial: São os partidos menores, possuem boa estrutura, organização, bons quadros e às vezes até um dos Poderes ou Produtos sociais do *Jogo Situacional ( falarei sobre o jogo situacional em outro artigo). Contudo seus líderes não possuem estratégia política ideológica, mas sim capitalista. Assim, esses partidos costumam sempre compor coligações com os partidos Marjoritários, mas não investem em seus próprios quadros ou quando investem o comercializam em troca de algum favor com um candidato mais forte e que possua maior probabilidade de vencer um pleito.

4) Partido Extremamente Ideológicos. Minha avó já dizia: “ Nem muito ao céu, nem muito à terra”. Pois bem, costumam ser partidos pequenos,  possuem representatividade, mas por muitas vezes defenderem  ideiais “extremamente radicais” não são levados tão a sério, entram e saem do “jogo situacional”.

5) Partidos de incubadora: São partidos recém formados, porém frutos de “divórcios” de outros partidos que já existiram no passado, esses partidos ainda estão formando sua estrutura e ideologia, que muitas das vezes já vem pré fabricada como herança, isso dependerá da liderança do partido: Se for uma liderança Democrática, essa será refletida na Ideologia do mesmo, agora se for uma liderança “coronelista”, já sabe que mais tarde esse partido se encaixará em uma das quatro configurações citadas acima.

Apesar de ser totalmente partidária, tenho a total consciência de que não existe o “partido político perfeito”, pois um  partido é feito de pessoas e pessoas são tendenciosas à falhas. O que se deve procurar  em um partido é saber como foi sua origem, sua história, conhecer seus estatuto e principalmente o perfil de seus líderes,  além de saber como esse partido interage com a sociedade e com o meio onde ele está implantado e até que ponto as ordens das Lideranças marjoritárias podem influenciar nas questões políticas daquele meio social.
Conhecendo um partido, conhece se seu ideal Democrático. Democracia para quem? Para a recém ascendente Classe Média ou para as classes mais baixas ainda dependentes do Bolsa Família?
Democracia para quê? Para que se gaste milhões no “Processo Democrático” ou para que realmente todos tenham o Direito de escolher seus representantes e Futuros Administradores?
Perdão galera de 64, nós ainda temos um porão, nós ainda torturamos jovens pobres de perferia, o Estado ainda estorque a maior parte da sua população. E a Liberdade de expressão? Só nos resta o Facebook, por enquanto...
Continua (...)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS