"Eu sou aquela que desejarem crer que eu seja "... assim Pirandello termina sua peça e inicia um mar de possibilidades e elucubrações ... O escritor toca da impossibilidade de se ver toda a verdade de um único angulo... do julgamento e do preconceito, das varias interpretações de um mesmo fato segundo quem a reproduz e a uma posição de quem as recebe .

Pirandello foi um inovador em sua narrativa e na sua forma . Os vários personagens são ligados pela trama q revela 2 versões para um mesmo fato , através de uma senhora Frolla e um homem Ponza q nas suas descrições como personagens ja carregam uma proposta ao leitor... Como todos os gênios escritores , Pirandello sabe bem do argumento q propõe, vivenciou, ele teve sua esposa internada por anos em um sanatório, suscitando tb muitas dúvidas e interpretações , mais ainda nos dias atuais... Esse pequeno texto deseja abrir apetites diante do universo "pirandelliano" seu humorismo revolucionário,, e Pirandello escreveu ensaio sobre isso é outra vertente do pensamento deste autor que nos dá o mote aqui ,tb parábolas teatrais ... estéticas e filosóficas q tem como seus expoentes em Cinco Personagens em Busca de um Autor ou Uno, Nessuno , Cento Milla ... " a ideia que outros tinham sobre mim e nao era quela que eu reconheceria " esse novamente voltado para a questão da consciência aos dos limites do entendimento em cada um..
Toda a obra de melhor cepa de Pirandello se move sob o signo humorístico na verdade de uma forma tendencialmente constante e conjunta : de um lado agride as "certezas" e desmascara o lugar comum , comportamentos de hábitos imitantes, passando pelo extremo da benevolência e a empatia. 
Para ele é " cômico " " advertir o contrário": advertir da dissonância entre substancia e as formas provoca riso. Se porém conseguirmos passar da advertência do contrario ao " sentimento do contrario ", isto é ,se conseguirmos refletir al di la da aparência que produz a situação humorística, então o riso se transforma em compaixão .Tenho em parte tem essa inspiração pirandelliana ... aguçar , transpor, esmiuçar ...e assim sera ..... se lhe aprouver...

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS