Verdadeiro mar de turistas. Gente do mundo todo. Alegria total. A melhor Copa do Mundo de todos os tempos foi no Brasil. Ganhamos em hospitalidade, brasilidade e, principalmente, na culinária. Noventa por cento dos gringos entrevistados afirmaram que adoraram nosso lugar e que querem voltar.
Fui ver o primeiro tempo de Argentina e Alemanha no Restaurante Atlantis, na beira da piscina do luxuoso Hotel Sofitel, antigo Rio Palace, no Posto VI. Fiquei indignado! A FIFA colocou um monstrengo de três andares em cima da Av. Atlântica, tomando o calçadão, a areia... E a maravilhosa vista do hotel. O tal de “Centro Mundial de Imprensa”. Que alugassem andar em hotel. Que não bagunçassem nosso cartão postal. Passei de carro embaixo desta “coisa”. O motorista lembrou...: “Se Brizola estivesse vivo não permitiria esta merda em nossa Princesinha do Mar”.
E por falar em merda, escutei a seguinte pérola de funcionário de um quiosque: “Estes argentinos estão que nem gato. Fazem um buraco na areia, defecam e tapam”. Bares e restaurante estavam cobrando o uso de banheiro. Cinco Reais para urinar e dez para o dois...
Os Hermanos estavam certos da vitória. O Rio foi literalmente invadido por eles. No final do jogo, ficaram inconformados. Muita pancadaria na praia. Eles apanharam e bateram muito. Vi um grupo arranhando carros com latinhas de cerveja. Foram detidos pela Guarda Nacional.
E por falar na Guarda Nacional, a segurança no Rio de Janeiro foi impecável. Maravilhoso trabalho da PM, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.  Nem uma grave ocorrência foi registrada em Copacabana.  
O Rio torceu pela Alemanha. Pareceu gol de Brasil, quando fizeram 1 x 0. Gritaria, foguetório... No final do jogo então... Uma festa. A rivalidade existe sim. Seria mais uma bordoada em nossa cara se a Argentina ganhasse a Copa aqui no Rio de Janeiro.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS