Já se pode observar o cadáver político, do presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha, passeando pelos corredores da Casa em Brasília. Trôpego e sem encontrar oxigênio puro para acalmar seus pulmões, o “pau mandado” do PSDB, que também é jagunço e responsável em sujar as mãos na tentativa de jogar lama na história, Eduardo transita e exala o cheiro inerente aos que não tem mais viço no corpo e energia na alma.

A sua trajetória, pelos cargos que ocupou nas estatais, até se eleger deputado e presidente da Câmara, é de deixar qualquer família orgulhosa, mas ele conseguiu os feitos sem o suor dos honestos, sem a insônia dos que se preocupam com o bem-estar do próximo. Eduardo chegou aonde chegou porque foi capaz de dizer sim à corrupção e servir de instrumento em negócios espúrios e perversos ao coletivo.

Freqüentador da Congregação Assembléia de Deus, planta as sementes de seus votos nas igrejas com apoio dos pastores. Descobri que seu hobby é a fotografia e que vai inaugurar uma exposição em um salão em Brasília. Isso mesmo, Eduardo também é um artista e sua obra vai estar exposta para todos que admiram fotografia. Será que a fotografia na abertura da exposição vai ser ele e sua família, cada um dentro de um dois oito carros de luxo adquiridos com a propina da Petrobrás? Suponho que a foto da madame treinando tênis na academia da Flórida esteja por lá também.

Por falar em madame, lembrei da famosa frase de PC Farias para o ex-presidente Collor: - “A madame está gastando muito!” A jornalista virou “madame ostentação”. Seu rosto sorridente, seus olhos arregalados, assim como a falsa peruca de Eduardo, virou uma ofensa a todos nós. Ao invés de expor fotografias, ele devia expor os números de suas diversas contas na Suíça e nos EUA.

Eduardo está desaparecendo aos poucos, logo vai estar fora da batalha e não deixará legado algum positivo. Vai ser mais um Zé ninguém que a política, através da casta podre de alguns políticos, manobra nos bastidores para fazer valer atos sem decoro e legitimidade. Eduardo deu ao impeachment a sua cara, deu ao golpe sua voz, mas agora, na iminência de sua morte pública, sairá de cena para viver a vergonha que foi a sua trajetória. Mesmo que sobre uma conta em algum paraíso fiscal, Eduardo foi, é e sempre será um Zé ninguém para os brasileiros.

Ricardo Mezavila |  Escritor

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS