O vírus zika explode de forma significativa e vai penetrando em outros territórios além do nosso, segundo a OMS. No Brasil a organização estima que 1,5 milhão de casos da doença foram detectados. Outros vinte e três países registraram a presença do vírus. Um caso da doença nos EUA ocorreu em um homem que tinha visitado o Brasil. Especula-se aqui que o vírus entrou no país durante a copa do mundo.

Com o advento das Olimpíadas e Paralimpíadas em agosto, no Rio, governos do mundo todo alertam para que mulheres grávidas não viagem para cá. A ocorrência de microcefalia em bebês passou de 147 casos em 2014 para 4 mil em 2015. Reportagem publicada no NY Times ressalta que o Brasil teria aconselhado as mulheres para não engravidarem até que o surto passe. O Ministério da Saúde nega o conteúdo da reportagem.

A crise financeira do governo do Rio de Janeiro se instalou definitivamente nos hospitais. O Hospital Universitário Pedro Ernesto, um dos mais atingidos, está antecipando a alta de pacientes e suspendendo cirurgias eletivas, somente 30% dos leitos estão ocupados. A Faculdade de Ciências Médicas da Instituição é considerada uma das melhores unidades formadoras do país.

Pelos corredores do hospital quase não se vê médicos e pacientes, mas sacos de lixo amontoados a espera de recolhimento. No centro cirúrgico, com capacidade para mais de uma dezena de procedimentos ao mesmo tempo, apenas uma cirurgia complexa é realizada por dia, além de uma e outra com maior urgência.

O governador Pezão parece perdido no caos, lembra um cego em meio ao tiroteio. E não pode dizer que pegou o estado às escuras, porque seu antecessor e mentor, Sergio Cabral, teve dois mandatos a frente do estado. Enquanto isso, o prefeito Eduardo Paes, festeja suas obras, empresta dinheiro para o estado, parece que vive uma no mundo de “Bob”, em uma realidade distinta. É claro que a crise mundial, a baixa no preço do barril de petróleo e a crise política, são eventos importantes nesse momento “destrambelhado” do nosso amado Rio de Janeiro.

...e o Eduardo Cunha, hein?!

Ricardo Mezavila
Escritor

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS