Poderá se perguntar: Existem mesmo pessoas que teriam a coragem de chorar com o objetivo de ganhar o seu o sustento? A maioria das pessoas está pasma porque não sabiam que esta profissão já existia antes de Cristo e se estende, a saber, até aos nossos dias... No dias do antigo Israel, essas mulheres, conhecidas profissionalmente como carpideiras, eram contratadas para entoar canções tristes e chorar em ocasiões de falecimento de um amigo ou de um ente querido.
As vésperas da destruição da cidade de Jerusalém, Deus solicitou ao profeta Jeremias que chamasse as carpideiras para que estimulassem seus moradores a chorar pelos seus gravíssimos pecados que cometiam e, quem sabe, levá-los ao arrependimento. Jerusalém estava impregnada de violência, imoralidade, corrupção e de adoração a deuses falsos. Observe o que diz um relato bíblico: O Deus o Todo-Poderoso, cujo nome é Jeová, disse: “Atenção! Chamem mulheres que são pagas para chorar, mulheres que saibam cantar músicas tristes”. O povo disse: “Que elas venham depressa e cantem uma canção triste para nós para que os nossos olhos se encham de lágrimas e fiquem molhados de tanto chorar”. (Jeremias 9: 17, 18). Sim, o povo concordou que as carpideiras viessem, provavelmente, por saberem que estas mulheres experientes poderiam cantar canções emocionantes e levá-los ao choro, e, por sua vez, quem sabe, ao arrependimento.    

O nosso tempo não estaria semelhante ao da cidade de Jerusalém? Se dermos uma simples expiada ao nosso redor, veremos, sem nenhum esforço, que está muito pior, principalmente, por abranger, não apenas uma cidade, mas o mundo inteiro. É importante lembrar que os problemas da cidade de Jerusalém têm uma relação profética com os nossos dias turbulentos. Não seria por caso que a violência, a injustiça, a desunião e a insegurança aumentam sem parar. A maioria das pessoas não mais se importa com o sofrimento alheio e, em muitos casos, não derrama uma lágrima pelos próprios entes queridos falecidos. Neste caso, quem tem dinheiro, contrata as empresas funerárias que oferecem serviços especializados, com mulheres experientes, as antigas carpideiras, para prantearem pelos seus mortos.
Como o nosso velho mundo mudou! Num passado recente, quando falecia até mesmo um estranho, ficávamos realmente tristes e pesarosos, a ponto de não se ouvir música durante meses e até anos. Hoje, infelizmente, a falta de amor é tão evidente que as pessoas não mais se sensibilizam por uma pessoa que foi acidentada violentamente, cujo cadáver esteve estendido em via pública. Nessa ocasião, as pessoas ficam brincando umas com as outras na frente das câmaras da TV, como se estivessem se divertindo numa festa. Alguns mandam mensagens a seus parentes e amigos, que estão em casa assistindo aquela cena horripilante; outros mostram o emblema de seu time preferido; ainda outros afirmam que aquele indivíduo merecia estar morto por ter sido muito ruim, provando assim que, mesmo numa situação como esta, não há respeito nem solidariedade.
 A Bíblia relata que, nos últimos dias a maldade iria se espalhar tanto que o amor da maioria iria se esfriar. O seguinte relato bíblico inspirado revela mais do que isso, notem: “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias haverá tempos críticos difíceis de manejar? Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem auto-domínio, ferozes, sem amor a bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulho, mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus, tendo uma forma de devoção piedosa mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder;...”  (Confira em sua Bíblia, 2 Timóteo 3: 1 – 5)
 Com certeza, o tempo em que vivemos, está levando as pessoas a demonstrarem as referidas qualidades indesejáveis da profecia bíblica. Por não existir mais amor, ressurgem em todos os países, inclusive no Brasil, as profissionais do choro - as carpideiras - mulheres pagas para chorar. Perante a escassez de amizade entre os seres humanos, já há quem diga que o amor não só esfriou, mas, congelou. Não há dúvida de que a afeição natural deixou de existir mesmo, entre os próprios familiares.
O momento parece desesperador, mas há esperança por intermédio do Reino de Deus. Muito em breve, Jeová assumirá o controle dos assuntos na terra. Problemas como a velhice, que não tem cura, serão solucionados. Nesta época, não teremos motivos para contratar as carpideiras para nos ensinar a chorar pelos entes queridos falecidos, porque não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor e nem dor; todas as coisas ruins serão coisas do passado e, acima de tudo, por ter acabado a imperfeição humana, amaremos o nosso próximo de verdade. (Revelação/Apocalipse 21: 3-5)

                       Sebastião Ramos-funcionário público federal
                                       Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS