Antes de compartilhar com você o conhecimento que tenho sobre esse pensador, considerado pai da Filosofia e marco divisório entre a Filosofia da Natureza e o Estudo das idéias e do pensamento, pretendo adverti lo caro leitor acerca dos perigos das idéias: uma simples idéia ou um ideal é capaz de mudar vidas, nações, derrubar impérios e outras até mudaram o mundo.
Sócrates não foi exceção à regra. Nascido por volta de 469 a.c, teve uma clássica educação ateniense e por volta dos seus 39 anos de idade se deu conta de sua missão: Guiar às pessoas ao destino de sua própria sabedoria. Sim, meu caro leitor: Sócrates acreditava que todo ser humano era capaz de entender todas as verdades filosóficas existentes, ele acreditava que toda idéia exteriorizada é algo que já vem de dentro. Para alcançar tal objetivo Sócrates usava o método da retórica ou do diálogo, acostumava abordar pessoas nas praças do mercado de Atenas com perguntas sobre os mais variados assuntos que envolviam sua realidade como se nada soubesse e através desse método convencia seu interlocutor de sua própria ignorância, este uma vez convencido de sua ignorância, buscava outras formas de se encontrar uma verdade ou idéia sustentada por verdadeiros argumentos. E essa era origem do verdadeiro conhecimento para Sócrates: partir do reconhecimento de sua própria ignorância.
Eu poderia gastar várias páginas falando sobre a vida de Sócrates, mas sei meu caro leitor que se caso queira saber encontrará muitas outras fontes que melhor lhe informarão. O fato aqui é como Sócrates pensava. Ele acreditava tanto nas suas idéias que deu a vida por elas: Por volta de 399.a.c Sócrates foi condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude e de não acreditar nos Deuses. Mas o verdadeiro motivo da prisão de Sócrates foi o medo em vista à ameaça que Sócrates representava aos governantes, pois os mais perigosos são aqueles que questionam. Pois as perguntas levam á reflexão. Responder não é tão perigoso quanto perguntar.
O próprio Sócrates comparava Atenas a uma égua preguiçosa e ele ao mosquito que lhe picava o lombo para prová-la que ainda estava viva.Em Apocalipse 3.1, pode se encontrar também a seguinte afirmação: " Tem nome e fama de que vives, mas estas morto." Percebeu uma certa semelhança de idéias caro leitor? Isso é só uma pequena parte da influencia cultural grega que herdamos na nossa cultura Ocidental, principalmente na parte que tange os dogmas do catolicismo. Pois bem, o que Sócrates quis afirmar com isso é que quando pensamos que temos todas as respostas e paramos de nos questionar , nosso espírito simplesmente falece, viramos somente corpos vazios e errantes, verdadeiros zumbis sem perspectiva. Com certeza você já deve ter conhecido e visto muitas pessoas assim.
É preciso entender que o que nos movimenta é o que nos inquieta. As buscas significam questão que precisam ser resolvidas. O conformismo ao status quo só nos leva a regredir na escala de evolução e isso é um crime, tendo em vista que somos seres possuem um potencial racional exponencial e ainda inexplorável. Assim como Sócrates,cerca de 399 anos depois o próprio Jesus também questionava a sociedade em que vivia, ele foi um marginalizado que pregava uma nova ideologia e que também pagou um alto preço por isso.
Se Sócrates vivesse no nosso continente, no nosso país, na nossa cidade o que ele pensaria sobre isso? Será que ele teria se questionado sobre a postura dos nossos governantes? Será que ele aceitaria as coisas simplesmente como são? Será que ele se conformaria com o descaso e com a negligencia?
Lembre se leitor: Não se conforme com as respostas resumidas, mas procure fazer as perguntas certas.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS