Aristóteles é um dos pensadores mais conceituados de sua época, mas desprezo a forma como ele pensava acerca do papel da mulher na sociedade, você pode pensar meu caro leitor que essa forma era uma influencia da sociedade na época, mas a idéia que Platão, pensador anterior e contemporâneo a Aristóteles, tinha a respeito das mulheres era totalmente contrária: " Um Estado só pode ser considerado forte quando suas mulheres são educadas em igualdade aos homens".
Aristóteles pensava que as mulheres só possuíam as funções geradora e receptora, pois segundo ele toda o ser humano que iria nascer já estava pronto no homem, a mulher só o recebia e o gerava.
Bom, mas vamos deixar essa parte amarga de Aristóteles de lado e partir para o que nos interessa: A parte Política.
Aristóteles foi o primeiro pensador a afirmar que o homem é um ser Político e faz uma análise das três formas de governo: Monarquia, Aristocracia e Democracia.
Segundo ele, a Monarquia pode ser uma boa forma de governo, desde que o monarca com os poderes concentrados em suas mãos não se torne um tirano. A Aristocracia também pode ser uma boa forma de governo, desde que esse pequeno grupo de pessoas que governam não visem somente seus interesses, mas que tenham a consciência de estarem governando para um povo.
Para ele a Democracia seria a forma de governo ideal, pois são todos que governam, não é somente um como na monarquia, nem um pequeno grupo como na Aristocracia. Na Democracia todos estão envolvidos, pois escolhem seus lideres e participam com ele no processo de escolha dos melhores recursos e produtos para a cidade. Mas como nem tudo tem um final feliz, a Democracia também pode ter o seu lado perverso, a Democracia quando usada para benefícios particulares pode se tornar uma máquina de controle da plebe ( Povo).
Agora, vamos refletir: Qual é nossa forma de governo? Será mesmo que se tem governado do povo para o povo? Será que algumas atitudes tomadas pelos governantes que nós escolhemos para a nossa cidade tem beneficiado a maioria ou somente uma pequena parte da população?
Será que a nossa amada cidade, criou para si um câncer em sua Democracia? Pense nisso querido leitor.


Jenifer da silva Maciel
Twitter: @jeninhamaciel

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS