A escritora e poetisa Regina (Regininha) Moreira, de Macaé-RJ - também professora e servidora deste município, trabalhando atualmente no Pré Vestibular Social -, vem já a algum tempo com o anseio de realizar mais uma obra valiosa para nós. Ela - que já coordenou a ‘Sala de Leitura Infantil Monteiro Lobato', no Centro Macaé de Cultura - agora quer lançar mais um livro em sua carreira, livro este que é em parceria junto à sua amiga de turma, Humbelina Gurgel. Ambas estão pesquisando fotos e depoimentos de ex-alunas do colégio ‘Instituto Nossa Senhora da Glória' (Castelo), na época em que só estudavam meninas - assim como elas duas -, período esse que foi pelas décadas de 60 e 70. Regininha e Humbelina já conseguiram colher uma quantidade considerável de materiais, porém ainda falta fotos e depoimentos de outras ex-alunas do Castelo, para o término da obra. Por isso, pedimos à quem puder colaborar, que enviem email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
http://www.jornalorebate.com.br/279/regininha2.jpg
Regininha Moreira está feliz com essa nova empreitada, mas reconhece que não é fácil localizar tantas ex-alunas. "Está sendo custoso achar o grupo de alunas daquela época. A minha específica turma é mais fácil de localizar porque não perdemos o contato, e mesmo aquelas que não moram mais em Macaé, continuam mantendo vinculo. Sou da turma de conhecidas mulheres da sociedade macaense como: Maria Carmem Tatagiba, Catarina (que trabalha na Educação), Selma Borges, Rita (filha de D. Dionéia), Sandra Simone Paes Nunes Sardinha, Enaile Foligno (filha de Antônio Carlos Pinto de Carvalho, ‘Penetra'), Alina Braga (filha de Luisa - professora de pintura), e outras.", explica Regininha, que está recebendo todas as fotos e depoimentos por email.

Este livro será um presente que a história do Castelo vai guardar, pois será composto de depoimentos e fotos de ex-alunas que estudaram lá numa época exclusiva em que só cursavam pessoas do sexo feminino.

E que vocês 2 consigam - Regininha e Humbelina - localizar o número maior possível de ex-alunas do Castelo. Com certeza de que o livro será editado com belos testemunhos e retratos, e a partir disso, será mais uma maravilha deslumbrante na história cultural de Macaé, e principalmente do Castelo.


Raphael Guedes Marinho.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS