Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de Julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I, antes de Cristo - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem baptizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.
O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avós, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você lembra deles.

Celebrando o "dia dos avós"
www.agencia.ecclesia.pt
‘Temos de estar disponíveis para ajudarmos os filhos, quando eles mais precisam, ajudando a criar os netos’ – foi desta forma simples, incisiva e paradigmática, que, há dias, um avô se referia ao quarto neto, prestes a nascer.
Ora, ocorrendo, na próxima terça-feira (dia 26 de Julho), o designado ‘dia nacional dos avós’, surgiu-nos a ideia de escrever uma carta aberta a todos esses e essas que fazem hoje uma função imprescindível na nossa sociedade. Terminamos propondo uma breve oração para avós e netos, dada a necessária consonância entre uns e outros à luz da fé cristã.
- Vós que vistes os filhos dos vossos filhos, cumprindo a bênção nupcial do dia do vosso matrimónio, sois hoje uma referência viva, tanto pela idade como pela segurança e até pelo tempo de que dispondes.
- Quando se diz, popularmente, que ser avó/avô é ser mãe ou pai duas vezes, certamente, o sentis com mais verdade ao olhardes com ternura os vossos netos ou netas. Neles se decanta o rigor da vossa vida e o sentimento da vossa maternidade e paternidade.
- Agora já podeis aliviar o jugo da exigência, pois tendes outra compreensão da vida, relativizando as alegrias e valorizando as agruras. Agora já tendes estatuto de maior cumplicidade com as travessuras de vossos netos e netas...
- Ou será que tendes de assumir, agora as responsabilidades da exigência porque os vossos filhos é que se tornaram os ‘avozinhos’ em idade serem pais?
- Não estará a ser subvertido o processo educativo, quando os avós assumem aquilo que os filhos deviam – em razão da idade, da força física e psicológica e, mesmo, das energias da vida – responsavelmente tomar nas mãos e na condução dos seus filhos?
- Com tanto proteccionismo, por parte de tantos avós, não estaremos a criar uma sociedade de menores, mesmo que até já tenham filhos?
- Ou será que a profissão, a vida social e as questões do imediato se estão a sobrepor à condição de filhos e de avós?
- Na proximidade ao dia que vos é dedicado como que sentimos a salutar alegria de vermos tantos avós (homens) com os netos pela mão ou conversando as avós atentamente sobre questões do dia a dia com netos e netas.
- Também podemos perceber a graça da transmissão da fé – agora mais personalizada e amadurecida – aos vindouros.
- Vós sois os baluartes do amanhã. Vós sois as colunas do futuro. Vós sois a salvaguarda dos valores. Vós sois, hoje e cada vez mais, o suporte da família e da sociedade...
- Aos avós que se possam sentir mais isolados, tristes e desprezados, queremos dizer-lhes: o vosso património espiritual nunca se apagará, mesmo que já não consigais ter a velocidade do raciocínio ou a despreza de outros tempos.
- Sabei com toda a serenidade: vós sois o rosto de Deus. Assim todos nos possamos engrandecer, no futuro, sendo avós de verticalidade, de palavra e de compreensão...
Sugerimos, agora, uma breve oração de compromisso para avós e com os netos, a podemos rezar no dia de São Joaquim e Santa Ana:
Como avós vimos, hoje, agradecer-vos, Senhor, o dom da vida que nos destes,
pois vimos cumpriu-se o desejo de vermos os filhos de nossos filhos,
na prossecução da vida, do amor e da concórdia connosco mesmos e uns para os outros.
Como avós vimos, hoje, agradecer-vos, Senhor, todos os benefícios,
que na nossa vida recebemos,
e todos os sinais do Vosso amor para connosco.
Houve momentos em que Vos compreendemos,
mas muitas vezes Vos deixamos escapar da nossa vida... tão ocupada!
Neste dia, por intercessão de Santa Ana e São Joaquim,
entregamos todas as nossas preocupações
tanto pessoais como familiares;
os nossos medos e angústias, as nossas alegrias e consolações;
os nossos projectos e intenções.
Nós nos aceitamos, Senhor, tal como somos,
com a nossa história de vida e de sentimentos;
com as desilusões, anseios e até os nossos pecados,
tanto do passado como no presente.
Senhor, como avós neste tempo:
queremos colocar a nossa vida à vossa disposição;
queremos ser construtores da paz e do perdão;
queremos ser sinais de amor nesta sociedade,
dando o nosso contributo e colaboração activa e actuante,
tanto com a nossa família como na sociedade e na Igreja.
Ajudai-nos, Senhor, a viver a nossa missão de avós,
tornando-nos disponíveis para os nossos netos
pela presença, pela ternura e pela compreensão.
Com São Joaquim e Santa Ana
assim o queremos, o desejamos e nos comprometemos a fazê-lo
neste tempo e nesta terra... onde vivemos!
Mais do que festas e flores, aplausos e discursos, desculpas ou acusações, por ocasião do ‘dia nacional dos avós’, queremos agradecer o testemunho de tantos homens e mulheres, que se dedicam aos seus netos, se esforçam por manifestar o amor traduzido em gestos e sinais, suplicando a Deus, por intercessão de São Joaquim e de Santa Ana, que tenhamos muitos e santos avós no seio das famílias, nas nossas paróquias e na sociedade em geral, pois deles depende o equilíbrio humano, espiritual e cultural do nosso país.
Obrigado, avós!
A. Sílvio Couto

Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS