Os sorteios para a ordem dos desfiles das agremiações no Grupo Especial e de Acesso A no carnaval carioca 2012 levaram o jornalista Leonardo Bruno a fazer ‘adivinhações' sobre quais deverão ser bem e malsucedidas. Responsável pela seção "Roda de Samba" no matutino carioca pertencente às Organizações Globo, jornal Extra, o citado jornalista provavelmente tenha se escudado no tabu corporativista existente na categoria profissional dos jornalistas e no mundo do samba, que é erroneamente considerar como antiético analisar opinião entre pessoas dessas áreas. O fato é que no jornalismo há ombudsman, profissional encarregado disso. Não é este o meu caso, simplesmente sou um amante carnavalesco.

Considerado especialista, o jornalista iniciou texto publicado na "Roda de Samba" do Extra, dia 25 de julho passado, afirmando que o carnaval já começou a ser decidido através do sorteio da ordem dos desfiles, por ser um dos pontos fundamentais da Folia porque define a agremiação campeã. Ele afirma não levar em consideração o fato de existirem agremiações que foram campeãs desfilando no domingo e na 2ª feira de carnaval. O jornalista considera como verdade (confundida como absoluta) a posição no desfile, pois, interferiria decisivamente no desempenho de uma agremiação. Ele recorre aos casos da Mocidade (2005) e do Salgueiro (2006) que abriram os desfiles e tiveram suas piores colocações.

De acordo com o jornalista, em 2012 enquanto agremiação ascendente ao Grupo Especial (GE), a Renascer de Jacarepaguá tem como desafio abrir os desfiles, uma vez que nos últimos 10 anos só a Vila Isabel em 2004 e a União da ilha em 2010 conseguiram as proezas de fazerem isso e se manterem no GE. Aqui, chamo a atenção para o ‘esquecimento' do jornalista. Isto é, a própria Vila o desmente nessa coisa de que posição (ordem) no desfile define a agremiação campeã. Ou seja, muito mais que abrir desfile e permanecer no GE em 2004, a agremiação de Noel e Martinho depois de ser a 10ª colocada em 2005, em 2006 a Vila Isabel foi a 5ª a desfilar no domingo quando se sagrou campeã.

Para o jornalista, no entanto, a Vila e a Grande Rio são agremiações que segundo ele têm tido bons momentos, mas ainda falta um pouco para o patamar onde está Estação 1ª de Mangueira, Portela, Beija Flor e Salgueiro. Que, segundo ele, são agremiações que tem grandes torcidas e em geral promovem bons momentos na Passarela da Sapucaí. Por isso, o jornalista declara que não gostou da Vila ser sorteada como a última a desfilar no domingo e a Grande Rio como a última de segunda feira. Na opinião dele, encerramento de desfiles deve ficar a cargo de agremiações como Mangueira, Portela, Beija Flor e Salgueiro que chocalham e arrebatam o já cansado como um todo público. Nisso, concordo com ele.

Por sua vez, não compartilho da exagerada preocupação do jornalista com o desfile 2012 da Portela. Embora a crítica dele ao fato da LIESA tentar "esquecer" o título de 1984 seja correta, a agremiação é a majestade do samba - ou seja - é a que tem maior número de títulos (21). A agremiação dos bairros Oswaldo Cruz e Madureira será a 2ª a desfilar no domingo e isso não significa "a pior coisa que poderia ter acontecido" com escola de Natal, Paulo da Portela, Candeia, Clara Nunes, Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. Depois do traumático incêndio em 2011 que pela 1ª vez fez a Águia não ser julgada na Avenida, não será necessariamente por isso que o mencionado sentimento de "mudança" acabará.

O jornalista considera que as agremiações Porto da Pedra e União da Ilha ficaram em boas posições nos desfiles. Para ele, a Ilha que será a 2ª a desfilar na segunda feira está em um horário, segundo o jornalista, considerado filé mignon. Ainda de acordo com ele, a Porto da Pedra que será a 5ª a desfilar no domingo, o fará sem nenhum bicho-papão antes, o que pode deixá-la confortável para fazer uma boa apresentação. Para o jornalista, isso, a Porto da Pedra não faz há muito tempo. De tudo isso, se deduz que o jornalista esteja considerando duas agremiações vencedoras da era Sambódromo (Imperatriz e Mocidade Independente) cartas fora do baralho. Isso é dado a entender pelo jornalista em seguida.

Quer dizer, ele diz que a São Clemente se deu relativamente bem porque irá abrir os desfiles na 2ª feira, sendo a chance da agremiação de se livrar da sina de ioiô, pois tentará manter-se no GE, desde que caiam a Renascer de Jacarepaguá e agourentamente alguma outra agremiação que desfilar no domingo. Como se vê, o jornalista nem chega a falar alguma coisa acerca da Unidos da Tijuca. Então, ele passa a falar das agremiações do Grupo Acesso A. Para ele a ordem ficou muito boa, começando bem para cima com a Tuiutí e terminando com o peso da Cubango de Niterói. De acordo com o jornalista, no meio dos desfiles alternam-se Rocinha, Estácio, Viradouro e Império Serrano, que são grandes forças.

Para ele, os desfiles do Acesso A com nove agremiações vai ser muito gostoso. Aliás - ressalta o jornalista - falando em número de agremiações, foi um erro colocar no GE sete no domingo e seis na segunda feira. E - com a minha concordância - ele indaga: Se todas as agremiações preferem desfilar no 2º dia, porque perder a chance de ter mais uma a desfilar nesse dia? Ele lembra que em 2007 também desfilaram 13 agremiações, tendo a segunda feira uma a mais a desfilar, em cuja oportunidade a sétima a desfilar, ou seja, na manhã de terça feira de carnaval foi a que se sagrou campeã (a Beija Flor de Nilópolis); concluiu o jornalista responsável pela seção "Roda de Samba" no jornal Extra, Leonardo Bruno.

Por Grupo a ordem dos desfiles das agremiações no carnaval carioca 2012 é a seguinte: Especial no domingo (Renascer, Portela, Imperatriz, Mocidade, Porto da Pedra, Beija Flor e Vila Isabel). Na segunda feira (São Clemente, União da Ilha, Salgueiro, Mangueira, Unidos da Tijuca e Grande Rio).

Acesso A (Tuiutí, Rocinha, Estácio, Inocentes, Império da Tijuca, Viradouro, Santa Cruz, Império Serrano e Cubango).

Aceso B (Santa Teresa, União de Jacarepaguá, Sereno, Alegria, Arranco, Curicica, Mocidade de Vicente Carvalho, Tradição, Caprichosos, Unidos de Padre Miguel e Difícil é o Nome).

*jornalista - um dos fundadores do GRANES Quilombo junto, dentre outros, com o saudoso portelense Candeia, assim como o Mestre é torcedor da Portela, sem distorcer.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS