A Liga ‘Independente' das Entidades Carnavalescas de Macaé (LIECAM) retomou o projeto "LIECAM o ano todo". No entanto, a Folia realizar-se-á na ‘Cidade do Samba' situada na Linha Verde, entre os dias 29 de fevereiro e 02 de março vindouro. Em outras palavras, na atual capital brasileira do petróleo a eterna Princesinha do Atlântico o carnaval, pelo 2º ano consecutivo, será fora de época. Não é informação dantesca. Nem o bom, satírico e preconceituoso "Samba do crioulo doido" do saudoso compositor, jornalista e escritor o mukala (branco) Sérgio Porto o ‘Stanislaw Ponte Preta' cuja letra diz ‘Chica da Silva obrigou a Princesa (Isabel confundida com a Imperatriz) Leopoldina a se casar com Tiradentes'.
O fato é que a imprensa burguesa local acriticamente "noticiou" que o citado projeto foi retomado dia 14 de janeiro passado no distrito serrano macaense de Glicério, em cuja ocasião se apresentou a "bateria" da LIECAM. Ainda segundo a imprensa, o projeto foi realizado no calçadão comercial único, na Avenida Ruy Barbosa, no centro sábado, dia 21 de janeiro. Também de acordo com a acrítica informação da imprensa burguesa local, o projeto "LIECAM o ano todo" conta com as participações de equipes dos seguintes órgãos governamentais: Da prefeitura (Núcleo de Saúde Integrativa, Programa DST/AIDS e Centro de Controle de Zoonoses), da Defesa Civil Estadual e alunos da Escola Técnica José Rodrigues.
Quem prestou tais informações à imprensa não foi nenhum assessor de Comunicação, mas, sim o assistente social da LIECAM Fabiano Souza Porto. Segundo Porto, o projeto (embora se denomine ‘carnaval o ano todo) é um trabalho de promoção da saúde, que é realizado desde o ano passado. "Tanto a LIECAM quanto as escolas de samba se uniram no ideal de levar junto com os mencionados órgãos governamentais saúde, educação e cultura à população - dentre as quais - estão orientações sobre dengue e outras doenças, pequenos serviços de enfermagem, cartilhas e folhetos preventivos acerca de saúde. Os próximos eventos de atendimento, suas datas e locais serão devidamente divulgados"; frisou.
Por sua vez, o presidente da LIECAM o servidor público municipal José Carlos Antônio, o ‘Dica' afirmou que as agremiações carnavalescas macaenses estão se "qualificando" para, segundo ele, em um futuro próximo conseguirem os tão sonhados barracões para atenderem suas comunidades, conforme ocorre nos barracões de suas similares as escolas de samba dos grupos especial e de acesso do carnaval carioca. ‘Dica' disse, por fim, que o projeto "LIECAM o ano todo" soma forças com os mencionados órgãos governamentais notadamente nas áreas de saúde, defesa civil uma vez que quem ganha com isso é a população com as melhoras em suas condições de vida e acesso à cultura, educação e saúde.
Porque o carnaval macaense pelo 2º ano consecutivo será injustificadamente fora de época.
Porque a Folia, que é corretamente bancada pelo poder público, fica a mercê da vaidade, arrogância e incoerência do alcaide local. Para se ter uma idéia, desde o ano de 2011 o prefeito licenciado Riverton Mussi (PMDB) injustificadamente imita o carnaval fora de época realizado a partir do ano de 2010 no vizinho município de Campos dos Goytacazes. Nele, ao realizar a Folia fora de época pela 1ª vez em 2010, a prefeita Rosinha Matheus (PR) o fez justificadamente devido às fortes chuvas que inundaram a vizinha cidade às vésperas do carnaval. Não se sabe por que, mas o fato é que a Folia Campista prossegue fora de época. Já em Macaé isso ocorre para a satisfação da vaidade, arrogância e incoerência do licenciado alcaide. Haja vista que, só assim ele pode participar da Folia Carioca onde, nem em termos de carnaval, é coerente. Afinal, o alcaide macaense desfila pela campeã Beija Flor embora seja torcedor da União da Ilha.
*jornalista - no Rio é torcedor da Portela e em Macaé da Princesinha onde foi diretor de Relações Públicas, atualmente a função é de diretor de Comunicação & Marketing em 1982, ano do último título conquistado pela agremiação no grupo especial.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS