O PARADIGMA DA CIÊNCIA - Uma Questão Transcendental

http://www.jornalorebate.com.br/338/radio.jpg
Rádio de válvulas (1950)

O termo Transcomunicação foi criado na década de 1980 pelo professor Ernest Senkowski, com a junção dos vocábulos Comunicação e Transcendente, definindo uma comunicação que ultrapasse os limites do mundo em que vivemos, ou seja, o mundo físico. No entendimento espiritualista, uma comunicação com o mundo dos espíritos.  O termo Instrumental mostra o meio pelo qual essa Transcomunicação é conseguida: aparelhos, instrumentos. 
De forma geral, podemos dizer que TCI responde pela "comunicação com o mundo espiritual utilizando, como meio, os aparelhos (normalmente eletro-eletrônicos)".
A idéia de se comunicar com os espíritos através de aparelhos eletrônicos é  bem antiga. Este fenômeno começou a ser conhecido e divulgado através dos esforços do  pesquisador sueco Friedrich Juergenson, em 1959  o mundo começou a conhecer o fenômeno das vozes eletrônicas.

Parto do princípio de que, pelas minhas experiências e vivências  na Transcomunicação Instrumental (TCI),  a comunicação não se dá somente através do instrumento; é preciso que o ser humano  esteja  presente para que haja  o canal que vá  fortalecer este fenômeno e assim formar este CAMPO DE CONTATO. Podemos perguntar, então, por que lançar mão da canalização da comunicação por meios eletrônicos  se temos  inúmeros médiuns utilizando suas faculdades mentais e percepções extrassensoriais nos ajudando através da psicografia? .  A resposta é simples,  muitos também querem escutar, medir, ouvir as mensagens, interagir diretamente. Por este motivo a  Transcomunicação desperta o interesse e é na verdade um fenômeno de efeito físico.
No Brasil, temos alguns pesquisadores que vêm trabalhando com muita seriedade para o aprimoramento da Transcomunicação Instrumental. Dentre eles: Clóvis Nunes da Bahia
Minhas pesquisas, particularmente, têm sido  baseadas nas orientações do  Profº  Clóvis Nunes e  são praticadas através de captação de vozes, utilizando  alguns rádios, de dois a três e as vezes quatro, conectados entre as estações para gerar o ruído ( favorece a captação da voz paranormal), um gravador  digital, um computador com um programa para analisar as vozes e um microfone de bom alcance .
A Transcomunicação Instrumental tem um significado especial em minha vida, pois o aprendizado através da comunicação exercida é gratificante, crescente e eterno, me proporcionando a paz interior e a certeza de que o espaço que nos separa de nossos entes queridos que já se foram  é estreito e possível de atingir.
Suely Raimundo

Entrevista postada na revista eletrônica O CONSOLADOR , edição de nº 261

Suely Aparecida Pinheiro Raimundo: 
“Não vejo a TCI distante dos centros espíritas”
A conhecida pesquisadora da área da Transcomunicação Instrumental (TCI) fala sobre suas pesquisas e a relação 
entre a TCI e as casas espíritas

http://www.oconsolador.com.br/ano6/261/Suely_capa.jpgSuely Aparecida Pinheiro Raimundo (foto), natural de Tupã-SP, reside atualmente em Porto Alegre-RS. Profissionalmente, atua na área da nutrição com ênfase em Gerenciamento Ambiental, que estuda produções e tecnologias mais limpas para alimentos em geral, e é, além disso, pesquisadora na área da Transcomunicação Instrumental (TCI).

Simpatizante da Doutrina Espírita, não atua no meio espírita nem é vinculada a nenhuma instituição. Titular do Blog Transcomunicação Instrumental -http://transcomunicacaoinstrumental.blogspot.com.br/ -, é autora de vários artigos e trabalhos. Nesta entrevista, o tema tratado versou sobre TCI, pesquisas e avanços.

A Transcomunicação Instrumental (TCI) é hoje amplamente divulgada. Em sua opinião quais as contribuições que ela pode oferecer às pessoas?
Aos que procuram a TCI em prol do amor, ela, com certeza, trará a paz interior, mérito dado pelos nossos amigos do lado de lá.  
Corre-se o risco de a TCI ser uma pesquisa que se desvincule do Espiritismo ou ela está bem consolidada com o fundamento doutrinário da comunicação entre encarnados e desencarnados?
Desde que iniciei minhas pesquisas em TCI, no ano de 2000, observei as comunicações e as citações espíritas, ou seja, os comunicantes referiam-se com características da doutrina espírita. Acredito seriamente nestas pesquisas e sei que elas devem ser adotadas por almas do bem. Não se corre o risco dessa desvinculação, pois é uma pesquisa que pode transitar em meios acadêmicos também, devido à sua particularidade, que é a utilização de instrumentos (rádios, telefone, gravadores, televisão etc.) para validar a pesquisa, podendo ser aferida, registrada, medida. 
Há segmentos dentro do movimento espírita que acham desnecessário o aspecto religioso que a Doutrina Espírita apresenta. Como pesquisadora, a senhora entende que o Espiritismo deve ser apenas ciência e filosofia e que a TCI se enquadra neste caso?
Acredito no Espiritismo praticado com o “espírito livre”, ou seja, o que de graça vem de graça é doado e somos livres pensantes. Sendo assim, não necessitamos de um altar, de uma imagem e sim de fé. Vejo o Espiritismo desta forma. Kardec mesmo era inovador e não dogmático. A TCI segue exatamente o mesmo formato, e pode ser praticada, pesquisada e explorada desta forma, ou seja, livre. 
Em geral, o que os comunicantes desencarnados dizem ao encarnado por meio da Transcomunicação Instrumental?
Se for relatar aqui todas as palavras, frases e ensinamentos, teríamos que ter um bom espaço, mas posso resumir a resposta, dizendo-a da forma mais humilde a que me proponho: A TCI me ensinou a escutar, me mostrou que existe vida após a morte, me auxiliou em momentos conturbados de minha vida e na vida de pessoas que me procuraram para serem ajudadas. As palavras de quem está do lado de lá são de amor e outras são de desabafo.  
Existem mensagens completas ou são apenas frases soltas?
Devido ao tempo que tenho de pesquisa, ouço frases completas e também palavras, dependendo da sessão, do momento e do questionamento de ocasião. Geralmente o iniciante percebe palavras, que com o passar do tempo crescem e podemos perceber frases completas. Gosto de deixar claro que TCI é assunto sério, não é para curiosos e sim para Espíritos encarnados que queiram interagir com os Espíritos desencarnados, e geralmente são nossos queridos antepassados que buscamos inicialmente.  
Há casos em que parentes e amigos desencarnados comunicaram-se com os encarnados de forma a não deixar dúvidas quanto à identidade deles?
Sim. Eu mesma já tive inúmeras vivências com amigos e parentes próximos e, para mim, são incontestáveis devido às particularidades ditas.  
Para aquele que deseja iniciar-se nessa pesquisa, quais os primeiros passos?
O primeiro passo é conhecer a TCI. Existem inúmeras bibliografias disponíveis de pesquisadores sérios, tanto nacionais quanto internacionais. Cito aqui duas obras de minha preferência: uma é de Clóvis Nunes - Transcomunicação Instrumental - Comunicações tecnológicas com o mundo dos “mortos” e a outra é de Hildegard Schafer - Ponte entre o Aqui e o Além - teoria e prática da Transcomunicação. O importante é estar ciente de que, para pesquisar a TCI, temos que ter seriedade, dedicação e persistência, norteados sempre por Espíritos do bem e em evolução, sejam eles encarnados ou desencarnados. 
Há um grupo formado de pesquisadores que se dispõem a dar palestras e cursos? Como encontrá-lo?
Existem muitos grupos formados no Brasil, mas poucos são os que divulgam seus resultados, o que acho um erro. Particularmente, sempre me disponho, caso haja alguém interessado em iniciar esta pesquisa, a ajudar nesta iniciação. Uma de minhas teorias práticas seria o aproveitamento de um evento para umworkshop ou mesmo uma oficina a fim de iniciar os interessados. Quem sabe em breve estaremos neste patamar, não é?  
Qual é hoje a amplitude da TCI no âmbito nacional e internacional?
Tenho algum conhecimento de grupos formados no Nordeste, no Norte e no Distrito Federal. Internacionalmente existem muitos outros, mas pouco divulgados no Brasil. 
Dentro da história da TCI, o que a senhora destacaria de real importância?
A divulgação dessas comunicações feita por Friedrich Jurgenson, um dos nomes mais conhecidos da TCI e que divulgou esse fenômeno ao grande público, mas o pioneiro mesmo foi um brasileiro sediado no Rio de Janeiro chamado Oscar D’Argonnel. Dentro desta história, o que mais me toca é podermos ouvir a voz, mesmo não sendo de nossos queridos familiares que já partiram, mas de um Espírito que se comunica e com isso prova que sobrevivemos à morte do corpo físico e que somos muito mais que um corpo. O viés da comunicação é estreito e podemos alcançá-lo. Imagine quantos pais, filhos, esposos e esposas se beneficiam da TCI e quantos corações podem ser acalentados com esta comunicação de voz e imagem que a TCI pode nos proporcionar! 
Acredita que as Casas Espíritas deveriam abrir espaços para as pesquisas com a Transcomunicação Instrumental?
Sem sombra de dúvidas! Teríamos assim um vasto campo a explorar e a complementar dentro do Espiritismo. A TCI veio para aprimorar, sem ter que substituir os médiuns, muito pelo contrário. O que ouço frequentemente é que nós, Espíritos encarnados, somos importante ferramenta para a obtenção deste fenômeno, e quem fala isso são nossos amigos desencarnados, dos quais ouço com frequência a seguinte frase: “Precisamos de você”. 
A senhora sente dificuldades em encontrar pessoas interessadas neste assunto?
Interessadas e curiosas são muitas, mas persistentes são pouquíssimas e é aí que mora a diferença. 
Como crê que a espiritualidade superior lida com estas pesquisas?
Acredito que muitíssimo bem, pois ela está aí, disponível, porque creio que a TCI é mais um canal de comunicação, só isso. Percebo que está havendo constante aprimoramento do lado de lá e que do lado de cá temos que nos empenhar muito mais, para que possamos facilitar essa comunicação. Não é uma tarefa fácil, por isso, a persistência é imprescindível na pesquisa. 
Em todas as comunicações existem os problemas relacionados a embustes ou leviandades, amplamente estudados por Kardec. Conhece casos em que Espíritos brincalhões estejam atuando neste processo, enganando pesquisadores?
Sim, conheço e são muitos. Comigo mesmo já aconteceu, porém nós é que facilitamos ou dificultamos esta “oportunidade”. Para se blindar um canal de comunicação temos que estar vigilantes, bem-intencionados e focados no bem, no amor e na paz. 
A TCI, em sua opinião, será uma das ferramentas difundidas e aplicadas no futuro pelo movimento espírita?
Se bem divulgada e pesquisada, sim; senão, poderá cair no descrédito. 
Quais os principais pesquisadores da atualidade, brasileiros ou não?
Aos meus olhos e entendimento citarei: professor Clóvis Nunes, Bahia; Anabela Cardoso, Espanha; Marcelo Bacci, Itália.  
Além das gravações de vozes, o que mais a TCI tem pesquisado com demonstrada valia?
As imagens em vídeos e as fotos, que podem ser vistas tanto em sites disponíveis e de credibilidade como em literaturas anteriormente citadas. 
O que a fez interessar por este assunto e qual a sua posição atual como espírita e pesquisadora?
Sempre tive muito interesse por tudo o que se refere à sobrevivência de nossa consciência, desde fenômenos psíquicos até fenômenos físicos. Explorei muito a Teosofia e, com isso, o Espiritismo, entre outros. Tenho uma profunda simpatia pelo Espiritismo, sua doutrina e prática. A TCI me veio em momento de muita dor, quando perdi meu único filho na época, e foi ele que me fez persistir para buscar, estudar, praticar e pesquisar a TCI. Por hora, a minha prática e o meu foco são a comunicação através do rádio e, em especial, das vozes.     
Suas palavras finais.
Não vejo a Transcomunicação Instrumental (TCI) distante dos centros espíritas, mas vejo essa pesquisa ocupando os núcleos acadêmicos. O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Transdisciplinares sobre Espiritualidade (NIETE) da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), criado no ano de 2000, constitui-se em um espaço onde a reflexão é sobre a espiritualidade. Acompanhei sua fundação e neste ano de 2012 estou tentando retornar a ele, na qualidade de pesquisadora em TCI, caso meus projetos sejam aceitos. A persistência é o meu conforto, pois estarei sempre buscando o aprimoramento, o melhoramento e os bons resultados para beneficiar o homem, nem que seja um homem apenas, porque, se acalentarmos um só coração sofredor, teremos nossos esforços multiplicados.

E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Blog: http://transcomunicacaoinstrumental.blogspot.com.br/

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS