Segundo a Constituição brasileira é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantinda na forma da lei a proteção aos locais de cultos e suas liturgias.
Porém, ultimamente vêm acontecendo na cidade de Macaé, ações criminosas em templos religiosos - comunidades tradicionais de cultos afros brasileiros. Essas casas vêm sofrendo pixações, garrafadas, pedradas, xingamentos nos cortejos, enfim... agridem e legitima uma intolerância religiosa.
Partindo do princípio de que a religião nos religa a um ser ou a uma força superior e que essa força habita dentro de cada um de nós, tornando-nos criaturas melhores, como explicar tal atitude?
O que leva um individuo a vestir seus filhos de pequenos monstros nas festas de halloween, mas não permitem que comam os doces distribuidos nas festas de (cultura brasileira) Cosme e Damião??? Que parâmetros são esses?
A intolerância religiosa faz exatamente isso, dificulta o respeito aos dogmas que não são os nossos. A religião do outro passa a ser uma porção de besteiras. Ela cega, contamina, fere, segrega e tornam nos criminosos perante a lei de deus e a dos homens.
Ela nos deixa fanáticos, divide e semeia o ódio, tudo que não for de nossa cosmovisão são inverdades e crenças diabólicas, nos distanciando cada vez mais de um dos grandes objetivos do”ser” religioso, que é o de unificar .
Porém muito mais do que tolerar é respeitar o indivíduo em sua integridade, com direitos de liberdade de crenças, cultos e manifestações religiosas.
Muito mais do que exigir o cumprimento da lei é ter atitudes e posturas, que são de dentro pra fora... Ela precisa acontecer primeiro dentro de cada um de nós, e ai sim!!! Novos ventos de igualdade e de uma sociedade mais justa se espalharão por toda a cidade, campanhas contra a intolerância religiosa acontecerão nas escolas, nas igrejas, nos plenários, etc... então, todos nós seremos atores numa construção de uma cidadania plena.
Muito mais do que tolerar é respeitar o indivíduo em sua integridade, com direito de liberdade de crenças , cultos e manifestações religiosas.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS