Na última década, o Google foi tido como um exemplo de empresa inovadora, que trazia produtos surpreendentes e que tinha uma política interna de incentivo a seus colaboradores, oferecendo a eles também a oportunidade de se tornarem empreendedores. 19/03

Só que de alguns meses para cá, até fans assumidos da empresa, como eu, se vêem forçados a refletir que ela talvez já nao seja mais a mesma pela qual nos apaixonamos. Estamos cada vez mais com o pé atrás com as modificaçoes que o Google tem nos forçado a aceitar, uma a uma, empurrando-as goela abaixo. É o caso da drástica modificaçao do Google Reader no ano passado, que desativou o compartilhamento de itens entre amigos, a forçaçao de barra com as políticas de privacidade no estilo "ame-o ou deixe-o" ou a recente ameaça de modificaçao do modelo de avaliaçao de vídeos do YouTube, que trocaria o 'gostei' e 'nao gostei' pelo +1 do Google+.


Ou seja, essa era pós-Eric Schmidt, na qual Larry Page assumiu o cargo de CEO e parece determinado a fazer com que o Google+ emplaque, custe o que custar, tem deixado os usuários que sempre foram fans do serviço extremamente decepcionados. 19/03 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Agora, dou de cara com esse desabafo de James Whittaker, ex diretor de engenharia do Google, que diz ter deixado sua posiçao na empresa após perceber que o Google já nao é mais a empresa de tecnologia que empoderava seus colaboradores para inovar - o Google que deixou, acredita James, é "uma empresa de propaganda", comandada com o tradicional espírito empresarial. Ele chega a especular que a pressao que o Facebook tem exercido sobre o Google pode estar degringolando a empresa - enquanto eles se debatem tentando "modificar" o lado social da web, as pessoas continuam suas vidinhas, compartilhando suas histórias e imagens engraçadas e, veja só, nao estao usando o Google+. Como bem sintetizou a filha de James, "social nao é um produto", social sao as pessoas e, atualmente, elas estao no Facebook. 19/03 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

É uma pena realizar que uma empresa que me fez tantas vezes brilhar os olhos esteja cedendo ao lado negro da força, tentando dar murro em ponta de faca ao invés de sacudir os 'pixels' e seguir em frente, inovando em outras áreas e criando novos e brilhantes produtos.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS