trabalhadores OIT afirma que desemprego global aumentou novamente em 2012
Trabalhadores na Ásia. Foto: OIT.

Só no ano passado, 4,2 milhões de pessoas ficaram sem trabalho; relatório destaca recuperação da América Latina, mas trabalho informal ainda é problema.

Após dois anos consecutivos de queda, o desemprego global voltou a crescer em 2012 e a tendência poderá continuar neste ano. O alerta está em novo relatório da Organização Internacional do Trabalho, OIT.

Só no ano passado, 4,2 milhões ficaram desempregados no mundo, o que levou o total de pessoas sem trabalho para 197 milhões. O documento “Tendências do Emprego Global 2013″ destaca que a taxa de desemprego está a 5,9%.

Mercado de Trabalho

O diretor adjunto da OIT em Nova York, Vinícius Pinheiro, explica os motivos que ditaram o aumento do desemprego.

“Claramente é a desaceleração econômica global, principalmente nos países mais avançados. É importante notar que isso reflete somente a ponta do iceberg. Um outro dado impressionante do relatório é que 39 milhões de pessoas deixaram o mercado de trabalho. Isso quer dizer que eles estiveram procurando emprego por um bom tempo e depois ficaram desestimulados, ficaram desencorajados e já nem sequer fazem parte da estatística. Essa é uma péssima notícia para o mundo, que pode ser atribuída principalmente à desaceleração econômica global.”

Informalidade

O relatório da OIT confirma o aumento da classe média trabalhadora em países emergentes. Entretanto, o poder de compra dessas pessoas ainda não é suficiente para compensar o baixo crescimento dos países desenvolvidos.

De acordo com Vinícius Pinheiro, apesar dos bons resultados na América Latina e Caribe, o emprego informal é um problema na região.

“Em 2012, na América Latina o desemprego foi reduzido para 6,6%, uma redução expressiva em relação aos 7,8% de 2009, justamente após a crise. Mas tanto na América Latina quanto na Ásia e na África Subsaariana, um grande problema continua sendo a informalidade. Há uma diminuição do desemprego, mas a qualidade do emprego é questionável. São empregos que não propiciam acesso à seguridade social e não estão protegidos pelas leis do trabalho.”

Jovens

A OIT prevê  ainda que a recuperação econômica global não seja forte suficiente para que haja uma queda rápida no desemprego. O número de pessoas que buscam trabalho deverá chegar a 210 milhões nos próximos cinco anos.

A situação continua difícil para os jovens: são quase 74 milhões sem trabalho, entre aqueles com 15 a 24 anos de idade. Uma preocupação especial da OIT é com o desemprego a longo prazo. Quase 35% dos jovens sem trabalho nas economias avançadas está nesta situação por seis meses ou mais.

* Publicado originalmente no site Rádio ONU.

(Rádio ONU)
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS