Ofícios e reclamações enviados desde 2012 são atendidos este ano, mas somente pequenos reparos preocupam diante da gravidade da estrutura comprometida na Escola Nosso Senhor dos Passos

http://www.jornalorebate.com.br/411/20140203_152400.gif

Com mais de meio século e atendendo crianças entre 6 e 10 anos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, a Escola Estadual Municipalizada Nosso Senhor dos Passos, localizada no bairro Botafogo, vive uma realidade assustadora e de risco para a vida de alunos e funcionários. Com diversos ofícios e reclamações enviados ao Executivo desde 2012, a escola terá que comprometer o início do ano letivo para reparos emergenciais iniciados este ano e que ainda não a livra dos danos maiores causados pela falta de manutenção.

Na tarde desta segunda-feira, 03, o vereador Marcel Silvano, após receber informações sobre o estado precário da unidade de ensino, conversou com a diretoria e funcionários e visitou as instalações da escola, onde constatou a degradação e falta de condições para que os alunos estudem e funcionários trabalhem com segurança.

http://www.jornalorebate.com.br/411/20140203_152800.gif

Na última enchente em Macaé, com as fortes chuvas, os forros de PVC caíram e revelaram aquilo que já não era novidade para quem utiliza a escola: telhados furados, madeiras comprometidas pela umidade e enormes cupinzeiros, rachaduras e rebocos comprometidos nas quatro salas da unidade.

Além disso, outros problemas também foram identificados, como pia de banheiro quebrado, instalações elétricas danificadas, botijões de gás alocados dentro da cozinha, telha de amianto, equipamentos inutilizados que já foram disponibilizados à retirada pelo patrimônio municipal e que ocupam espaço e a falta de área de lazer para os alunos que acabam ficando sem a hora do recreio.

http://www.jornalorebate.com.br/411/20140203_152506.gif

A situação é crítica e os funcionários trabalham como podem. Marcel concorda que é preciso planejar tudo que será feito para não prejudicar a vida escolar dos alunos. “A escola atua num prédio próprio, que merece uma atenção especial”, disse Marcel.

As aulas previstas para iniciarem nesta quarta-feira, 05, não ocorrerão, já que a reforma deverá se prolongar até o fim de semana. A previsão é de que se inicie na próxima segunda, porém os funcionários ainda não dão certeza. A escola também recebeu visita da secretaria de Educação, que foi avaliar a situação.

http://www.jornalorebate.com.br/411/20140203_152612.gif

Como a maior preocupação é com a segurança dos nossos alunos, segundo avaliação do vereador, o correto é que os alunos sejam alocados provisoriamente em um prédio de uma escola próxima e que a escola receba uma reforma geral, uma vez que a emergencial não garantirá a segurança e permitirá que novamente os forros caiam, já que ainda existem muitos cupins, rachaduras na estrutura do prédio, telhas furadas e rachadas e madeiras comprometidas.

Marcel Silvano assumiu o compromisso de reforçar na Câmara, os pedidos para melhorias na escola. “Vamos acompanhar e apresentar a urgência dessa situação e garantir aos alunos aquilo que eles têm de direto: escola de qualidade e com segurança”, disse o vereador.

http://www.jornalorebate.com.br/411/20140203_153656.gif

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 23 anos, ainda não é cumprido em sua totalidade. O direito à educação de qualidade e seguranças, por muitos anos foi desrespeitado em Macaé. Acreditando no governo da mudança, a sociedade passa a pressionar por uma escola de qualidade e por mais unidades de ensino. Ainda que aos poucos, as coisas vêm acontecendo desde 2013, mas é preciso celeridade no processo, por que existe uma lei que precisa ser cumprida e vidas de menores que devem ser priorizadas e respeitadas.  

Fotos: Gerson Dudus

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS