A 2ªedição Expo Hotel Búzios reuniu um grande número de empresários da região e autoridades. O evento aconteceu no Hotel Ferradura Resort, em Búzios, no Rio de Janeiro. A feira é direcionada para os setores de hotelaria, gastronomia e turismo. Lá foram realizados negócios, com 26 expositores, e workshops. A Expo Hotel Búzios começou no dia 14 e foi até o dia 16 de outubro.

Dentre os presentes que representam o turismo no Brasil, o presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Enrico Fermi Torquato, o presidente da ABIH de São Paulo, Bruno Omori, o diretor de Operações da TurisRio Marco Aurélio Paes, o Sr. Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, a Sra. Anna Maria Torres da Abrasel - RJ e a Sra. Maria José Dantas Presidente da Associação Brasileira de Governantas..

Na solenidade de abertura, o prefeito de Búzios, Mirinho Braga, afirmou aos presentes que o balneário é o 6º destino turístico internacional, a frente de muitas capitais brasileiras. Ele ainda acrescentou que “o turismo tem o poder de gerar renda e empregos como nenhuma outra empresa e que Búzios tem este setor como uma prioridade

Dando prosseguimento a solenidade, Janice Kunrath, idealizadora e organizadora da Expo Hotel Búzios, falou sobre os desafios de se promover um evento deste porte, acrescentando que a feira expandiu-se e hoje já é uma referência no setor. Segundo ela, “o principal objetivo do encontro é integrar e fortalecer os empresários locais, contribuindo para o futuro do turismo na região”.

Seguindo a programação, teve início o primeiro fórum da feira, tendo como mediador, Octávio Martins, presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Turístico da Costa do Sol. Com o tema, ”Como beneficiar meu destino, antes, durante e após a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, a conferência teve como objetivo, conscientizar o público sobre os pré-requisitos necessários para que a região se beneficie dos eventos de grande porte que acontecerão no Rio de Janeiro nos próximos anos. De acordo com  Octávio Martins, foi elaborado um relatório de aptidões turísticas sobre todas as cidades da Costa do Sol, desde Maricá até Quissamã, contento os principais fatores que devem ser melhorados para que a região esteja bem estruturada, visando receber um  fluxo maior de turistas.

Após o fórum, houve apresentações de danças folclóricas da festa portuguesa e das crianças da Apae – Búzios, dando boas vindas aos visitantes. Os presentes também puderam conferir as últimas novidades do setor nos diversos estandes espalhados pela feira e participar de rodadas de negócios. Finalizando o primeiro dia da 2ª Expo Búzios foi oferecido um coffe break a todos os presentes.

No segundo dia do evento, Marco Paes, Diretor da TurisRio realizou a palestra “Cadastur: Cadastre sua empresa e faça parte do mapa turístico brasileiro”. Marco falou da importância dos meios de hospedagem cadastrarem-se junto ao Ministério do Turismo, possibilitando que o governo passa ter informações precisas sobre o cenário turístico brasileiro, e assim, trace metas para melhoria e o desenvolvimento da área.

No mesmo dia foi realizado o Painel 1 com a participação   de Marco Paes, Diretor da TurisRio e Bruno Omori, presidente da ABIH São Paulo. O moderador deste painel foi o Radaméz Muniz, presidente do Cabo Frio Convention Bureau. O tema do painel foi, “Quais são os benefícios que o novo Sistema de Classificação Hoteleira podem trazer para o seu Meio de Hospedagem?”

Bruno alertou os hoteleiros presentes para importância de realizarem a classificação dos seus meios de hospedagem. Explicou que é um processo simples, no qual o interessado preenche um relatório informando em qual classificação o seu meio se encaixa. A classificação pode ser de uma a cinco estrelas, dependendo dos serviços oferecidos. Após este relatório, o hoteleiro receberá a visita de um funcionário do Ministério do Turismo que irá validar  a classificação. Bruno Omoro também alertou para importância da sustentabilidade na classificação dos meios de hospedagem, explicando que a preocupação e os cuidados com a natureza “valem pontos” na classificação.

Seguindo a programação, Ricardo Guadagnin, diretor de Negócios na Central de Negócios Costa do Sol, discorreu sobre o tema “Associativismo: Criando Cidadania Empresarial”. O assunto foi muito bem recebido pelo público presente, reforçando em todos a certeza de que é necessário unir esforços para que o turismo da região cresça ainda mais nos próximos anos.

A última palestra do segundo dia da Expo Búzios 2011 foi com Francisco Tommy Freud, consultor que atuou como gerente de A&B no Maksoud Plaza e Copacabana Palace RJ. Francisco explicou como obter lucros e reduzir custos na área de alimentos e bebidas. O palestrante deu boas dicas para os hoteleiros de como escolher fornecedores e comercializar alimentos e bebidas. Ao final, o grupo de mulheres da SOMUNEAR (Associação de Mulheres Negras e Afros-descendentes da Rasa) realizou uma apresentação artística para os presentes.

Iniciando o último dia da feira, a palestra de Alessandra Viana da MAPIE - Especialistas Estratégicos em Serviços, que falou sobre a importância de atender hóspedes e clientes de diferentes gerações oferecendo serviços diferenciados e atrativos para cada idade.

Já o Painel 2 teve como tema “Megaeventos e Tendências para Hotelaria, Bares e Restaurantes”. O painel teve como palestrantes Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Anna Maria Torres, presidente da ABRASEL- RJ (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), e Enrico Fermi Torquato, presidente da ABIH Nacional. O moderador foi Isac Tilinger, Diretor Executivo do Búzios Convention Bureau.

Enrico Fermi falou sobre a grande visibilidade que o Brasil e principalmente, o Rio de Janeiro, irão ganhar com os grandes eventos que estão acontecendo no país e. sobre a importância de diversificar as opções turísticas, atraindo desta forma, diferentes tipos de turista. O expositor ressaltou a necessidade dos hotéis e restaurantes prepararem seus funcionários para atender os turistas estrangeiros, fazendo treinamentos mais rigorosos e cursos de línguas.

Já Alexandre Sampaio falou sobre o crescimento que o Brasil deverá apresentar após os grandes eventos, não apenas na parte turística, mas também com relação à  economia, já que o país irá atrair novos investidores estrangeiros. O palestrante também alertou sobre a questão ambiental, ressaltando que os hoteleiros devem buscar formas sustentáveis de desenvolvimento.

O moderador Isac Tilinger chamou atenção para a necessidade de serem criados atrativos para que os turistas dos megaeventos venham conhecer as cidades da Região dos Lagos. Uma boa opção, segundo ele, seria oferecer transporte da capital até as cidades do interior do estado. Isac também ressaltou a importância do turismo interno, pois “os brasileiros estão viajando mais e, é fundamental atrair estes clientes também”.

A última palestra da feira foi com Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governantas, que palestrou sobre o tema “As lideranças que fazem a diferença na Gestão Operacional”. Fechando o evento, a Companhia Circolo de Criação de Búzios realizou uma bela apresentação para os presentes.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS