Companheiros (as) do Fórum LGBT RJ, do Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do RJ, da Rede LGBT do Interior Fluminense e do Conselho Estadual de Políticas Públicas para LGBT, da ABGLT, ABL, LBL e outras Redes,

Nós do Movimento LGBT do Estado do Rio de Janeiro precisamos nos mobilizar no sentido de sensibilizar as autoridades nas esferas Estadual e Federal a respeito do que está acontecendo no Município de Arraial do Cabo.
Os Grupos Arraial Free e Cabo Free, realizaram uma ação dentro da programação das Comemorações do Mês da Visibilidade Lésbica. Ação esta que estava programada para acontecer no Espaço Cultural Manoel Camargo, que é administrado pela Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo. O espaço, que deveria ser democrático e para uso da população e de todos os cidadãos e segmentos sociais, foi liberado para abrigar o 1º Colóquio da Visibilidade de Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Baixada Litorânea e posteriormente para o lançamento do Filme "Sou Mulher, Sou Brasileira, Sou Lésbica" do Cineasta Vagner de Almeida (presente ao evento). A solicitação foi feita através de oficio pelo Grupo Arraial Free e a resposta da direção do Centro foi positiva. Porém na véspera do Evento, às 9:30 h, o Coordenador da Rede LGBT do Interior Fluminense - Sr Claudio Lemos - recebeu uma ligação da Srª Eliza (Prefeitura Municipal Arraial do Cabo) solicitando a confirmação de que o evento seria organizado por "grupos de homossexuais" e, após a confirmação, informou que, por ordem do Gabinete do Prefeito Andinho, o evento estava cancelado.

Após essa triste notícia os Grupos Cabo Free e Arraial Free se dividiram nas missões de arrumar um novo espaço para as atividades e conseguir uma confirmação oficial da Prefeitura de Arraial do Cabo com relação a atitude arbitrária e preconceituosa do Sr Prefeito Andinho. Somente por volta das 16:00 h , após inúmeras tentativas no Gabinete do prefeito e na Secretaria de Governo, recebemos da Srª Cleide, responsável pela Secretaria Municipal de Comunicação, a informação oficial de que o PREFEITO ANDINHO HAVIA ORDENADO A PROIBIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL MANOEL CAMARGO PARA EVENTOS ORGANIZADOS POR GRUPOS DE HOMOSSEXUAIS.
Ainda, durante a manifestação partidários do Prefeito rasgaram uma bandeira do Arco-íris e agrediram física e verbalmente os manifestantes os ameaçando, caso insistam em realizar a Parada LGBT em 26 de setembro.

No momento da confirmação as integrantes do Grupo Arraial Free improvisaram faixas e cartazes de protesto e se dirigiram a um comício onde estava presente o Sr Prefeito Andinho. Fizeram valer a sua indignação protestando contra essa atitude homofóbica de um gestor público que deveria estar lutando por todos os cidadãos de Arraial do Cabo indiferente de sua orientação sexual. No momento do protesto o Prefeito Andinho declarou que "Os espaços públicos mantidos pela Prefeitura de Arraial do Cabo estão proibidos de abrir as portas para o Movimento LGBT" e, quando questionado pelas manifestantes e jornalistas presentes sobre a realização da Parada LGBT que esta programada para dia 26 de setembro, declarou que "infelizmente não tenho poder para impedir, pois essa seria a minha vontade."

Queridos Companheiros, Temos um novo Zito em nosso estado ?? O que nosso Conselho, Fórum, Rede e nós como cidadãos podemos fazer nesse momento ?? Esperamos contar com a ajuda e solidariedade de todos e todas.

Estamos encaminhando denúncia aos órgãos competentes (ABGLT, SUPERDIR, COORDENADORIA LGBT, OUVIDORIA DE JUSTIÇA) e solicitamos que nos ajudem a cobrar respostas.

Esperamos poder contar com a presença de todos e todas no dia 26 de Setembro quando acontecerá a 1ª Parada do Orgulho LGBT de Arraial do Cabo. Temos que fortalecer o Movimento LGBT no Interior do Estado e apoiar os Grupos locais que são frequentemente massacrados pelo fundamentalismo religioso e mentalidade tacanha de alguns de nossos governantes.

 

- Em tempo: O Evento aconteceu no último sábado (14/08) e, apesar dos contratempos, foi um grande sucesso. O Colóquio e o lançamento do Filme contaram com a participação de vários LGBTs da Região e do Estado que, junto com as lideranças presentes, caminharam em protesto pelas ruas de Arraial com bandeiras do arco-iris, bolas roxas e faixas. Uma carreata acompanhou o protesto. Buzinando e gritando em coro os militantes chamaram a atenção e ganharam o apoio da população para a causa LGBT.
Para encerrar, um delicioso almoço, regado a frutos do mar, foi servido para os participantes no Quiosque Arco-iris na Prainha.

Segue LINK para fotos da comemoração e dos protestos. www.picasaweb.google.com/callmadu
/ComemoracaoDaVisibilidade
LesbicaEmArraialDoCabo#

Entrem em contato com a prefeitura através dos e-mails:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pelo telefone (22) 2622-1650
Secretario Governo: Valter Lucio 22 9959-5027
Secretaria Comunicação - Márcia Plácido - Cleide - 2622-1650
Vice Prefeito - Reginaldo - 22 9901-5051
Endereço Prefeitura:

Av. da Liberdade, S/n - Centro - Arraial do Cabo
CEP: 28930-000

O que o site da Prefeitura Diz sobre o Prefeito Andinho:
O prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, ingressou na vida pública, aos 23 anos de idade, como vereador no município e foi reeleito posteriormente (92-2000). Saiu da vereança para disputar as eleições como vice-prefeito pelo PDT, em 2000. Em 2004 renunciou o cargo de vice e se lançou candidato a prefeito do município Cabista. Começou a sua campanha a passos largos. Aos poucos foi conquistando o povo, e no ano de 2008, Andinho disputou as eleições municipais, pela frente "Reconstruindo Arraial" slogan utilizado pelo PMDB, coligado com outros 13 partidos (PMDB, PHS, PR, PT, PPS, DEMOCRATAS, PSDB, PRTB, PP, PTN, PTC, PC do B, PRP). Andinho se projetou no cenário político, conquistou o primeiro lugar nas pesquisas e se tornou prefeito de Arraial do Cabo com 54% dos votos apurados. Hoje aos 42 anos de idade e com experiência na vida pública Andinho trabalha incansavelmente em prol da população Cabista, buscando soluções para o município, através de parcerias com os governos Federal e Estadual, para melhorar a arrecadação da cidade, trazer novas frentes de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Arraial do Cabo.


GRUPOS:

ARRAIAL FREE - Coletivo de Lésbicas do Arraial do Cabo Pela Cidadania LGBT
CABO FREE de Conscientização e Combate à Homofobia
ALDEIA DIVERSIDADE - São Pedro da Aldeia
BÚZIOS FREE - Armação de Búzios
SAQUÁ FREE - Saquarema
MOVIMENTO LGBT DE ARARUAMA

Rede LGBT do Interior Fluminense

"Um mais um é sempre mais que dois"
(Beto Guedes e Ronaldo Bastos)

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS