FICA A SAUDADE DE UM DOS MAIS BELOS EXEMPLOS DE FÉ NA TRANSFORMAÇÃO, PELA PAZ E PELO AMOR DE NOSSA SOCIEDADE (Milbs 2008)

Foi uma segunda-feira de grande comoção e tristeza para quantos, como eu, tive a alegre e feliz convivência do este amigo. Cèzinha faz parte das grandes vivencias de Macaé, cidade que o viu nascer, crescer, brincar em suas ruas e vielas e ser um dos mais eminentes e corretos defensores do Meio ambiente.
Esta foto, tirada por Wanderley Gil, no ano de 1978, num baile de carnaval no Tenys Club, retrata seu belo sorriso de menino que o acompanhava sempre em seus tímidos e afetivos abraços. Ao lado do velho amigo Phydias Barbosa, num arquivo que nos deixou o saudoso Euzébio Luiz da Costa Mello, a gente pode guardar, nas nossas paredes memoriais, a presença vida deste velho amigo e companheiro nas saudosas lutas pela "transformação da sociedade nos anos de chumbo". Luiz Cézar Mendonça foi criado ali mesmo na Rua AlfredoBakcer onde seus pais, na simplicade de uma Macaé Pura o fez caminhar nas suas empoeiradas ruas periféricas. Ele e Paulinho eram como dois anjos saidos dos altares de uma familia extremamente alicerçado no amor e no servir ao próximo. Herdou deles a certeza de que estava nas coisas simples e na natureza o grande valor desta vida passageira e curta.

Com Phidias, Euzébio, Wanderley, Ricardo, Claudio Santos, Nato, Manel, Armando Barreto e Rozário, Izaac, Sandra, Dodora, Mary, Marco Aurelio, Juarito, Fernando , Fred, Marquinho Brochado, Marilu,Angela Lopes, Samuel, Frota e outros que fogem a memória que já começa a "gaguejar no velho autor que vus fala", como a gagueira oral que herdei de meu pai, , refundamos o velho O SECULO dos anos de 1860.
Era de Luiz Cézar Mendonça que saiam os fluídos, como numa materialização, para nortear a todos nós na busca de um Mundo Maravilhosamente Puro e Ecológico. Com Euzébio ele criou um local de flores e ares novos na Praça Veríssimo de Mello. Flores, Cáctos, Bromélias, salvas das enchentes capitalistas na destruição do Lagomar ele catava, junto as lâminas cruéis dos tratores e lhes davam vidas nas exposição que fazia no Velho Casarão dos Mellos da Praça Verissimo de Mello.
Talvés tenha sido de Cèzinha a 1a. idéia de lutar pela conservação do Lagomar. As noites de Lua que a gente costumava ver nascer neste local, ainda intocado pela destruição, despertava nele o sentimento de fazer renascer as espécies que. moribundas, ficavam estiradas nas picadas. Eram bromélias que os olhos puros e lacrimejantes de Luiz Cézar olhavam e logo em seguida recebiam o calor de uma nova vida e que ele levava para a cidade.
Como professor prestou seus serviços em Educandários e foi um dos mais dedicados membros da Secretaria do Meio Ambiente,
Com Phydias, na ultima sexta-feira, depois de uma longa conversa telefonica, se mostrava esperançoso de um transpante de figado e que estava muito feliz por que iria ser avô em janeiro.
Em nome de minha geração e das gerações que conheceram o sorriso timido e afetivo de Luiz Cezar Mendonça, quero enviar aos seus familiares os sentimentos de toda a equipe de O REBATE que, nos anos 70 teve o privilégio de te-lo como colaborador. Jose Milbs de Lacerda Gama editor de www.jornalorebate.com 77 anos de Histórias...

 

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS