A Folha de S.Paulo informa, em nota curta, que especialistas em ambientalismo foram convidados a ministrar um curso compacto sobre o tema ao novo secretário do Meio Ambiente do estado de São Paulo, o jovem deputado Bruno Covas.

Todos sabemos que os cargos de confiança de todos os governos são usados para satisfazer as alianças políticas que vencem eleições. Não deveria ser sempre assim, principalmente nos postos onde a especialização ou o notório saber são condições essenciais para decisões equilibradas. Mas o secretário, como se disse, é jovem e pode aprender rapidamente algumas noções suficientes para não promover um desastre ambiental.

Da mesma forma, alguns colunistas da imprensa, que até há muito pouco tempo consideravam exageradas as previsões sobre mudanças climáticas e adoravam fazer piadas sobre os "ecochatos", são agora ecologistas de carteirinha.

Visão de futuro


Assim caminha a humanidade: uns têm a vocação para contestar o status quo e se posicionam na vanguarda, correndo os riscos do pioneirismo. Outros seguem atrás, cautelosos mas sempre atentos às oportunidades.

Mal ou bem, as preocupações com o patrimônio ambiental vão ganhando espaço nos meios de comunicação. Nas edições de sexta-feira (28/1) dos jornais, por exemplo, há reportagens sobre o aquecimento dos oceanos, sobre a seca no Sul do Brasil, sobre a polêmica da licença ambiental para a usina de Belo Monte.

E há também, no Estado de S.Paulo, a notícia de um estudo patrocinado pela ONU, informando que as mudanças no Código Florestal em curso no Congresso Nacional, se forem aprovadas, podem prejudicar a competitividade das empresas brasileiras de base agrícola e florestal. Dirigido a investidores internacionais, o texto interessa a empresas de papel e celulose, pecuária e alimentos em geral, madeira, biocombustíveis e outros setores.

Trata-se de um exemplo claro de como, muitas vezes, aqueles que contestam hábitos danosos à coletividade estão na verdade protegendo os predadores de si mesmos. Empresários e executivos que não atentam para os princípios da sustentabilidade estão apostando no curto prazo e encurtando a longevidade de seus empreendimentos.

Da mesma forma, um jornalismo que não exercita a visão de futuro corre o risco de envelhecer antes de fechar a edição.

(Envolverde/Observatório da Imprensa)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS