Guia impresso, portal e aplicativos para celular e tablet
reúnem informações sobre a rica cultura material e
imaterial  dos 92 municípios fluminenses 

A cultura do Estado do Rio de Janeiro está mais acessível para os fluminenses e os turistas. O Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, enciclopédia online que reúne as manifestações culturais do estado, ganha versão em inglês e novos conteúdos. O portal www.mapadecultura.rj.gov.br oferece 120 vídeos documentários, 3,5 mil verbetes e 8 mil fotos sobre as riquezas culturais dos 92 municípios estados. O projeto da Secretaria de Estado de Cultura, com produção e conteúdo da Diadorim Ideias, contou desde o início, em 2011, com o patrocínio da Petrobras. A empresa identificou no Mapa de Cultura a afirmação da identidade fluminense, com toda a sua diversidade cultural.

O Mapa de Cultura é o resultado de um esforço inédito de pesquisa e catalogação da cultura de cada município. Um trabalho de reportagem realizado por equipes de pesquisadores, jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas, que percorreram todo o estado em duas etapas, em 2011 e 2013. O projeto mapeou os patrimônios material e imaterial, os espaços culturais, a agenda cultural fixa e os grupos artísticos de cada cidade. Também foram registrados personagens relacionados à cultura local.

Além da versão em inglês e dos novos conteúdos, o projeto ganhou caráter multimídia, com o lançamento do guia impresso, bilíngue e ilustrado Cultura.RJ e dos aplicativos para tablet e celular (IOS e Android) Mapa RJ. As novas mídias, que foram desenvolvidas com o apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), serão apresentadas ao público através de busdoor nos ônibus do Rio de Janeiro.

Os aplicativos oferecem funcionalidades aos turistas e fluminenses. Na sessão Por Perto o usuário pode levantar as atrações culturais mais próximas. No Meu Mapa é possível montar roteiros integrando-os ao Google Maps.  Os aplicativos trazem ainda todo o conteúdo disponível no portal: vídeos, fotos, textos e mapas dos municípios com interface própria e navegação amigável criada especialmente para os mobiles.

O guia Cultura.RJ tem 416 páginas com as principais atrações e roteiros do portal Mapa de Cultura do Rio de Janeiro. Com dez mapas, cerca de 250 fotos, e informações de serviço, o guia apresenta o estado em todas as suas faces: do tradicional, ao pitoresco; do oficial ao alternativo; do folclore à arte urbana. Da Feira das Yabás ao Theatro Municipal, diferentes patrimônios singulares da cidade do Rio. Da efervescência da Baixada Fluminense, com seus cineclubes e coletivos urbanos, à resistência dos bois pintadinhos e folias de reis do Norte e Noroeste do Estado - passando pelas fazendas e os atabaques do Vale do Paraíba; pelo clima ameno com "sotaque europeu" da Região Serrana; ao charme colonial e cultural de Paraty, na Costa Verde.  O guia Cultura.RJ é vendido em livrarias por R$ 35,00.

Para a Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes, "o guia, os aplicativos e a versão em inglês  tornam ainda mais acessíveis - para  jovens, turistas e curiosos -  os belos, poéticos e dinâmicos conteúdos do Mapa.  Este trabalho é contínuo e permanente e será sempre incompleto, pela natureza do que se propõe a retratar."

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS