Os proprietários dos considerados “terrenos de marinha” tiveram uma boa notícia essa semana. O Juiz Sandro Valério Andrade da 4° vara Federal, a pedido do Ministério Público, acatou e ordenou a suspensão de todas as cobranças de foro e laudêmio, bem como todas as averbações nos registros dos respectivos imóveis.

De acordo com a decisão do Juiz Sandro Valério, a União só poderá retomar o processo individual de cobrança de ocupação das terras demarcadas, após o prazo de dez dias para a interposição de recursos, sem manifestação contrária dos interessados, ou enquanto estiver pendente o efeito suspensivo de eventual recurso administrativo. Além disso, a União Federal deverá intimar pessoalmente os interessados certos que forem atingidos nos futuros processos de demarcação.  Em caso de desobediência, deverá pagar multa de cinco mil reais (5.000,00) por cada exigência indevida de pagamento ou cada averbação solicitada após a concessão da tutela. Essa decisão abrange toda zona costeira da estado do Rio de Janeiro. Parati, Angra, Mangaratiba, Região Oceânica, Marica, Região dos Lagos, Casemiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Campos e São João da Barra.

Não é de hoje que os moradores dos chamados “terrenos de marinha” sofrem com a cobrança, indevida, do foro e laudêmio. Em 2001 a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) demarcou os terrenos de marinha na Região Oceânica reivindicando a propriedade destes terrenos marginais. Nesta demarcação foram incluídas, além do litoral, as lagoas de Itaipu e Piratininga, mas a demarcação foi muito além das margens, atingindo milhares de imóveis. 

O vereador Felipe Peixoto que presidiu a Comissão Especial da Câmara sobre a cobrança do foro e laudêmio e realizou diversas audiências públicas para esclarecer os moradores sobre essa cobrança, continua na luta para ajudar esses proprietários a conquistarem seus direitos. 

Além disso, Felipe junto com sua comissão, elaborou um relatório que mostra as falhas contidas no parecer técnico da SPU. Para o vereador, não basta à suspensão da cobrança, ele quer a anulação definitiva desta demarcação absurda e ilegal. Segundo ele, essa é apenas uma vitória parcial. 
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS