COMO AVALIAR O ALUNO EM SALA DE AULA

Roberta Aparecida Picanço Primay
fonte
Todos nós, professores e educadores, principalmente das primeiras séries do ensino fundamental, muitas vezes nos perguntamos em nossa prática e em muitos momentos em sala de aula: “como avaliar os textos dos alunos?” Essa é uma pergunta que ocorre em várias situações em que temos que dar nosso parecer às atividades educacionais do dia-a-dia escolar.

A instituição escolar como um todo visa se a criança sabe escrever corretamente todas as palavras, sem erro de português, porém, não avalia a criatividade do aluno em seus textos e suas produções. O que ocorre é que o aluno faz um texto para ser avaliado pelo professor, e este descaracteriza o aluno como sujeito pensante e ativo. A avaliação não deve ser excludente, elucidando apenas os alunos com capacidade ortográfica corretas.
O educando tem direito à palavra, o direito de ser autônomo. Há de se haver um espaço na escola para que eles possam dizer a sua palavra, mostrar a sua criatividade, ainda que com erros ortográficos. Não podemos deixar que a liberdade de expressão das crianças seja podada, muito menos avaliada de forma errônea. Vamos modificar nossa prática em sala de aula, ainda que o sistema educacional não esteja totalmente modificado e capacitado; fazendo nossa parte, estaremos contribuindo para que as crianças estejam aptas a atuar como cidadãs na sociedade em que vivem, e assim, iremos progredir cada vez mais nossa educação.

Roberta Aparecida Picanço Primay

Educadora do Ensino Fundamental.
Cursa a Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento no Instituto Superior de Educação de Itaperuna-RJ

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5407599892145479



Comentários   

 
#9 michaelkorswatch 24-09-2012 09:14
en they|once michael kors gold watch: www.mmichaelkorsgoldwatch.com/ .../ they}|the moment|followin g|{right|correc t} {after|followin g}|if he or she|{at the|in the} time they|as soon|assuming michael kors mens watches: www.mmichaelkorsgoldwatch.com/ .../ they|soon {after|followin g}|{immediately |instantly} michael kors wallet: www.mmichaelkorsgoldwatch.com/ .../ {after|followin g} michael kors watches: www.mmichaelkorsgoldwatch.com/ .../ they|{immediate ly|instantly} {after|followin g}|{quickly|rapidly} as they|{although| even though}|{...
Citar
 
 
-1 #8 afonso 11-04-2012 19:32
quero formula uma boa avaliação sou professor: de biologia
Citar
 
 
+2 #7 Martha Millian 20-10-2011 01:04
Concordo plenamente, pena que escolas particulares em que passei fala uma coisa e faz outra, e quando o professor quer ter essa liberdade, termina sendo punido...
Citar
 
 
+2 #6 Carlos 02-06-2011 20:22
Achei muito interessante seu artigo, sou professor de Português e acredito que estou no caminho certo, sempre elogio meus alunos e valorizo seus escritos, a ortografia é importante, porém, saber sonhar nas letras é melhor..Abraços ..
Citar
 
 
#5 Claudia Souza 13-04-2011 21:23
Adorei seu comentario.o contexto descrito foi muito importante para minha pesquisa.....
Citar
 
 
#4 Nelza 11-06-2010 19:26
Foi de grande valia para mim o seu comentário ,pois o mesmo auxiliou-me no estudo pedagógico com as minhas professoras.
Citar
 
 
+1 #3 joao rafael 14-05-2009 11:03
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
Citar
 
 
+2 #2 Aurimar Pires 12-05-2009 10:48
seu comentário foi de grande importancia para mim. xeroooooo
Citar
 
 
#1 simone 14-03-2009 09:15
o seu comentário foi de muito aproveito e vantajoso para as minhas pesquisas ...
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

debatinho
hotel du lac
vitalite
ecolmeia

visitantes

desde fevereiro de 2006
20088056
infoservice