A França decidiu reintroduzir em seu território a moratória sobre o cultivo do milho transgênico MON810, comercializado pela empresa americana Monsanto, anunciou o Ministério da Agricultura, na sexta-feira 16 de março. Isto significa que o governo de Paris interrompe, pelo menos temporariamente, o cultivo desse milho geneticamente modificado.

Esta medida destina-se a "proteger o meio ambiente", informou um comunicado do ministério. Esta decisão foi tomada "por causa da proximidade das mudas", informa a mesma fonte. Seu consumo é permitido, porém, com um requisito de rotulagem.

O despacho do ministro será publicado no Jornal Oficial domingo, informou o ministério.

O Conselho de Estado tinha, porém, suspendido, em novembro, uma proibição de 2008 para cultivar e comercializar este milho geneticamente modificado na França, alegando que não estava suficientemente fundamentada. Poucos meses depois, em fevereiro, o governo pediu à Comissão Europeia para suspender o cultivo de MON810, único cereal transgênico autorizado na UE. Em troca, a Comissão pressiona a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (AESA), mas afirma que não espera tomar medidas de emergência até que haja um parecer da AESA.

O anúncio "não é realmente uma surpresa" para a Comissão, respondeu o porta-voz do comissário europeu para Saúde e Consumidores. Ele explicou que a França tinha enviado, em 20 de Fevereiro, de 15 páginas de documentos científicos para apoiar sua decisão e que a Comissão começou a examiná-los. Com relação a esses documentos, "acreditamos que neste momento isto não justifica a adoção de medidas de emergência", disse ele.

Ele indicou que a AESA teria até a primavera para analisar esses documentos, sem dar uma data mais precisa e, que enquanto se aguarda, a decisão da França será apresentada aos demais Estados-Membros, no âmbito de uma comissão permanente até meados de abril. Caberá, então, à AESA dizer se ela considera os argumentos franceses cientificamente aceitáveis ou, o que parece mais provável de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto, ela vai pedir à França para retirar sua questão.

REJEIÇÃO PURA E SIMPLES DA INOVAÇÃO AGRÍCOLA

A Associação Profissional dos Sementeiros e as Iniciativas de Biotecnologia Vegetal (IBV) criticaram a proibição temporária. Elas informaram que estavam "chocadas" por "uma decisão infundada"  que se constitui "numa rejeição da inovação agrícola e enfatiza a distorção da concorrência na UE." O milho transgênico é cultivado em grande escala, especialmente na Espanha, há muitos anos, lembra a IBV, com "o aumento da superfície em mais de 20% no ano passado, provando a sua utilidade, mesmo depois de dez anos de comercialização".

Logo após o pedido do governo francês, em fevereiro, a rede França Ambiente Natureza (FNE) disse que a França "não é obrigada a esperar por uma resposta" das autoridades europeias para proibir a plantação do milho MON810. A rede enfatizou que o período do primeiro plantio abordado, pode começar em março, em algumas regiões, e que "hoje não há objeção à comercialização de sementes e cultivo." "Desde a anulação da moratória (de 2008), há um vácuo legal", adiantou ele.

O grupo americano Monsanto anunciou , de qualquer maneira, no final de janeiro que não iria vender o milho geneticamente modificado na França em 2012, depois de uma ação contra os transgênicos em um dos seus sites e o compromisso do governo de proibir o cultivo desse milho.

O gigante americano Monsanto é conhecido por numerosos escândalos envolvendo questões de saúde. Em fevereiro, a Monsanto foi considerada "responsável" pelo envenenamento por herbicida, em 2004, de um agricultor francês.

Tradução: Argemiro Pertence

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS