Como aliviar a dor de dente

How Stuff Works
Se a dor de dente te mantém acordado à noite, procure um dentista.
2006 Publications International, Ltd.
Se a dor de dente mantém você acordado à noite, é sinal de que você deve ligar para o dentista

“Até hoje não houve filósofo que padecesse pacientemente de uma dor de dente". Shakespeare estava certo. Não é fácil suportar a dor de dente. A boa notícia é: com os cuidados dentários atuais e checkups regulares, a torturante dor de dente não é mais tão comum quanto antigamente. No entanto, sentir qualquer dor nos dentes é um sinal que não deve ser ignorado, mesmo que ela desapareça sozinha.

A dor de dente pode variar. Talvez a mais comum seja uma dor fraca causada por dentes sensíveis. Você come ou bebe algo quente, frio ou doce e sente uma pontada momentânea. Algumas pessoas sentem dor devido a problemas de sinusite. Isto acontece quando a dor limita-se aos dentes superiores e muitos deles são afetados ao mesmo tempo.

Bruxismo (ranger os dentes) ou problemas com a junta temporomandibular podem ser as causas de dor de dente e sensibilidade. Tratamentos dentários recentes também podem deixá-los sensíveis a mudanças de temperatura por algumas semanas.

No entanto, alguns tipos de dor precisam da atenção imediata do dentista. Se você sentir uma dor forte quando morder, por exemplo, pode ser que tenha uma cárie, obturação solta, dente quebrado ou polpa danificada (tecido interno do dente que contém vasos sangüíneos e nervos). A dor que permanece por mais de 30 minutos depois de comer comidas quentes ou frias também pode indicar dano na polpa, causada por cáries profundas ou traumas no dente. A dor de dente clássica, com dores fortes e constantes, inchaço e sensibilidade, é definitivamente um mau sinal.

Se um dente dói a ponto de você não conseguir dormir ou interfere no seu dia-a-dia normal, é hora de ligar para o dentista. O problema pode ser um abscesso dentário, que ocorre quando a polpa do dente morre, resultando em uma infecção que pode se espalhar para a gengiva e até mesmo para o osso.

Dores na polpa do dente são um pouco complicadas. Elas avisam que tem algo de errado, mas os nervos da polpa morrem rapidamente (em apenas 12 horas), e depois disso a dor desaparece. No entanto, em pouco tempo o dente começa a doer de novo, já que o tecido morto fica infectado ou com abscesso.

É por isso que, deixar o dentista para depois, em casos de dor de dente pode não ser recomendável. Mas se for 3 da manhã ou um domingo à tarde, você pode tomar as medidas temporárias a seguir para lidar com a dor até poder ir ao dentista.

Guia da polpa do dente

A maioria de nós acha que os dentes não estão vivos, mas eles estão. Cada dente contém o que é chamado de polpa, composta por veias e nervos.

Se a polpa está danificada ou exposta, os nervos podem morrer e o dente pode ficar infeccionado ou com abscesso. O que pode causar isto? Uma cárie profunda, dente quebrado ou um trauma forte no dente (como, por exemplo, morder um grão de milho). O seu corpo não consegue curar polpa danificada ou exposta - então, se estiver sentindo dor na boca, procure um dentista.

Tome aspirinas, paracetamol ou ibuprofen - são os mesmos comprimidos que você toma para as dores do dia-a-dia. Ibuprofen é a melhor opção, já que diminui a inflamação que pode acompanhar a dor de dente.

Use óleo de cravos - você pode comprá-lo em uma farmácia. Siga as instruções de uso cuidadosamente, pois ingerir muito óleo pode causar envenenamento. Certifique-se de colocá-lo apenas no dente e NÃO na gengiva, senão a queimação que sentir vai fazer você esquecer da dor de dente em pouco tempo. Lembre-se de que o óleo de cravos não vai curar a dor de dente, apenas anestesiar o nervo temporariamente.

Diminua o inchaço - coloque uma compressa fria na bochecha se a dor de dente causar inchaço.

Alivie a dor - deixar um cubo de gelo ou água gelada
na boca pode aliviar a dor. Pule esta opção se perceber que isto simplesmente aumenta ainda mais a sensibilidade.

Mantenha a cabeça elevada - elevar a cabeça diminui a pressão na área e pode reduzir a dor latejante.

Bocheche - a água não vai levar a dor embora (apesar deste ser um pensamento agradável), mas você pode bochechar água quente para remover qualquer resto de comida que pode estar causando ou piorando a dor. Um pedaço de comida que fica preso na gengiva pode doer tanto quanto polpa danificada. Misture uma colher de chá de sal em um copo de água quente e faça bochechos, expelindo a água em seguida.

Use fio dental - não, não é um remédio, mas usar o fio dental é outra maneira de remover os restos de comida que podem estar presos. A ponta de borracha da sua escova ou um palito de dentes (se usado com cuidado) ajudam a remover a comida também.

Tenha cuidado com comidas quentes, frias ou doces - elas podem piorar a dor e a sensibilidade.

Coloque gaze - se o dente ficar sensível ao ar, cubra-o com gaze ou com um pequeno pedaço de cera dental (disponível em muitas farmácias).

Mitos da dor de dente

Não se deixe enganar por estes mitos, você pode causar ainda mais danos acreditando neles.

* Coloque uma aspirina no dente - se você quiser usar aspirina para ajudar a aliviar a dor de dente, tome-a com um copo de água. Não coloque-a no dente ou na gengiva. O comprimido de aspirina não é um remédio tópico, ele tem de ser ingerido. Colocar a aspirina no local pode causar queimaduras graves em sua gengiva ou bochecha, que podem demorar de 4 a 5 dias para cicatrizar.
* Ter dor de dente significa que você vai perdê-lo - isto não é mais verdade. O tratamento de canal pode salvar dentes com abscesso ou polpa danificada. O tratamento consiste em fazer uma pequena abertura no dente, removendo a polpa que fica na parte interna, preenchendo o canal (por isso o nome do tratamento) com um material chamado gutta-percha. Depois, uma coroa artificial é colocada no dente. Algumas vezes, um pino de metal é fixado ao osso para se obter maior resistência.
* Se a dor desaparecer é porque o problema sumiu - a dor é um aviso de que existe algo de errado com o seu corpo, então não a ignore. A questão pode ser mais séria do que um problema dentário. Dor na mandíbula inferior, por exemplo, pode ser um sintoma de problema no coração.

Comentários   

joyce narciso da sil
+1 #395 joyce narciso da sil 23-07-2015 15:44
estou com tanta dor nos dentes. que chego a ponto de chorar. esta muito furado que ja chegou nos nervos. o que devo fazer. doi muito :sad:
Citar
battery usages
0 #394 battery usages 20-07-2015 16:35
WOW just what I was searching for. Came here by searching for battery tips
Citar
josé carlos
+2 #393 josé carlos 17-07-2015 23:10
olha gente, faz assim, você arranca o dente que está do lado do dente que está doendo, dae o dente que está doendo fica com medo e para. tomara que possa ter ajudado alguém com essa dica. pra min resolveu.
Citar
Raquel
-2 #392 Raquel 04-07-2015 09:00
Olá, queria saber como faço para parar com essa dor de dente insuportável que está me incomodando tanto, sabe, parece que não vai parar, por favor me ajudem? :oops: :sigh:
Citar
kika
+1 #391 kika 23-04-2015 02:27
Oi tbm estou com dor de dente, a 2 srmanas estou tomando remedio pra infeccao mais ta ta adiantando , fui ao hospital e o medico mandou que eu tomasse profenide injeçao ,foi oque me tirou a dor na hora, mais.msm assim minha dor volta depois, nao sei oque fazer ,se a infeccao nao parar pra eu cuidat ou arrancar ,,,,ai meu Deus
Citar
luis henrique pereir
+4 #390 luis henrique pereir 27-03-2015 20:54
não a guento mais parese que vo morre,tomo um mote de remedioesiso e a dor passa e vouta presiso de alguma rreseita tem auguem que saiba de alguma?
Citar
João
0 #389 João 13-01-2015 05:07
SINTO UMA DOR DE DENTE INCURAVEL
MEU DENTE ESTÁ MEIO PRETO E COM DUAS(OU UMA) E A DOR SÓ PASSA POR ALGUNS INSTANTES COM ÁGUA
Citar
rayssa
+3 #388 rayssa 29-12-2014 19:00
estou como o dente doendo desde de sabado tomo varios remedios e a dor nao passa,e eu nao consigo dormir e nem fala,desde sabdo que eu so tomo liquido,o dente que doi ele esta aberto(quebrado ) e preto.
o que eu faço?
Citar
Luiz Gomes
0 #387 Luiz Gomes 24-12-2014 03:39
Citando Thiago:
As vésperas do natal, me surge uma terrrível dor de dente, de um siso incluso infeccionado. Não consigo dormir, pensar, falar, só sentir a DOR MALDITA,.Estou vivendo extrema agonia, tomando KILOS de ibuprufeno e antibiótico, fiz um plano odontológico, enfim, o sofirmento faz parte da vida!!!

Cara Samos dois
Citar
Thiago
+2 #386 Thiago 15-12-2014 05:20
As vésperas do natal, me surge uma terrrível dor de dente, de um siso incluso infeccionado. Não consigo dormir, pensar, falar, só sentir a DOR MALDITA,.Estou vivendo extrema agonia, tomando KILOS de ibuprufeno e antibiótico, fiz um plano odontológico, enfim, o sofirmento faz parte da vida!!!
Citar
dddd
+3 #385 dddd 07-12-2014 01:39
Tomei sabem o que? .... benzefacil....d epois de tomar varios remédios fui ao médico já qye que era domingo pedi pra ele me receitar uma injeção benzefacil ...a dor parou na hora.....parece que o dente estava anestesiado...m uito bom mesmo
Citar
ricardo
+1 #384 ricardo 30-11-2014 19:09
Estou com um dente inflamado e com isso minha boca da dormente , o que pode ser ?
Citar
célia
0 #383 célia 29-07-2014 01:03
é normal o dente doer mesmo sem tá podre,pois eu tenho um que doi mais nâo vejo nada de anormal nele,nem um pretinho se quer.
Citar
helena
+3 #382 helena 20-07-2014 12:13
Citando Dayanna:
POR FAVOR ME RESPONDAM.
AGUARDO ANSIOSA!!!!!

Daayanna vai no posto de saúde pra se informar melhor.
Citar
http://local.yahoo.
-5 #381 http://local.yahoo. 12-07-2014 01:53
What type of arrangement you will also assume an undisclosed lump sum to Ross-Clayton to handle houston funerals all funeral
needs to be strictly observed by way of thinking. The masseuse who found Ledger's body Tuesday spent nine minutes
making three calls to the prospect of embalming bodies, but it does
that. The containers can be contacted. A surge in popularity around the venue,
others worry that the natives. - houston funerals The coffin's
moving. Some families, lots of importance. The plots were in Washington Cemetery in Poteau with Rev.


My webpage local.yahoo.com/.../
Citar
Dayanna
-3 #380 Dayanna 07-07-2014 22:42
POR FAVOR ME RESPONDAM.
AGUARDO ANSIOSA!!!!!
Citar
Dayanna
-5 #379 Dayanna 07-07-2014 22:35
Ólá, tenho sentido muitas dores de dente. Há 8 meses meus últimos dentes quebraram um pedaço (1/3)e no momento estou sem recurso algum para me tratar.

Tem algo que eu possa fazer/aplicar para retardar o tamanho da cárie e eliminiar o máu hálito?
Citar
Dayanna
0 #378 Dayanna 07-07-2014 22:31
Olá estou com 2 dentes que estão quebrados a 8 meses e agora resolveram doer muito, tenho percebido que o buraco só está aumentando, tenho procurado limpar sempre e troco curativos, mas tenho percebido que tenho estado com mal hálito - o que é mega hiper desagradável. No momento vivo em um local muito afastado da cidade e estou sem recursos para me tratar. O que eu poderia usar nesses dentes para retardar o apodrecimento? Existe algo caseiro?
Citar
Vih
+2 #377 Vih 04-07-2014 12:25
Fui na dentista e ela abriu um buraco enorme no meu dente. Aí cubriu tudo com uma massinha branca, disse q era um curativo. Só q agora q cheguei em casa to urrando de dor, nada q eu tome adianta, misericórdia. Tenho consulta marcada só pra semana q vem, até lá nao sei o q fazer pra essa dor passar!
Citar
mateus
+4 #376 mateus 03-07-2014 20:31
dor de dente não aguento mais
Citar
edna
0 #375 edna 03-07-2014 09:39
eu to com mtt dor de dente isso parece para mais depois volta eu já não aquento mais essa dor insuportável já nem sei mais oque fazer ......
Citar
wania
+1 #374 wania 22-06-2014 00:01
estou morrendo a 15 dias ! pensei que ja tinha até morrido e viajado de encontro as pessoas q estão a minha volta! olho pra elas e começo a gemer ! meu DEUS que horrorrrrrrrrrr rrrrrr !!!!!!!! nem sei se existo ainda porque nem tenho palávras pra essa dor constante que nem me dopando de remédios estou salva dela. Caramba!!!!!
Citar
Ester
0 #373 Ester 21-06-2014 21:25
Eu estou com uma terrível dor de dente ele ta furado a um bom tempo e não sei o que fazer doi muito principalmente quando como e a comida cai no buraco é uma dor insuportável não aguento mais ficar com essa do :-| :sad:
Citar
Clube dos Descontos
-4 #372 Clube dos Descontos 20-06-2014 09:17
I'm not sure exactly why but this web siute is loading extremely slow for me.
Is anyone else having this problem or is it a issue on my end?
I'll check back laterr and see if thhe prdoblem still exists.
Citar
dudinhah silva
0 #371 dudinhah silva 14-05-2014 21:47
Eu estou com uma terrível dor de dente ele ta furado a um bom tempo e não sei o que fazer doi muito principalmente quando como e a comida cai no buraco é uma dor insuportável não aguento mais ficar com essa dor :sad: :-x :sigh:
Citar
eduvigis margarita l