Como aliviar a dor de dente

How Stuff Works
fonte
Se a dor de dente te mantém acordado à noite, procure um dentista.
2006 Publications International, Ltd.
Se a dor de dente mantém você acordado à noite, é sinal de que você deve ligar para o dentista

“Até hoje não houve filósofo que padecesse pacientemente de uma dor de dente". Shakespeare estava certo. Não é fácil suportar a dor de dente. A boa notícia é: com os cuidados dentários atuais e checkups regulares, a torturante dor de dente não é mais tão comum quanto antigamente. No entanto, sentir qualquer dor nos dentes é um sinal que não deve ser ignorado, mesmo que ela desapareça sozinha.

A dor de dente pode variar. Talvez a mais comum seja uma dor fraca causada por dentes sensíveis. Você come ou bebe algo quente, frio ou doce e sente uma pontada momentânea. Algumas pessoas sentem dor devido a problemas de sinusite. Isto acontece quando a dor limita-se aos dentes superiores e muitos deles são afetados ao mesmo tempo.

Bruxismo (ranger os dentes) ou problemas com a junta temporomandibular podem ser as causas de dor de dente e sensibilidade. Tratamentos dentários recentes também podem deixá-los sensíveis a mudanças de temperatura por algumas semanas.

No entanto, alguns tipos de dor precisam da atenção imediata do dentista. Se você sentir uma dor forte quando morder, por exemplo, pode ser que tenha uma cárie, obturação solta, dente quebrado ou polpa danificada (tecido interno do dente que contém vasos sangüíneos e nervos). A dor que permanece por mais de 30 minutos depois de comer comidas quentes ou frias também pode indicar dano na polpa, causada por cáries profundas ou traumas no dente. A dor de dente clássica, com dores fortes e constantes, inchaço e sensibilidade, é definitivamente um mau sinal.

Se um dente dói a ponto de você não conseguir dormir ou interfere no seu dia-a-dia normal, é hora de ligar para o dentista. O problema pode ser um abscesso dentário, que ocorre quando a polpa do dente morre, resultando em uma infecção que pode se espalhar para a gengiva e até mesmo para o osso.

Dores na polpa do dente são um pouco complicadas. Elas avisam que tem algo de errado, mas os nervos da polpa morrem rapidamente (em apenas 12 horas), e depois disso a dor desaparece. No entanto, em pouco tempo o dente começa a doer de novo, já que o tecido morto fica infectado ou com abscesso.

É por isso que, deixar o dentista para depois, em casos de dor de dente pode não ser recomendável. Mas se for 3 da manhã ou um domingo à tarde, você pode tomar as medidas temporárias a seguir para lidar com a dor até poder ir ao dentista.

Guia da polpa do dente

A maioria de nós acha que os dentes não estão vivos, mas eles estão. Cada dente contém o que é chamado de polpa, composta por veias e nervos.

Se a polpa está danificada ou exposta, os nervos podem morrer e o dente pode ficar infeccionado ou com abscesso. O que pode causar isto? Uma cárie profunda, dente quebrado ou um trauma forte no dente (como, por exemplo, morder um grão de milho). O seu corpo não consegue curar polpa danificada ou exposta - então, se estiver sentindo dor na boca, procure um dentista.

Tome aspirinas, paracetamol ou ibuprofen - são os mesmos comprimidos que você toma para as dores do dia-a-dia. Ibuprofen é a melhor opção, já que diminui a inflamação que pode acompanhar a dor de dente.

Use óleo de cravos - você pode comprá-lo em uma farmácia. Siga as instruções de uso cuidadosamente, pois ingerir muito óleo pode causar envenenamento. Certifique-se de colocá-lo apenas no dente e NÃO na gengiva, senão a queimação que sentir vai fazer você esquecer da dor de dente em pouco tempo. Lembre-se de que o óleo de cravos não vai curar a dor de dente, apenas anestesiar o nervo temporariamente.

Diminua o inchaço - coloque uma compressa fria na bochecha se a dor de dente causar inchaço.

Alivie a dor - deixar um cubo de gelo ou água gelada
na boca pode aliviar a dor. Pule esta opção se perceber que isto simplesmente aumenta ainda mais a sensibilidade.

Mantenha a cabeça elevada - elevar a cabeça diminui a pressão na área e pode reduzir a dor latejante.

Bocheche - a água não vai levar a dor embora (apesar deste ser um pensamento agradável), mas você pode bochechar água quente para remover qualquer resto de comida que pode estar causando ou piorando a dor. Um pedaço de comida que fica preso na gengiva pode doer tanto quanto polpa danificada. Misture uma colher de chá de sal em um copo de água quente e faça bochechos, expelindo a água em seguida.

Use fio dental - não, não é um remédio, mas usar o fio dental é outra maneira de remover os restos de comida que podem estar presos. A ponta de borracha da sua escova ou um palito de dentes (se usado com cuidado) ajudam a remover a comida também.

Tenha cuidado com comidas quentes, frias ou doces - elas podem piorar a dor e a sensibilidade.

Coloque gaze - se o dente ficar sensível ao ar, cubra-o com gaze ou com um pequeno pedaço de cera dental (disponível em muitas farmácias).

Mitos da dor de dente

Não se deixe enganar por estes mitos, você pode causar ainda mais danos acreditando neles.

* Coloque uma aspirina no dente - se você quiser usar aspirina para ajudar a aliviar a dor de dente, tome-a com um copo de água. Não coloque-a no dente ou na gengiva. O comprimido de aspirina não é um remédio tópico, ele tem de ser ingerido. Colocar a aspirina no local pode causar queimaduras graves em sua gengiva ou bochecha, que podem demorar de 4 a 5 dias para cicatrizar.
* Ter dor de dente significa que você vai perdê-lo - isto não é mais verdade. O tratamento de canal pode salvar dentes com abscesso ou polpa danificada. O tratamento consiste em fazer uma pequena abertura no dente, removendo a polpa que fica na parte interna, preenchendo o canal (por isso o nome do tratamento) com um material chamado gutta-percha. Depois, uma coroa artificial é colocada no dente. Algumas vezes, um pino de metal é fixado ao osso para se obter maior resistência.
* Se a dor desaparecer é porque o problema sumiu - a dor é um aviso de que existe algo de errado com o seu corpo, então não a ignore. A questão pode ser mais séria do que um problema dentário. Dor na mandíbula inferior, por exemplo, pode ser um sintoma de problema no coração.

Comentários   

 
#370 eduvigis margarita l 16-04-2014 00:56
estou com muita dor de dente a 15 dias atras eu fiz canal e estou sintiendo muita dor ate os ossos domeu dente estão duendo fui no dentista e me falou que es por causa da sencibilidad e mando comprar uma pasta para colocar mais mesmo asim nao pasa a dor sinto q esta doendo muito os ossos dentario ja coloquei agua con sal mesmo asim doi ja esta de madrugada não consigo dormir de dor
Citar
 
 
#369 ana beria 15-01-2014 21:16
nossa alguém pode me ajudar , algum medico ,qual o remédio ideal para dor de dente
Citar
 
 
#368 mariane 16-12-2013 18:56
faça o seguinte eu fiz alivio agua com sal e vinagre faça faça bocejos. tome nimesulida e amoxilina que pasa ate vc ir no dentista eu quase morri de dor mas logo passo depois de fazer isso.
Citar
 
 
#367 tainara 02-12-2013 17:53
Meu dente quebrou,ficou só a raiz com 2 pedacinhos de dente onde deu carie . Estou sentindo uma dor tão grande que vai da gengiva ate a mandibula e consegue afetar o meu rosto todo do lado direito . estou tomando amoxilina e declofetnato. Não esta adiantando o que eu faço .. choro de dor quando da pontadas .
Citar
 
 
#366 Paulo Xavier 12-11-2013 19:07
Dói meu dente siso/Dizem que é saudade/Saudade de quem?/Se eu nunca gostei de ninguém/Saudade de quem/Se eu nunca gostei de ninguém/Fulano falou que é saudade/Cicrano e Beltrano falou que é também/Como pode ser saudade/Se eu nunca gostei de ninguém!
Citar
 
 
#365 Silas 04-11-2013 11:34
Melhor remédio e fenaflan o mesmo diclofenaco aliado ao dipirona de 500 e o fim da sua dor em 30 minutos pode ter certeza teme de 6 em 6 horas os 2 juntos
Citar
 
 
#364 MARCOS GEROTTO 21-10-2013 15:24
MINHA MANDIBULA E BOCHECHA DIREITA ESTA INCHADA E DOENDO , O QUE DEVO FAZER ME AJUDEM !!!!!!!!!!!!!
Citar
 
 
#363 Kamila 17-10-2013 12:27
Poxa estou morrendo de dor i o pior não posso arrancar porém , esta inflamado que :-x Merda acho que vou eu msm arrancar
Citar
 
 
#362 Marisa 26-09-2013 15:53
Protelar a ida ao dentista é a pior coisa que se pode fazer nesses casos. Deixem o medo/vergonha de lado e corram pro dentista!
Citar
 
 
#361 leonardo gonçalves 15-09-2013 03:15
estou com uma terivel dor de dente no momento. ja faz alguns dias que estou sofrendo com essa dor, tenho varios dentes estragados estao bastante emflamados. estou tomando remedio mas não esta fazendo efeito nemhum, oque é que eu faço para amenizar a dor se alguem souber me fala...!!!
Citar
 
 
#360 Roberta 08-09-2013 15:32
Para dor de dente , o melhor remédio que tem é postan!
Citar
 
 
#359 bruna 06-09-2013 20:28
estou com muita dor no dente...ele esta furado!!
e o pior..esta nascendo meu siso...o que eu faço para amenisar a dor dos 2... :-? ???
Citar
 
 
#358 Emanuel 23-08-2013 23:26
Toma spidufem 600 para dor moderada. Não deite se for a noite, tente dormir sentado... porque no outro dia, terá que ir ao dentista.
Mas assim, tome o spidufem 600 e vai tomar banho quente. A água quente no seu corpo, da uma sensação de alívio medonha e fica la no banho ate o efeito do espidufem engrenar. ai sente na cama, coloca uns travesseiros e dorme sentado para não latejar.. procure um dentista urgente quando puder., é rapidinho a coisa no dentista e aleluia .. a dor some.. boa sorte
obs.: tb to sentindo dores, porem como é final de semana e so na segunda, estou fusilado... estou fazendo esse processo e estou tento resultado positivo
Citar
 
 
#357 amanda 10-08-2013 22:43
estou çom muita dor de dente , minha gegiva esta enorme parece q o dente afundou , ñ consigo comer nd , é o pior q quando o dente esta inflamado ñ pega anestecia , pois eu tenho em ksa .. e esta afetando meu ouvido e meu cerebro , ando lendo tanto sobre isso q voj me forma em odotonlogia , pois dor de dente é do inferno ..... e o pior e ñ ter grana pra ir na ... do dentista , o pior desgosta na vida de uma pessoa eu creio q jovem tenha q extrair um dente . :'(
Citar
 
 
#356 Carlos 21-07-2013 18:10
Para um alivio temporário da dor de dente,tome um comprimido de PARACETAMOL , que e para a dor do dente.
E tome CATAFLAN, que e um anti inflamatório.
E até que o medicamento faça efeito você pode fazer o seguinte:
Coloque agua em temperatura ambiente ( nem morna e nem gelada)deixando a agua na gengiva onde o dente doí até o alivio da dor,depois engula a agua e repita novamente voltando a dor.

Lembrando que isto e apenas para alivio da dor, e que é de primordial importância que você vá ao dentista.

Espero te ajudado.
Citar
 
 
#355 PABLO 20-06-2013 22:37
ESA DOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOR :-x :-x :-x :o
Citar
 
 
#354 PABLO 20-06-2013 22:35
TO COM UMA DOOOOOO DE DENTE
Citar
 
 
#353 ARNALDINO CARNEIRO 17-05-2013 07:49
TO COM DENTE QUEBRADO E PODER PELA METADE MAS NÃO DOI,QUANTO TEMPO ISSO PODE FICAR ATE DOER??
Citar
 
 
+1 #352 simone 17-06-2012 20:55
meu marido fez uma denagem entao ja tem duas horas que ele tomou remedio e nao fez efeito
Citar
 
 
#351 Gisele 22-03-2012 09:25
Meu dente queiro só saiu um pedaço, e o outro pedaço ainda n saiu. Mais esse lugar q n saiu a outra parte, ta muito inchada, dolorida demais e acredito q ta inflamada, ja afetou ate minha garganta. O que é isso? estou muito preocupada.
Citar
 
 
+15 #350 Paloma 10-02-2012 10:26
Oiih
Minha irmã esta com uma dor de dente horrivel ñ consegue dormir e a dor é muito forte.
E o rosto dela do lado direito esta bem inchado...
O que eu faço???
Citar
 
 
#349 lucineia 11-01-2012 11:41
tenho dor de dente constante eoque eu domo q alivia um pouco e spidufen 600ml em 15 minutos alivia.
Citar
 
 
+1 #348 HERNANDES 18-12-2011 10:17
TO COM MUITA DOR DENTE , ARRAQUEI O DENTE MAS ESTOU COM MUITA DOR O QUE EU FAÇO :roll: :-x :sad:
Citar
 
 
+5 #347 Charon 19-11-2011 22:24
Olá...
Estou com um problema na gengiva do dente do siso.
Ela está inchada e doendo como se fosse uma afta gigante, tenho d atm, e fiz uma ressonância ontem. Agora com dor no maxilar e na gengiva não to conseguindo comer nada. tomo novalgina e tenoxicam, e continua doendo faz 5 dias... O que fazer para melhorar?
Citar
 
 
+3 #346 rafael 19-11-2011 12:25
pessoal tenho um remedio muito bom para dor de dente ,é um antiflamatorio que se chama diclofenaco va em qualquer farmacia que vcs encontra pode compra é muito bom ele desenflama e aomesmo tempo alivia a dor de dente ,ao tomalo aguarde uns 40 minutos ..vlw
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

debatinho
vitalite
ecolmeia

visitantes

desde fevereiro de 2006
19233513
infoservice