153 300x183 Biodiversidade deve ser oportunidade de negócios para MPE
Pequenos e médios empresários brasileiros estão distantes das discussões sobre uso sustentável da biodiversidade, segundo gerente da CNI. Foto: Mauricio Mercadante
É preciso mostrar a biodiversidade como oportunidade de negócios, seja no desenvolvimento de novos produtos ou no aprimoramento de tecnologias que garantam o uso correto dos recursos naturais. A opinião é do secretário de biodiversidade e florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bráulio Dias.
De acordo com ele, o governo prepara uma série de medidas para que a Política Nacional de Biodiversidade possa refletir as preocupações e necessidades dos pequenos e médios empresários em relação ao uso sustentável da biodiversidade. Uma das iniciativas é uma cartilha adaptada à realidade econômica e cultural brasileira.
A intenção, segundo Dias, é aproximar os pequenos e médios empresários da discussão sobre os objetivos traçados no Plano Estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) até 2020. O plano foi definido na 10ª Convenção das Partes da CDB, realizada em Nagoya (Japão), em outubro de 2010, juntamente com as metas de Aichi de Biodiversidade.
Dias lembrou que as metas de Aichi começaram a ser internalizadas pelo setor empresarial em agosto deste ano a partir dos Diálogos sobre Biodiversidade, um processo conduzido pelo MMA de consulta setorial e que já envolve empresários, ONGs e povos tradicionais. O setor acadêmico e os governos deverão ser ouvidos até o final de novembro.
Apesar de serem maioria, os pequenos e médios empresários brasileiros estão distantes das discussões sobre uso sustentável da biodiversidade, segundo Shelley de Sousa Carneiro, gerente executivo de meio ambiente e sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Durante a reunião do Movimento Empresarial pelo Uso Sustentável da Biodiversidade (MEB), em 31 de outubro, em São Paulo, para definir como os empresários irão incorporar as metas para a biodiversidade definidas pela Convenção da Biodiversidade da ONU, o líder empresarial defendeu maior envolvimento do setor nas políticas públicas de meio ambiente.
Com informações do MMA.
* Publicado originalmente no site EcoD.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS