Contato Ze do Pedal no Marrocos: + 212-55783251
Skype zedopedal
Blog: www.zedopedal.skyrock.com

"O Sol que aquece a alma é o mesmo que derrete o asfalfo"
Zé do Pedal
O brasileiro, José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, 51, membro do Lions Clube de Viçosa, chegou esta manha à Boujodour, em pleno deserto do Sahara, depois de "rodar", em quase 6 meses, mais de 500kms de deserto e completar 5000kms de sua viagem por 20 paises da Europa e Africa, percorrendo 17.000kms em um kart a pedal, fabricado na Holanda pela empresa BERG Toys (www.bergtoys.com) especialmente preparado para a odisseia, rumo a Johanesburg; África do Sul, onde assistirá à Copa do Mundo de Futebol "África do Sul 2010". A marca, que supera as 2 das viagens anteriores utilisando transporte similar (2.500kms no Japao, 1985, e, 4.300kms no Brasil, 1987, Chui - Brasilia) e representa uns 30 por cento do total da viagem, foi alcançada a menos de 30kms da cidade de Boujoudor (nome atribuido pelos portugueses e que, em Portugal, tem como significado "o último limite do homem e do seu mundo". Fernando Pessoa em seu poema inesquecível rezou os seguintes versos: "Mar Portugues"... Tudo vale a pena se a alma não é pequena, quem quiser passar além do Bojador, tem que passar além da dor", em uma clara alusão às grandes navegações que valeram aos portugueses a conquista de outras latitudes: "ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal"!) no quilometro 1559 da estrada nacional 1, que liga a cidade de Tanger a Lagouiria (2476 quilometros), na fronteira com a Mauritania.Na cidade existe uma antiga fortaleza portuguesa. Na ultima segunda feira, 27, José conseguiu sua melhor perfomance desde sua saida de Paris, no dia 10 de maio: Cobriu os 101 quilometros entre Tarfaya e Layounne em 11 horas. O tempo fresco e com o vento de norte para sul ajudou a percorrer esta distancia

Zé do Pedal, informou que, graças ao "inverno" a temperatura nao esta muito alta e a maior até agora foi de 41 graus. "As 7 da manha o Sol aquece a alma e ao meio dia, derrete o asfalfo. Por sorte estou viajando no "inverno" e o sol nao esta muito forte, a temperatura media esta por volta de 40 graus e venta bastante, o que diminui a sensaçao térmica". Tive muita sorte ao chegar a Laayoune, pois choveu 2 dias seguidos o que refrescou bastante. A alimentaçao esta sendo feita a base de legumes, frutas e uma ou outra lata de sardinha

A viagem esta transcorrendo normalmente sem nenhuma novidade. Venho mantendo contato com os amigos portugueses Brito Rocha, Julia Lim, Henrique Veludo a e Jorge Albergaria. Também estou em permanente contato com membros das Nacoes Unidas na regiao do Sahara e com a Embaixada brasileira em Rabat através do Vice-Cônsul, Luiz Geraldo Magalhaes Moraes quem, junto ao Embaixador Virgilio Moretzsohn de Andrade, contribuiram para conseguir os vistos da Mauritania e Senegal.

Amanha Zé do Pedal parte rumo a Dakhla, 350kms, onde pensa tirar umas pequenas ferias de uns 15 dias. "Agora estou cruzando o que seria a parte mental mais dificil da viagem: daqui até Dakar, no Senegal, sao 1740kms de muito sol e areia, porem estou feliz com a forma como a viagem esta a decorrer e pela forma extraordinària de ajuda e de solidariedade que tenho recebido ao longo do percurso, sobretudo nesta zona onde as dunas de areia do Saahara e o mar bravo sao a paisagem que me acompanha. Nao sao poucas as ofertas de àgua, pao, fruta,etc. que constantemente sao oferecidos pelos motoristas dos caminhoes que transportam peixe dos portos de Layounne e de Dakhla. Apos seis meses de viagem, acho que é hora de dar um descanso ao corpo e tentar colocar a coluna, um pouco, no lugar".

Zé do Pedal vem registrando a viagem em seu novo blog www.zedopedal.skyrock.com onde, pelo menos uma vez por mes, ou quando encontra facilidades para acessar internet, coloca algumas fotos e informacoes da viagem: "assim, fica mais facil dos meus amigos acompanharem um pouco mais de perto a viagem.

Meio ambiente preocupa

Zé do Pedal lamentou o pouco caso das autoridades com o meio ambiente: "é incrivel a quantidade de lixo que venho encontrando ao longo dos quase 2000 quilometros percorridos aqui no Marrocos, principalmente no deserto. O maior absurdo foi quando passei por Sidi Akhfinir, a parte dos fundos da guarda costeira é um verdadeiro deposito de lixo. Os guardas simplesmente jogam, diuturnamente, o lixo no grande penhasco a beira mar. Grande parte deste lixo fica "dependurado" nas fendas das rochas, o que consegue cair ao mar tem outros destinos: Ilhas Canarias, Europa, Americas, Africa do Sul, e, os que nao conseguem "carona" nas correntes maritimas que os levem alem-mar, fica mesmo na costa marroquina. Durante a limpeza das ruas na cidade de Tanger, que foi inundada durante as fortes chuvas da ultima semana, foi possivel observar os tratores removendo, junto ao lodo, toneladas de lixo dos bueiros.

O objetivo da viagem é chamar a atençao da comunidade internacional sobre dois dos maiores problemas que afetam à visao das crianças, em todo o mundo, principalmente nos países mais pobres: Catarata e Glaucoma, e difundir a grande campanha do Lions Clube Internacional: O programa Sigth First (Visao Primeiro).

*Um pouco do Lions

A Associação Internacional de Lions Clubes comemora seus 91 anos de fundação, que teve como primeiro presidente o Dr. William P. Woods e secretário Melvin Jones (Idealizador e fundador), cargo que ocupou até sua morte em 1° de junho de 1961.

Nestes 90 anos, a entidade formada por homens e mulheres imbuídos no Servir desinteressado, que estão aptos a realizar atividades, voltados ao engrandecimento de nossa sociedade e valorizar o ser humano, tem se destacado como a maior Organização Não Governamental do mundo, respeitada e admirada por líderes de todas as nações.

A histórica convenção do Lions ocorrida em Dallas, de 8 a 10 de outubro de 1917, onde trinta e seis delegados, representando 22 clubes de nove estados, aprovaram a designação "Lions Clubes" e o estatuto, regulamentos, objetivos e o Código de ética foram referendados.

Em três anos, a associação tornou-se internacional, com a fundação do primeiro clube no Canadá e no decorrer dos anos, a expansão internacional continuou com a fundação de novos clubes, especialmente na Europa, Ásia, África, América do Sul e Brasil nas décadas de 1950 e 1960.

Com o discurso de Helen Keller na Convenção Internacional em 1925, ela desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão", com o envolvimento dos Lions Clubes no atendimento aos cegos e aos deficientes visuais.

Com o grandioso Programa de Visão, o Lions Clube Internacional, tem compromisso com os jovens, o trabalho para melhorar o meio ambiente, construção de casas para os deficientes, conscientização acerca da diabetes, programas auditivos e através da Fundação oferecer auxilio às vitimas de catástrofes em todas as partes do planeta.

Os associados formam uma rede internacional com 1,3 milhão de homens e mulheres, distribuídos em 200 países e regiões, trabalhando desinteressadamente para responder as necessidades enfrentadas pelas comunidades em todo o mundo.

Nestes 91 anos, o Lions reafirma o compromisso de conservação da visão, através do programa internacional SightFirst e do dia mundial da Visão, em parceria global com órgãos das Nações Unidas, organizações oftalmológicas, filantrópicas e profissionais da área de saúde. Com a coleta e reciclagem de óculos que são distribuídos aos países em desenvolvimento, especialmente em maio, que é o mês do programa leonístico de reciclagem em prol da visão.

A Associação Internacional se modernizou, com a inclusão de Jovens(LEOs) e o reconhecimento da Companheira Leão, que muito tem colaborado para o engrandecimento do movimento que abraçamos.

Na ampliação de sua atuação internacional, o Lions Clube colaborou com as Nações Unidas a construir as seções de organizações não governamentais, em 1945, e continua mantendo cadeira cativa e sua posição de caráter consultivo junto a ONU.

No mês em que se comemora a fundação da associação, foi escolhido para a afiliação de novos associados, todos os meses são importantes, mas cabe destacar a preocupação de Lions Internacional com o programa de aumento de sócios, durante o mês de outubro, no Brasil sera feito uma grande campanha visando o aumento de novos membros com os corações dispostos ao serviço leonístico.

Os Lions Clubes do Brasil sempre se destacaram e são reconhecidos pela Diretoria de Lions Internacional, formadores de grandes Leões, de grandes campanhas e de companheirismo, onde a cordialidade, a amizade é o elo de união entre os associados dos Clubes brasileiros. Atualmente através da CªL Rosane Teresinha J. Vailatti do Lions Clube de Jaraguá do Sul- Centro – Distrito LD-5 , o Brasil é representado na Diretoria Internacional, como a primeira mulher brasileira o ocupar um importante cargo Leonístico, eleita que foi na Convenção Internacional de Lions Clubes, realizado em junho último em Bancok.

Lions Clube de Viçosa

Enquanto o mundo comemora os 91 anos do Lions Internacional, o Distrito LC12 comemora os 41 do Lions Clube de Viçosa, ao qual pertence o Zé do Pedal,

A comemoraçao foi no ultimo dia 29, quando o clube realizou sua reuniao festiva, no Restaurante Panorama, quando foram empossados 2 novos socios.  Ze do Pedal participou da reuniao pelo telefone e desejou aos novos membros um proficuo trabalho em prol daqueles que precisam.

Mais informaçao sobre o Lions e seu trabalho:

www.lionsclubs.org

*Luiz Mar Sória/Cal Jacira

Lions Clube de Porto Belo Bombinhas - Costa Esmeralda
Distrito LD - 5 - SC
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS