Os dados contabilizados até agora mostram 236 mortos, as perspectivas que esse número aumente são reais, há muitos hospitalizados em estado grave, perto de mais 200 feridos e a possibilidade já denunciada que boa parte dos 1200 frequentadores da boate KISS, em Santa Maria, RS, venham a ter problemas respiratórios ou de infecção pulmonar nos próximos dias como resultado da inalação de fumaça.

A primeira tentativa de sair do local foi frustrada por seguranças que se recusaram a abrir as portas. Só saia quem estivesse com a comanda paga.

Seguranças são trabalhadores, mas não percebem, ou percebem e não fazem questão, que são escravos dos donos para procedimentos desumanos e boçais como esse. E tanto faz que sejam seguranças particulares de um ou vários donos de uma boate, como policiais militares reprimindo professores, estudantes, camponeses, etc.

A constatação de Darcy Ribeiro que o primeiro dentre os mais espertos na história da humanidade chamou o primeiro dentre os mais inteligentes e deliberaram que um seria o rei, outro o sacerdote e por via das dúvidas, o mais estúpido foi convocado a fazer parte do grupo, agraciado com uma borduna e pronto. Estava formado o Estado capitalista, erigido em cima da exploração da classe trabalhadora.

Os dados até agora conhecidos da tragédia em Santa Maria mostram que não havia comunicação por rádio entre os seguranças, não havia gente habilitada para o uso de extintores de incêndio e o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado.

O valor maior era o da comanda, o papelzinho que registra os gastos de cada um dos clientes.

Frio, impessoal, parte do espetáculo que permeia a sociedade capitalista, onde pessoas são tratadas como gado, ainda mais em lugares assim com grande número de frequentadores. Os donos costumam ser amigos dos que exercem o poder.

Uma tragédia semelhante na Argentina resultou em impedimento do prefeito, demissão de servidores corruptos, prisão de todos, inclusive os proprietários do estabelecimento. E, diga-se de passagem, era o prefeito da capital, Buenos Aires.

Pior que isso só os jornalistas padrão global perguntando aos pais de jovens mortos como era se sentir naquele momento. O espetáculo grotesco e doentio da mídia de mercado.

No máximo mais três ou quatro dias de comentários e notícias nos principais veículos de comunicação do Brasil, depois volta à cena o BBB, do contrário a audiência cai e prejudica outro tipo de comanda. E isso tudo às vésperas do carnaval, o que certamente remeterá o fato às calendas. A dor ficará restrita aos pais, parentes, amigos, uma vaga lembrança nas pessoas do ato anterior do show e vida que segue até a próxima tragédia.

Foi assim em Pinheirinhos, há um ano, quando seis mil pessoas foram postas fora de suas terras e casas pela Polícia Militar de São Paulo, em manobra orquestrada pelo governo do estado, judiciário e escondida pela mídia podre e venal, outro braço dos donos, tudo para beneficiar um especulador com vários processos e impunidade garantida..

Tem sido assim nos sucessivos atos de violência contra camponeses, professores, estudantes, todos os que protestam ou que são vítimas de tragédias como essa. Que o digam os do edifício de Sérgio Naya ou os do acidente com o avião da TAM em São Paulo.

O que aconteceu em Santa Maria se jogado num amplificador, por exemplo, mostraria a tragédia da própria sociedade brasileira sob o terror dissimulado em espetáculo que o capitalismo oferece em todos os seus matizes e variáveis possíveis.

O lucro do BRADESCO, um dos dois maiores banco privados do Brasil, foi de 11,6 bilhões com um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. E Míriam Leitão é contrária a medida do governo que reduziu o custo das tarifas de energia elétrica. Diz que as empresas serão sacrificadas. Eta jabá!

As declarações de alguns líderes evangélicos sobre o fato ser "coisa do demônio porque os jovens que lá estavam não se converteram", são o exemplo da hipocrisia religiosa. Em Luanda, Angola, num "show" da igreja de Edir Macedo, um princípio de pânico gerou a morte de dezenas de pessoas e mais de cem feridos. A RECORDE, rede de tevê do grupo não deu uma linha sobre o fato, naturalmente porque não tinha como encontrar um "demônio" ali. É revoltante esse cinismo, como preocupante o avanço dessas seitas financiadas pelo capitalistmo.

Pague a comanda e morra. O show vem depois.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS