Na Feira Exposec 2007 foi exposto no nosso estande uma carta aberta ao Presidente da Republica Excelentíssimo Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando o não veto dos projetos encaminhados pelos Deputados Federais para que seja regularizada a profissão dos Detetives Particulares.

 

São Paulo, 29 de maio de 2007

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica.
Luiz Inácio Lula da Silva.

O SR. CLEUSO ALUÍZIO PEREIRA PAIVA, atual presidente do"CONSELHO DOS DETETIVES E CRIMINOLOGISTAS DO BRASIL", vem mui respeitosamente expor o quanto segue:

Foram Vetados vários pedidos de Regulamentação da Profissão de DETETIVE PARTICULAR:
1) Projeto ano 1977 do Deputado Edgar Martins;
2) Projeto ano 1979 Deputado Walter Silva:
3) projeto ano 1979 e 1984 do Senador Nelson Carneiro;
4) Projeto do ano 1986 Deputado Sergio Philomeno ;
5) Projeto do ano 1987 Deputado Helio Rosa;
6) Projeto do ano 1988 Deputado Paulo Zarzur;
7) Projeto do ano 1989 e 2001 Deputado Entretanto, existem casos em que a ação das instituições oficiais se torna impossível. Nossa legalização seria importante para somarmos os esforços no combate ao crime, com a criação de um serviço de inteligência para atender aqueles que não podem contar com os serviços públicos, o que ocorre em muitas situações. Sabemos que a investigação oficial somente se inicia após a constatação de um crime. Entretanto, existem casos em que o mesmo não se concretizou, mas está em planejamento. Aí é necessária uma investigação muitas vezes particular, como por exemplo, em casos de espionagem industrial, planejamento de furtos e/ou roubos, situações conjugais e de família (maltrato e violência contra a mulher e contra crianças), enfim, uma gama enorme de situações em que se torna imperiosa e necessária a atuação do detetive particular.

Lembramos que estamos há muitos anos pedindo e esperando a regulamentação da profissão.
1) Nome completo, trajetória acadêmica e profissional até o atual momento? (breve)
Cleuso Aluízio Pereira Paiva,Casado. Estudou na Faculdade de direito Braz Cubas. Detetive particular desde 1979. Especializou-se em Miami-EUA, com vários cursos de investigações contra crimes organizados. Teve acesso a equipamentos de última geração, que na época ainda não tinham chegado no Brasil. Sede Própria: Campinas-SP. Trabalhou, entre outros, no caso da Investigação do Roubo de Computadores da UNICAMP. Endereço na internet: www.detetivepaiva.com.
No momento estamos lutando pela regulamentação da profissão. Somos mais de 500 profissionais, unidos nesta empreitada.
O CONSELHO DOS DETETIVES E CRIMENOLOGISTAS DO BRASIL-CONDECB, solicitou a Legalização da Profissão na Câmara dos Deputados , com base no Art. 58 da Lei 9.649/98. Aproveitamos o espaço para agradecer a iniciativa do Deputado Celso Russomanno - PP/SP, Emenda PL-6432/2005 da emenda (INVESTIGADOR PARTICULAR) 2) Hoje, qual é a real situação dos detetives, agentes de segurança, investigadores e peritos de criminologista do Brasil?
A Profissão de Detetive e A Profissão de Detetive ,agentes de segurança, Vigilante,Ex-investigadores policia civil e militar e peritos de criminologistas, , existe há muitos anos. Em 1952 foi criado o primeiro Conselho dos Detetives, no Rio de Janeiro, que veio passando de pai para filho, mas não conseguiu o reconhecimento legal. Desta forma, apesar na necessidade de nosso serviços pela sociedade, tanto que a profissão sobrevive e cresce gradativamente em número de componentes, não temos o reconhecimento da sociedade, Queremos a criação de uma entidade específica da classe, com um Órgão Fiscalizador, semelhante à OAB dos Advogados ou CREA do engenheiros. CONDECB,também tem // Detetives Profissionais, Ex-Investigadores Civil e Militar,Ex-Policial do Corpo dos Bombeiros,Agente de Segurança, Ex-Servidor do Exercito,Marinha, Aeronáutica.Outros Servidor publico que trabalha para Segurança 5) Como e de que forma o senhor diferencia o bom e o mau profissional? O que acontece atualmente?
Num caso conjugal, por exemplo, o bom profissional, guarda o sigilo absoluto, respeita o CÓDIGO DE ÉTICA DO CONSELHO, não se deixa corromper, apresenta relatórios ao seu cliente, dando diariamente imagens com data e hora, não faz grampo telefônico sem ordem judicial, nem invade a privacidade alheia de forma ilegal. Usa todos os recursos possíveis e muitas vezes a criatividade, para levar a bom termo seu trabalho, cobrando um preço justo pelo serviço prestado.
O mau profissional, ao contrário, trabalha por preço abaixo do que seria justo, faz de qualquer maneira, não observa a legalidade e geralmente, ao final, deixa muito a desejar com seu trabalho quando não deixa de fazer o trabalho que lhe foi confiado pelo cliente.
6) O que é necessário ingressar nas áreas citadas acima e desempenhar com eficiência a profissão?
Ter conhecimento de Direito Penal e Civil, Medicina Legal, investigação criminal, Temos em tramitação o pedido de regulamentação da profissão. Justificamos com a necessidade de se criar um serviço de inteligência para atender ao público que não quer ou não pode contar com os serviços públicos, o que acontece em muitas situações. Sabemos que a Investigação Oficial somente se inicia após a constatação de um crime. Mas situações existem em que o crime não se concretizou mas está em planejamento. Aí se verifica a necessidade de uma investigação particular. Outras vezes, o delito é praticado dentro de uma corporação ou empresa, sem que seus responsáveis, pelos mais diversos motivos, tenham interesse de tornar esta situação pública, recorrendo, via de regra, ao investigador particular para descobrir o autor. Sem falar nos casos de infidelidade conjugal que hoje, apesar de não se constituir em crime, é motivo eficaz para o pedido de separação judicial. Estes são apenas alguns exemplos, pois várias outras situações exigem a atuação da investigação particular.
Através da carta aberta pedimos 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS